TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Deficiências Motoras

Por:   •  14/4/2018  •  Seminário  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

Deficiências motoras

O movimentar-se é inerente ao homem e é através do movimento que as atividades cotidianas como se vestir, se alimentar, dirigir um automóvel, digitar em computadores e caminhar são realizadas, como disse Dantas (2009). No entanto diante de uma deficiência tais habilidades podem ficar comprometidas.

O conceito de deficiência de acordo com Amaral (1995) apud Júnior (2008) diz respeito a toda e qualquer perda, falta ou alteração de estrutura ou de função, qualquer seja sua causa, é algo concreto, orgânico, inquestionável que causará a incapacidade de sua função, de modo temporário ou permanente ocasionando uma situação de desvantagem ao indivíduo o limitando de desempenhar atividades do dia-a-dia, podendo alterar sua mobilidade, coordenação motora e fala.

Coll, Marchesi e Palacius (2004) apresentam diferentes formas de deficiência motora, agrupadas em função de sua origem.

Quadro 1. Diferentes formas de deficiência motora

DEFICIÊNCIAS MOTORAS AGRUPADAS EM FUNÇÃO DE SUA ORIGEM

De origem cerebral

Paralisia cerebral

Traumatismo cranioencefálico

Tumores

De origem espinhal

Poliomielite

Espinha Bífida

Lesões medulares degenerativas

Traumatismo medular

De origem muscular

Miopatias

De origem ósseo-articulatória

Malformações congênitas (amputações, luxações, artrogripose)

Distróficas (condrodistrofia, osteogênese imperfeita)

Microbianas

Reumatismos

Lesões ósteo- articulares

Fonte: Basil, Soro-Camats e Bolea(1996)

Gomes e Peres (2008) trazem características de algumas deficiências motoras:

  • Paralisia cerebral pode ocasionar perturbações motoras discretas, até alterações que a impede de fazer praticamente qualquer movimento voluntário, embora a PC não possa ser curada, se a atenção, a reabilitação física e a educação da criança forem corretas é capaz de se atingir progressos importantes.
  • Hemiplegia, é a perda da mobilidade voluntária em uma metade do corpo, podem ser decorrentes de acidentes vasculares cerebrais, traumatismos cranioencefálicos, artrites, processos degenerativos e doenças auto-imunes. Fatores que podem dificultar o tratamento são as alterações da atenção, concentração, distúrbios de linguagem e depressão reativa, já que impedem a participação ativa e colaboradora do paciente, dificultando o retorno as suas atividade.
  • Lesões medulares são alterações motoras abaixo do nível da lesão, podem ser sensitivas, esfincterianas, vasculares, dermatológicas, psicológicas. Os autores chamam a atenção para o aumento de tetraplegia e paraplegia por lesão medular nas últimas décadas devido a ferimentos por arma de fogo, acidentes automobilísticos, esportes e quedas. Causas não traumáticas correspondem a tumores, infecções, vasculopatias e degenerações. O processo de reabilitação de habilidades psicossociais são importantes para que o  indivíduo possa definir um estilo de vida satisfatório e reintegrado à vida domiciliar e comunitária.
  • Osteoartrose/Osteoartrite são causas frequentes para a incapacitante mobilidade e limitação na vida social, socioeconômica e de bem-estar emocional, devido dor nas articulações, coluna e mãos em especial na fase de envelhecimento.

Podemos citar ainda outras deficiências motoras causadas por outras doenças como:

  • Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA - A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que causa a redução dos neurônios motores superiores e inferiores,  causando fraqueza muscular, as mãos e os pés podem ser afetados primeiro, causando dificuldades em se levantar, andar ou usar as mãos para as atividades diárias como se vestir, lavar e abotoar roupas. Se a fraqueza e a paralisia continuam a se espalhar para os músculos do tronco, a doença eventualmente afeta a fala, a deglutição, a mastigação e a respiração. (PONTES et al, 2010)
  • Esclerose Múltipla -  trata-se de uma doença do sistema nervoso central, considerada desmielinizante a qual segundo  Melaragno Filho (1992) apud Bertotti (2011),   o portador apresenta sintomas motores, como falta de força, alteração da marcha, falta de coordenação motora, tremores e a alteração do equilíbrio.

Segundo Censo demográfico de 2010, 7 % da população se declara portador de deficiência motora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com