TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cancer na adolescencia

Por:   •  15/9/2015  •  Artigo  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO

Texto: Desistência em psicoterapia breve: Pesquisa documental e da opinião do cliente.

Referência bibliográfica:

A psicoterapia breve é um processo que tem começo meio e fim. As limitações econômicas de muitos dos que acorrem em busca de ajuda terapêutica foram e são, sem dúvida, um fator que vem exercendo uma influência decisiva no desenvolvimento das terapias breves. ” (pág.1)

( O tratamento psicológico não é acessível a todos)

“A técnica de psicoterapia breve permite que se trate os problemas de ordem emocional do indivíduo de uma maneira mais rápida, escolhendo uma parte da personalidade do indivíduo que, se bem tratada, pode beneficiar outras partes como por exemplo, auto estima, capacidade para mobilizar recursos para a resolução de conflitos, tolerância à angústia e outros. Essa parte, ou o conflito que será escolhido pelo terapeuta juntamente com o paciente, é o foco; quando não há um foco o terapeuta deve descobrir um. ’’ (pág.1)

(Este tratamento alternativo exige do profissional, uma maior atenção quanto ao problema a ser trabalhado)

“Em uma psicoterapia breve o terapeuta e o paciente são ativos, cabe ao terapeuta delimitar o material consciente e inconsciente do paciente como área a ser trabalhada no processo terapêutico a mais curto prazo, o que ajuda o paciente a se sentir mais acolhido, aceito, compreendido e menos inferiorizado, indefeso e angustiado” (pág.2)

(Avaliação direcionada do problema do paciente, por parte do profissional)

“A psicoterapia breve ajuda em uma correção positiva de uma conduta que resulta de um funcionamento psicológico perturbado e, para isso, se apoia no conceito de que saúde é o resultado dinâmico e estrutural do aparelho psíquico funcionando adequadamente. Para essa abordagem os conflitos podem originar-se de expectativas incompatíveis entre o eu e o mundo externo que causa desajustes emocionais. O indivíduo doente é aquele que sofre e não consegue conviver com os demais, que se sente perturbado e perturbador, que está atormentado pela culpa e não consegue desfrutar do prazer. A psicoterapia breve se apoia portanto, em conceitos de saúde e doença para obter resultados e permite que se tratem os problemas de ordem emocional do indivíduo dando ênfase aos aspectos saudáveis do cliente.” (pág.2)

(Reforço positivo)

“Há necessidade de entender o indivíduo como um sistema multidisciplinar, organizado numa relação funcional complexa. A psicoterapia breve vê o homem como uma unidade biopsicossocial em constante evolução (Knobel,1986). Essa avaliação do indivíduo será sempre limitada por aspectos culturais relacionados tanto ao avaliador quanto ao sujeito da avaliação, ambos produtos de suas respectivas culturas.” (pág.2)

(Compreender o paciente a partir da sua percepção de mundo)

“ O terapeuta incentiva, provoca, desafia o que pode fazer com que o paciente busque recursos internos para reagir. Ele não pode entrar no lugar que o paciente está esperando e o fato dele não ocupar aquele lugar conhecido facilita para que o paciente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com