TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E SUAS PRINCIPAIS VARIÁVEIS DE ESTUDO

Por:   •  14/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  2.649 Palavras (11 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

ACADÊMICOS:

DAVI LUSTOSA DE QUEIROZ RA: B9587E-7 TURMA: PS4Q30

HERCULES DUAILIBE BARREIRA RA: B941EJ-0 TURMA: PS4P30

THIAGO SIMEÃO DE FREITAS RA: B949EC-3 TURMA: PS4P30

     

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL E SUAS PRINCIPAIS VARIÁVEIS DE ESTUDO

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Campus Brasília-DF

1º /2015

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

       Instituto de Ciências Humanas

Curso de Psicologia

ACADÊMICOS:

DAVI LUSTOSA DE QUEIROZ RA: B9587E-7 TURMA: PS4Q30

HERCULES DUAILIBE BARREIRA RA: B941EJ-0 TURMA: PS4P30

THIAGO SIMEÃO DE FREITAS RA: B949EC-3 TURMA: PS4P30

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Projeto de pesquisa com Entrevista Semiestruturada apresentado para disciplina de Psicologia Organizacional, sob a orientação do Professor Túlio Mauro.

Campus Brasília - DF

1º/2015

RESUMO:

O projeto de atividade prática referente à disciplina de comportamento humano nas organizações propôs entrevista dirigida com gestor de pessoas com o intuito de conhecer a organização, sua história, missão, valores e também o ciclo de vida, objetivos, êxitos, mudanças da entrevistada. Entrevistamos uma analista R&S (Analista de recrutamento e seleção) de uma empresa do ramo supermercadista onde descobrimos o propósito da organização, sua estrutura e formação e o seu público alvo, conhecemos também um pouco da história da entrevistada, sua carreira e satisfação (“Felicidade”) com a oportunidade recebida em trabalhar com a área pela qual mais se identifica: o recrutamento, seleção e treinamento de pessoas.

Palavra - chaves: autonomia, liberdade, motivação.


SUMÁRIO

Resumo..............................................................................................3

  1. Revisão da literatura......................................................................5
  2. Método...........................................................................................7
  3. Resultados.....................................................................................13
  4. Discussão......................................................................................14
  5. Referências bibliográficas..............................................................15

  1. Revisão de literatura

  1.  Comportamento Organizacional e suas principais variáveis

Uma das primeiras tentativas de demarcar o campo do comportamento organizacional surgiu com a ideia de Pugh (1966; 1969) segundo ele o comportamento organizacional era compreendido como o estudo da estrutura e do funcionamento de organizações e do comportamento de grupos e indivíduos dentro delas. Entre as preocupações iniciais dos estudiosos daquela época estava principalmente a tentativa de diferenciar o comportamento organizacional da Psicologia Industrial/organizacional, seguindo a argumentação de que o Comportamento Organizacional era constituído como um objeto de estudo e não um ambiente onde conhecimentos psicológicos seriam simplesmente transferidos e aplicados.

De acordo com a Annual Review of Psychology (Revisão Anual de Psicologia) em uma revisão publicada em 1984, realizada por Staw (1984), definiu o comportamento organizacional como:

...um campo multidisciplinar que examina o comportamento de indivíduos dentro de ambientes organizacionais, como também a estrutura e comportamentos das próprias organizações (Staw, 1984 p. 628).

Com o passar dos anos os estudiosos da área buscando compreensão das ações e atitudes das pessoas no ambiente organizacional, começaram a buscar conceitos e métodos das ciências comportamentais tais como: psicologia, sociologia, ciência politica, antropologia dentre outras.    

Seguindo o pensamento escrito em Robbins (1999), comportamento organizacional refere-se à área de investigação sobre a influência que indivíduos, grupos e estrutura organizacional exercem sobre o comportamento dentro das organizações. Sendo assim comportamento organizacional pode ser definido como um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para adquirirmos melhor êxito organizacional. O comportamento organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como este comportamento influência o desempenho das empresas, evidenciando três determinantes desse comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura, (ROBBINS, 2005, p. 6).  Podemos dizer então que o comportamento organizacional utiliza-se de estudo sistemático para melhorar as previsões sobre o comportamento que seriam feitas de maneira intuitiva, (Robbins 2005).

De acordo com Robbins (2004) os objetivos do estudo do comportamento organizacional são: explicar, prever e controlar o comportamento humano. Este estudo pode melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, ajudando a elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional.

Os três níveis do comportamento organizacional são: Comportamento micro organizacional, Comportamento meso-organizacional, Comportamento macro organizacional, sendo que no primeiro o foco é o indivíduo e as diferenças individuais, os processos de aprendizagem, a percepção e a motivação, no segundo o estudo dos grupos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, conflitos, estresse, e no terceiro estudamos a cultura organizacional, a estrutura, a mudança e os efeitos das políticas de gestão de pessoas.

Baseando-se na visão de Chiavenato (2005), concluímos que do mesmo modo que o estudo do comportamento organizacional investiga as influências das pessoas e dos grupos sobre a organização, avalia também o efeito da organização sobre o comportamento dos indivíduos e dos grupos que nela trabalham.

Concluímos, utilizando um pensamento escrito por Vecchio (2008), que as pessoas se comportam e reagem de maneiras diferentes, que como seres humanos somos extremamente complexos e, portanto, não podemos generalizar comportamentos, um dos maiores desafios se encontre na compreensão dos fatores situacionais, no estudo sistemático das relações e, principalmente, na percepção de que o estudo do comportamento humano é científico e não um senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (206.8 Kb)   docx (30 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com