TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem e memória: experiência.

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  1.496 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo:

Experiência realizada com um cão adulto, de aproximadamente uns 8 anos. O experimento ocorreu no local onde o cão costuma ficar, no quintal da sua casa. Um ambiente onde ele está acostumado. Usando a técnica de observação sistemática, com o intuito de observar o comportamento do cão a uma atividade negativa. E como ele reagirá com essa mesma ação sendo repetida várias vezes.

Palavras-chave:

Métodos de observação; Observação sistemática; Aprendizagem; Aquisição; Extinção.

Introdução

O ato de observar todos nós temos, pois a curiosidade é algo natural do ser humano. Muitos observam o que querem perceber, por isso muitos cientistas usam aparelhos complexos, para que certos erros de percepção sejam prevenidos no ato da observação, mesmo assim estamos sujeitos a interpretar as observações conforme nossas percepções.

A observação como método de pesquisa, se difere da mesma observação casual do mundo. A observação naturalística é prolongada cuidadosa e discreta que pode gerar resultados, ou somente confirmar estereótipos já existentes. Para esse tipo de observação são necessários dois observadores independentes, que verifiquem ocorrências e frequências de comportamento, manifesto em situações especificas e, chegam a alguma conclusão condizente com a observação. Estes relatam como ocorre certo comportamento, mas não explicam porque o comportamento foi manifesto. No entanto desta observação sistemática podemos obter dados que possam ser levados a uma pesquisa científica, que é mais rígida e controlada.

1.1 Modos de Observação sistemática:

Observação sistemática refere-se a observação cuidadosa de um ou mais comportamentos específicos num ambiente particular. Essa abordagem de pesquisa é muito menos global do que a pesquisa de observação naturalística.

É seletiva, o pesquisador só está interessado em alguns poucos comportamentos específicos, as observações são quantificáveis e o pesquisador frequentemente tem hipóteses prévias sobre os comportamentos.

1.2 Objeto

Observar o comportamento de um animal , diante de uma atividade negativa.

1.3 Objetivos da pesquisa:

Observação do comportamento

Justificativa

Obtenção de grau parcial para a disciplina de Aprendizagem e memória

2 Sujeito:

Cão adulto de 8 anos

2.1 Instrumentos de Pesquisa

Observação sistemática

2.2 Procedimento

Observação realizada no local onde o cão costuma ficar, no quintal da sua casa.

2.3 Resultado e discussão

(11h48) O cão está deitado de lado. Após ouvir o barulho, suas orelhas levantam e ela dá um salto, se levantando rapidamente e ao mesmo tempo olhando para os lados. Direita, esquerda, frente e novamente para a esquerda, onde a fonte do barulho (observador com os objetos usados para a experiência (colher e panela)) estava.

(13h06) O cão está deitado, olhando para frente. Ao ouvir o barulho ele se levanta e olha para o lado direito e em seguida para a esquerda, diretamente para a fonte do barulho com as orelhas em pé

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (46.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com