TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps psicologia clinica

Por:   •  6/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES

1 - Como se deu o surgimento da clínica psicológica?

R: Se deu juntamente com o surgimento do individualismo através das mudanças introduzidas pela revolução industrial que influencia profundamente a sociedade e os indivíduos, pois a psicologia clinica se deu para tratar do individuo em seu ser – sujeito - individual

2 - O que significa promoção de saúde em psicologia clínica?

R: A promoção da saúde na psicologia clinica se da inicialmente em aceitar que os comportamentos em que somos envolvidos e as circunstancias em que vivemos tem impacto na nossa saúde, pois a psicologia clinica se ocupa em estudar esses transtornos mentais em suas manifestações especificas, incluindo o combate a massificação, cada vez mais presente, e busca cada vez mais a invenção na singularidade de cada cliente na sua particularidade, faz-se necessário compreender que a escuta clinica e uma postura ética e política diante do sujeito humano.

3 - Qual importância da Entrevista Inicial na psicoterapia?

R: A importância da entrevista inicial e estabelecer na relação entre indivíduos para avaliar as condições mentais e emocionais e facilitando assim um possível diagnostico, investigando quais os componentes dessa interação, observando a comunicação não verbal que é fundamental para a coleta de informações, essa entrevista inicial é considerado um momento crucial no diagnostico e tratamento da saúde mental, pois esse primeiro contato sendo bem conduzido deve produzir no paciente uma sensação de confiança e esperança no alivio do seu sofrimento.

4 - Como deve ser realizada a Entrevista Inicial? Quais os cuidados que devem ser tomados?

R: Pode ser realizada de duas formas, aberta e fechada:

   “aberta – quando há uma maior flexibilidade, pois o entrevistador pode conduzir as perguntas de acordo com a necessidade do caso”.

   “fechada – é onde tanto a ordem quanto a maneira de formulação das perguntas já estão previstas e não podem ser alteradas”.

O psicólogo deve ficar atento para não transformar a entrevista em apenas um dialogo.

REFERENCIAS:

MOREIRA, Jacqueline de Oliveira; ROMAGNOLI, Roberta Carvalho; NEVES, Edwiges de Oliveira. O surgimento da clínica psicológica: da prática curativa aos dispositivos de promoção da saúde. Psicologia, ciência e profissão. Brasília, v. 27, n. 4, dez. 2007. Disponível em:  http://pepsic.bvsalud.org/pdf/pcp/v27n4/v27n4a04.pdf  Compartilhado em: https://docs.google.com/file/d/0BwPM8SjSJRhTMS1NMkZJSlI3SVU/edit Acesso em:  03/04/2016.

DE ALMEIDA, Nemésio Vieira. A entrevista psicológica como um processo dinâmico e criativo. Psic, São Paulo, v. 5, n. 1, jun. 2004. Disponível em: . Compartilhado em: https://docs.google.com/file/d/0BwPM8SjSJRhTanM3T00xT0p2S28/edit . Acesso em: 03/04/2016.

DALGALARRONDO, Paulo. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Artmed Editora, 2009.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

CAMILA APARECIDA BIZ RA 1587942590

CLALDINEIA APARECIDA FOGO LEITE RA 8403105602

EDILEUZA AUGUSTO LEITE RA 8069843128

                MARIA DO SOCORRO S. QUARESMA RA 8408139585

ROSANA DE OLIVEIRA BITTENCOURT RA 8640254545

WELLINGTON SILVA RA 8205969949

ATPS - A Psicologia Clinica que tem como método de investigação de estudo. Apresentado a Professora: Terezinha da Disciplina de Psicologia Clinica.

SANTO ANDRÉ

2016

CONDIÇÕES E ESCLARECIMENTOS PARA A PSICOTERAPIA

     

Sobre a terapia:

A terapia se caracteriza como um processo composto por sessões periódicas. Esse processo busca adaptações psicológicas/ comportamentais requeridas pelo cliente, ou seja, o trabalho será desenvolvido no sentido de se alcançar os objetivos definidos na entrevista inicial.

Horário das sessões:

O horário da sessão, acordado entre o cliente e a terapeuta, estará reservado e garantido exclusivamente para o atendimento do mesmo. A partir desse compromisso entre as partes, a terapeuta se compromete a estar disponível para o atendimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (158.8 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com