TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Banalização da Vida

Por:   •  18/11/2017  •  Resenha  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 3

Banalização da vida

Ultimamente quando olhamos os noticiários, percebemos que há muitas tragédias, notícias ruins, mortes, tanto causada por uma pessoa qualquer ou o indivíduo tirar a própria vida, este último é importante destacar, pois os mesmos estão espantando os especialistas e as pessoas em geral. De acordo com a OMS, a cada quarenta segundos uma pessoa comete suicídio, e outra comparação que assusta, hoje em dia, é que morrem mais jovens por suicídio, do que por HIV (Dados OMS)

Analisando sobre este assunto, ficamos nos perguntando: Por que isso está acontecendo? Há uma solução? Por que o número de jovens envolvidos nesses casos está crescendo tanto? Essas dúvidas não podem ser respondidas com tanta facilidade, pois os fatores são diversos e desta forma dificultando as soluções.

Nos últimos quarenta e cinco anos, a taxa de suicídio aumentou 60%, segundo a OMS e os técnicos apontam três elementos que podem ser considerados como principais causas destas fatalidades, são eles: os fatores sociais, psicológicos e genéticos que fazem estes números subirem cada vez mais (Segundo a OMS)

Fatores sociais e psicológicos estão intimamente ligados, pois por conta da desigualdade social, muitos se sentem excluídos e muitas vezes “menores” que as outras. Além disso, também se tem como preocupação, a internet, que contribui de forma negativa para aumentar a desigualdade e preconceito através de palavras (cyberbullying), imagens Íntimas vazadas e outros tipos de maldade que acarretam no psicológico da pessoa levando o indivíduo a cometer suicídio.

Quanto aos jovens estarem na frente nesses gráficos sobre o suicídio, se dá pelo fato de serem mais vulneráveis a desigualdade e “falta de habilidade” para lidar com a desigualdade e com o preconceito, tanto na internet quanto na “vida real” deste jeito, a depressão é um problema mais difícil de lidar.

Para prevenir alguns casos desse tipo, em uma cidade do interior de São Paulo, o professor Manoel Bertolote propôs, junto a secretaria de saúde para que fizessem um acompanhamento de um ano e meio por meio de ligações a todos os pacientes que fossem levados ao hospital por tentativa de suicídio. Desta forma, acompanhando esses sujeitos o número de suicídios na cidade diminuiu drasticamente. Outro fator que o professor comprovou que poderia ajudar na diminuição das taxas de suicídio nas cidades seria um ajuste na forma que é passada a notícia, muitas vezes, estes jornais locais acabam detalhando os casos e assim ensinando as pessoas a se matarem. E claro, como em todos os casos envolvendo saúde, o estado tem grande dever de cuidar dessas pessoas, para isso investir no sistema público de saúde em geral, mas para estes casos específicos, os investimentos deveriam ser canalizados para pesquisas neurológicas e psíquicas, desta forma as pessoas que cuidem desses casos estejam preparados para assistir os pacientes com este problema.

Concluindo, sobre o suicídio, as pessoas deveriam se abrir para seus próximos para receberem ajuda o quanto antes, pois parentes e amigos são os melhores para dar assistência a estas pessoas, pelo fato de saberem algumas coisas que muitos médicos não sabem do paciente. E sem dúvida alguma, investimentos do governo para que de mais qualidade de vida a essas pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (56.4 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com