TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação e Aplicação dos Desenhos estórias de Walter Trinca

Por:   •  1/10/2016  •  Resenha  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  1.544 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

Livro: Trinca W. (org) Formas de Investigação Clínica em Psicologia: Procedimentos de desenhos-estórias e procedimento de desenhos de família com estórias. São Paulo: Vetor, 1ª edição, 1997.

Cap. 1 – Apresentação e aplicação dos Desenhos estórias de Walter Trinca

        

        Neste capitulo Walter Trinca apresenta o funcionamento dos Desenhos estórias, enfatizando que em crianças e adolescentes os recursos para uma representação simbólica verbal ainda são insuficientes. Razão pela qual o psicodiagnóstico tem desenvolvido técnicas indiretas de comunicação. O desenho livre é um exemplo destas técnicas, o qual vem sendo utilizado por psicólogos e educadores como um processo de obtenção de diversas informações sobre os aspectos da criança, tais como inteligência, psicomotricidade e vida afetiva.

        Trinca, em suas pesquisas, sistematizou um método de aplicação de desenhos que são associados a estórias.  Fundamentando em princípios de livres associações, que se aliam a princípios de organização do material, a partir de dados incompletos ou pouco estruturados, dando ao individuo a liberdade de composição.

        Para os procedimentos, a certos materiais e instruções que devem ser dados e seguidos. Os materiais são uma folha de papel branco, lápis de cor e lápis n° 2. Após isso o examinador se senta frente a frente com o cliente, espalha os lápis sobre a mesa, coloca a folha em branco em posição horizontal à frente do examinando e começa a lhe passar instruções, algumas como “Você tem essas folha em branco e pode fazer o desenho que quiser, como quiser.”. Uma vez terminado o desenho deve então pedir a criança que conte uma estória sobre o desenho, uma vez terminada a estória deve-se fazer um inquérito por meio de perguntas para se esclarecer aspectos que não ficaram claros. Para finalizar deve-se pedir um titulo relativo a esta unidade de produção.

        No total devem ser feitos cinco unidades com os mesmo aspectos do anterior. Cada componente oferece um ângulo de visão a respeito daquelas angustias e fantasias que são representadas nos desenhos, pois representam um momento de sua vida.

        Uma importante observação colocada neste capítulo, é que o método esclarece uma síntese dos aspectos fundamentais do funcionamento mental do cliente, as suas fantasias e ansiedade básicas, pontos de regressão e fixação, recursos defensivos, capacidade elaborativa do ego e tipos de relações objetais. Trinca ainda coloca que para a análise dos resultados é necessário que os dados sejam integrados em um todo coerente.

        Apesar do Desenho estória ser aplicado normalmente em crianças e adolescentes, ele também pode ser aplicado em adultos. Outros autores corroboram com a utilização do Desenho estória e até mesmo já foi testado em pacientes com doenças mentais mais graves, obtendo resultados satisfatórios.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (453.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com