TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições da Psicanalise

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 2

Indubitavelmente, a psicanálise foi um marco para época revolucionando o pensamento do homem, criada e elaborada por Freud, contribuiu grandemente para a compreensão do inconsciente e suas formações, tema anteriormente não aprofundado pelos outros sistemas da época. Com as diversas obras intituladas ao inconsciente o diferencial de Freud foi considerar o tema, mas de forma científica, coisa que os outros autores ainda não tinham feito. (Schultz & Schultz, 1969)

Diferentemente das demais teorias psicológicas, a psicanálise não se originou no meio acadêmico, teve seu início na clínica com o objetivo de compreender as causas das doenças de alguns de seus pacientes. (Schultz & Schultz, 1969)

O caso de Anna O, por exemplo, foi uma das maiores contribuições para a psicologia, a ideia de que podemos ajudar a aliviar nossos problemas apenas externando-os. Também a noção de Id, Ego e Superego, para explicar a personalidade do ser humano e a origem de comportamentos complexos.

Com o surgimento de novos pensadores e a criação de ramificações, a psicanálise vinha se destoando das ideias iniciais propostas por Freud, retomadas mais tarde por Lacan que também teve grande contribuição para o desenvolvimento da teoria.

Lacan da continuidade a noção da personalidade do ser humano e desenvolve uma teoria intitulada “O estágio do espelho”, na qual ele explica que o desenvolvimento da personalidade da criança é embasado no “outro”, através da percepção das outras pessoas a criança começa a estruturar sua imagem e começa a esboçar seu ego.

“O que a criança ver é um tipo de relação com seu semelhante. Essa experiência pode se dar tanto em face de um espelho, pela mãe ou pelo outro, mas no nível do Imaginário” (GARCIA-ROZA, 1999, p. 212-213). 

Apesar de não haver grande embasamento teórico e a fraqueza metodológica, a psicanálise continua sendo uma importante força na psicologia moderna. (SCHULTZ & SCHULTZ, 1969)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com