TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.042 Palavras (5 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO ALVES FARIA

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Alcinésia Feitosa

Elida Silva

Karine B. Silva

ANÁLISE: FILME AUGUSTINE

[pic 2]

GOIÂNIA

2019

[pic 3]

Alcinésia Feitosa

Elida Silva

Karine B. Silva

ANÁLISE: FILME AUGUSTINE

        

Processual: para nota Complementar de N1, da disciplina de Psicologia Humanista e Psicodinâmica, 10º Período, do Curso de Psicologia, da Unialfa, Aplicada pela Profª Adriana Pinho.

GOIÂNIA,

2019

Analisando o filme Augustine (França,2012), escrito dirigido e roteirizado pelos principais personagens  Alice Winocour (Augustine), e Vicent Lindon (Dr. Jean Martin Charcot), neurologista francês atuante no Hospital La Salpetriere, em Paris no final do século XIX. Embora seja uma ficção própria de seu tempo de uma cultura repressora, mas que foi baseado numa história Real que podemos perceber várias questões que levaram Freud a iniciar suas pesquisas sobre o que viria a ser Psicanálise.

A diretora narra, no plano Principal a História de Augustine é uma serviçal em uma casa de família Francesa, acometida por tais ataques histéricos e não parecia ter em sua vida figura materna ou paterna, supondo assim que essa figura poderia estar relacionada, ou ter sido substituída por seus patrões, o fato de em sua infância esta fase fálica ter sido bem desenvolvida ou não podendo ter sida reprimida ou traumática de alguma forma, podemos percebemos várias suposições relacionadas ao “complexo de Édipo”.

Nós sabemos que o termo Complexo De Édipo foi criado por Freud  e inspirado na tragédia Grega Édipo Rei, designa o conjunto de desejos amorosos que o Menino enquanto criança experimenta com relação a sua Mãe. O fenômeno psíquico também ocorre nas meninas com relação ao Pai.

O Primeiro ataque Histérico de Augustine foi quando ela esta servindo a mesa e o patrão a olha esta nervosa, acaba tendo o ataque e caindo no chão, entende-se que esta ligada a figura do Patrão (figura masculina), pois seu ataque tem características libidinais, (gemidos, reação corporal, com movimentos eróticos, prazerosos). Sabemos que a Histeria está exatamente ligada a pulsões Sexuais.

        A mesma se volta a si com um balde de água em seu rosto, e levada pela sua prima para ser internada em um Hospital La Salpetriere em Paris, onde ali possui  mulheres internadas com distúrbios, algumas epiléticas, outras deficientes mentais, epiléticas, e Histéricas .

        Ela permanece esquecida no hospital até o momento em que da uma nova crise desta vez na frente de Charcot. As diferenças sociais que já atingiam Augustine  permanecem quando de sua internação  a superioridade e frieza científica de Charcot que interessa pelo seu quadro e passa a acompanha-la colocando-a  como objeto de observação, um modelo,  ele a olhava como como uma pesquisa cientifica,  vendo assim uma possibilidade de provar suas teses, e que a histeria não era um teatro, mentira ou doença fisiológica como epilepsia conforme acreditava outros estudiosos daquela época, Charcot fará isso através da permissão da hipnose em Augustine, pois através da hipnose, a paciente estará sob o controle dos médicos e estará inconsciente.  

        Ele não tinha intenção nenhuma de curá-la, Porém para Augustine, que já apresentava um quadro psicológico “frágil”, a situação não foi entendida desta forma. A mesma acreditava que o médico estava interessado em curá-la, em ajudá-la. Cuja doença cai como uma luva aos propósitos do neurologista, que luta para firmar a seriedade de suas pesquisas junto à comunidade médica.

        Passara então a fazer testes, exames, experiências, para entender melhor as crises, e explicar suas deficiências físicas, tais como a pálpebra caída e uma paralisação de um dos lados do corpo, aonde Augustine não sentia nada, mas que a cada crise do corpo desaparecia um sintoma, ela a torna a paciente preferida, e, ao anseio de saber do mestre, a jovem responde como qualquer mulher responderia quando recebe atenção e cuidados como contraponto o seu amor, um sentimento marcado de exaltação do deseko sexual, antes ela queria que o Dr. Charcot a curasse agora ela quer outra coisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (162 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com