TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA

Por:   •  19/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  5.016 Palavras (21 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

Anna Beatriz Paiva Barbosa

Cristina Parreiras Pereira Battaglia

Giovanna de Marchi Benassi

Jéssica Costa

Júlia Jacob Silva

Mayara Ferreira de Azevedo

Relatório Final - Gestantes

São Paulo

2019

Anna Beatriz Paiva Barbosa

Cristina Parreiras Pereira Battaglia

Giovanna de Marchi Benassi

Jéssica Costa

Júlia Jacob Silva

Mayara Ferreira de Azevedo

Relatório Final - Gestantes

Relatório Final de Gestantes de Psicologia do Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, apresentado ao curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie, como requisito para composição da avaliação da N1.

Orientadora: Profa. Susete Figueiredo

São Paulo

2019

Resumo

Relata as impressões de gestantes durante o processo de gravidez e suas implicações de acordo com cada trimestre considerando-se o contexto em que estavam inseridas e as suas questões pessoais. Como método é feita a articulação dos relatórios parciais de cada trimestre através de teorias estudadas em aula. Conclui-se que há concordâncias parciais entre a realidade e a literatura utilizada.

Descritores: Impressões; Gravidez; Articulação; Literatura

Sumário

1. Introdução        Erro! Indicador não definido.

2.Desenvolvimento....................................................................................................X

3.Considerações Finais.............................................................................................x

4.Referência Bibliográfica.........................................................................................x

5.Anexos.....................................................................................................................x.6

Sumário

1. Introducao.............................................................................................................. 5

2. Desenvolvimento...................................................................................................

Introdução:

Este relatório de estágio visa discutir sobre os três trimestres da gravidez e as suas diferentes características. Conforme abordado em sala de aula, trataremos dos sintomas mais comuns de cada período correlacionando com o relato de três gestantes, cada uma em um trimestre gestacional, com as quais conversamos.

2. Desenvolvimento

2.1 Primeiro Trimestre

A gravidez, segundo Eizirik, Kapczinske e Bassols (2001, p.29) é um evento único, no qual alterações metabólicas e hormonais causam mudanças estruturais que influenciam o comportamento da gestante. “A comunicação da gravidez ao parceiro, familiares e amigos tem repercussões bastante variadas, dependendo do contexto em que acontece essa gravidez.” (MALDONADO, 2000, p.34). Esses aspectos são de grande peso na vida da futura mãe, podendo influenciar a sua aceitação ou não da gravidez.

Cada trimestre da gestação possui traços bastantes característicos que, embora possam variar de gestante para gestante, costumam estar presentes na maioria das gestações. Conhecer melhor essas características nos ajudam a entender este momento de vida da mulher e, desta forma, ampará-la com ajuda médica e psicológica que se fizerem necessárias. Trataremos a seguir das especificidades de cada trimestre gestacional, a começar pelo primeiro trimestre (período que compreende a primeira até a décima segunda semana).

Segundo Maldonado (2000), a percepção da gravidez pode ocorrer antes da confirmação por exames clínicos e até mesmo antes do atraso da menstruação.

“Não é raro a mulher captar de modo inconsciente as transformações bioquímicas e corporais que assinalam a presença da gravidez e expressar essa percepção através de sonhos ou ‘intuições’.” (MALDONADO, 2000, p33).

“Em geral, a primeira suspeita de gravidez recai sobre um sintoma que produz certa inquietude: a sonolência. A mulher sente que necessita dormir muito mais que o habitual [...] e que ‘está com sono’ o dia inteiro.” (SOIFER, 1992, p.22). Sendo o sintoma mais comum no primeiro trimestre, seguido dos enjoos e náuseas, a hipersonia afeta as relações interpessoais da mulher, seja no ambiente familiar, seja no ambiente laboral. É comum relato de mulheres que “tiram cochilos” em seus horários de almoço para aliviar um pouco deste sintoma.

Soifer (1992) afirma que é durante o segundo mês gestacional que costumam aparecer as náuseas e os vômitos, geralmente pela manhã, após o despertar. Algumas grávidas podem apresentar esses sintomas nos demais trimestres da gravidez. Quando os enjoos são permanentes e impossibilitam a gestante de se alimentar corretamente, causando até mesmo uma desidratação e perda de peso, o quadro é conhecido como hiperêmese gravídica e requer acompanhamento médico.

Por último, podemos destacar a ambivalência emocional e as fantasias de aborto como característicos do primeiro trimestre:

“No primeiro trimestre, o feto ainda não é concretamente sentido, e as alterações do esquema corporal ainda estão bastante discretas. Portanto, as manifestações mais comuns da ambivalência são os sentimentos de dúvida entre estar ou não grávida, mesmo após a confirmação clínica, [...]. É comum também a sensação de o feto não estar ainda suficientemente ‘preso’ no útero, o que provoca inúmeras fantasias de aborto. ” (MALDONADO, 2000, p.34).

2.1.1 Articulação teórica: Primeiro trimestre

L.C.L.S começou a desconfiar de uma possível gravidez quando sua menstruação, que sempre foi regular, atrasou e quando passou a sentir seus seios inchados e doloridos. Por ser bastante jovem, ela não estava de forma alguma planejando essa gravidez, que ocorreu de uma forma repentina e teve um grande impacto em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (189.3 Kb)   docx (27.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com