TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFANOR WYDEN GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Por:   •  22/7/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.048 Palavras (9 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 9

 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFANOR WYDEN

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Valdriane Mendes Rodrigues

ETOGRAMA

FORTALEZA-CE

2020

Valdriane Rodrigues

ETOGRAMA

Realização Trabalho de estudo sobre o Etograma animal apresentado à UNIFANOR WYDEN com o requisito a atividade de AP2 na Graduação em Psicologia.

Professor(a): Marcia Medeiros

FORTALEZA-CE

2020

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        1

2.        OTOGÊNESE        3

3.        FILOGÊNESE        5

4.        ETOGRAMA        7

5.        CONCLUSÃO        8

6.        BIBLIOGRAFIA        9

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como o objetivo principal, estudar o comportamento padrão de um cão vira-lata, em seu o ambiente doméstico, sem influência do observante, utilizando apenas o método de observação do animal, com isso foi criado um etograma, baseando-se na conduta do cão Locke, onde foram apresentados os seguintes hábitos: deitar, comer, espreguiçar, brincar, latir, em alerta, coçar, farejar o solo, chacoalhar, urinar, defecar, rosnar, bocejar, submissão, no entanto foram verificados que os comportamentos apresentados pelo Locke, são semelhantes aos de outros canídeos. O animal estudado, é um cão de sexo masculino, vira-lata (sem raça), com 4 anos e 7 meses; a metodologia que foi aplicada constituía em observações realizadas diariamente, mas em horários distintos, no seu ambiente domiciliar, no período de 11 a 22 de Maio de 2020, totalizando 10 horas de observação, Todas as atividades observadas foram anotadas, para a construção de um etograma. Durante o estudo, não obteve nenhuma intervenção, por parte do observante, com incentivo que pudessem alterar o desempenho normal do cão.

Suscitados diante da combinação de duas ou diversas raças, os cachorros vira-latas, não exibiciona desempenhos, na qual sejam adequados de ser padronizados, na repartição das qualidades, que determinam a originalidade de um cão é procedente de mais de uma nascente.

Nos episódios em que a hibridação é feita a partir de cães com desempenho quieto e pacífico, há mais oportunidades de que o animal (sem raça definida) herde o mesmo tipo de caráter de seus pais, a maior parte dos vira-latas possuem um tamanho médio, uma pelagem de cores mais neutras, como cinza, bege e o preto.

Os cães têm sua origem em outros canídeos selvagens, estes animais, em vida livre, alimentam-se basicamente do que conseguem caçar ou, mais frequentemente, das sobras de outros predadores. Para que tenham uma vida saudável, eles precisam de uma dieta tão variada quanto à de seus parentes de vida livre (SOARES, 2007).

Os cachorros manifestam-se fazendo o uso dos sons, sinais e gestos. A sociabilização dos cães é respaldada pelos seus sentimentos e suas presunções sociais, suas imprescindibilidades e seus propósitos. Apresentando assim três aspectos primordiais de comunicação: auditiva, visual e olfativa.

Os cães híbridos, são capazes de serem apreciado como excepcionais, porque expõem polarizações hereditárias, por essa particularidade, lhes são dirigidos como gradativamente forte, que os demais cães, como os pedigree.

  1. OTOGÊNESE

No ciclo da vida, a fêmea dá a luz ao seus filhotes, do ato continuo de dois meses após seu acasalamento, podendo assim ter dois ou até doze filhotes, os recém-nascidos dependem da mãe para alimentar-se e proteger-se pois nascem cegos e surdos, depois do terceiro ao quarto mês de nascidos a ninhada torna-se independentes, os cachorros podem variar-se em quatro estágios e em diferentes velocidades, assim como homem e outros animais, no entanto, essas velocidades há diversos fatores, como a sua genética, ambiente habitado e sua alimentação.

Período neonatal (nascimento a 12 dias de vida):

Durante essa fase, os filhotes são totalmente dependentes de sua mãe. Nessa etapa, ele não sabe dominar a temperatura de seu corpo, e necessita de estimulação física, para realizar suas necessidades como: urinar e defecar.

Período de Transição (de 13 a 20 dias de vida):

Nessa fase, os filhotes passam por diversas mudanças físicas, como: os olhos se abrem, engatinham, ouvem e por volta do 20° dia de nascido começam a aparecer os primeiros dentes.

Período de Reconhecimento (de 21 a 28 dias de vida):

Nessa fase, os filhotes utilizam seus sentidos de audição e visão, podendo assim distinguir os movimentos e os objetos e também  carecem de suas famílias para sentir-se seguro, necessitando assim que o ambiente se encontre estável e calmo.

Período de Socialização com outros cães (de 21 a 49 dias de vida):

Nessa fase, os filhotes aprendem os comportamentos específicos que fazem eles um cão, por isso é importante não retirar eles da sua zona de conforto com sua família, é durante este período que aprendem noções de higiene, respeito à hierarquia e disciplina.

Período de Socialização com o Homem (de 7 semanas a 12 semanas de vida):

Nessa fase, ocorre o imprinting canino, este período, também é a melhor época para introduzi-lo, às coisas que farão parte da sua vida e conhecer o homem (seu dono) e juntar-se a sua nova família.

Primeiro período do Medo (de 8 a 11 semanas de vida):

Nessa fase, qualquer experiência traumática, dolorosa ou assustadora ocorrerá mais impactante e duradora do que qualquer outra fase canina.

Pré-adolescência:

Nessa fase, o filhote entra na 12° semana e adentra na pré-adolescência, os cachorros mordem, latem, destroem e fogem, a tendência é que os cães menores entrem antes que os maiores, nesse período haverá altas doses hormonais do corpo canino que possam afetar seu comportamento, ele começa a crescer e tomar seu pelo definitivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (119.4 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com