TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso clinico

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 7

Paralisia misteriosa

        “É igual à epidemia de poliomielite que aconteceu nos anos 1950”, foi como o especialista em neurologia Guy  Mckha da escola Johns Hopkins de medicina descreveu uma seção do Hospital de Beijing que ele visitou quando viajou a China em 1986.Dezenas de crianças paralisadas-algumas ligadas a respiradores artificiais para poderem respirar.Os médicos chineses estavam convencidos de que as crianças tinham a síndrome de Guillain-Barré (GBS), uma condição rara de paralisia. Mas o dr. Mckhann imediatamente sentiu que o diagnostico estava errado.Era simplesmente um numero muito grande de crianças para uma doença rara como a síndrome de Guillain-Barré.Seria alguma poliomielite, como parte da equipe de médicos de Beijing temia? Ou era outra doença, talvez ainda não descoberta. A síndrome de Guillain-Barré é uma condição rara de paralisia que ocorre após a infecção viral ou uma imunização. Não existe cura, mas a doença usualmente resolve-se de modo espontâneo. Os pacientes com a síndrome de Guillain-Barré não possuem sensações e não conseguem  mover seus músculos.

Questão 1 : Quais as partes do sistema nervoso que podem estar envolvidas na síndrome de Guillain-Barré?

        Na síndrome de Guillain-Barré, a doença afeta tanto os motoneurônios quantos os sensitivos. O dr. Mckhann observou que, ainda as crianças de Beijing não pudessem mexer seus músculos,elas podiam sentir picadas.

 A Síndrome de Guillain-Barré é denominada como uma polineuropatia inflamatória desmielinizante aguda de fibras periféricas sensoriais e motoras, de caráter autoimune, atingindo de 1 indivíduo por 200 habitantes (SGB no Brasil), sendo mais frequente em homens e de qualquer faixa etária.
A etiologia deste tipo de polineuropatia é autoimune, pois se acredita que o sistema imune do portador gera anticorpos que passam a destruir a camada de mielina circundante dos axônios, reconhecendo a mesma como um agente estranho ao organismo, culminando em uma propagação do impulso nervoso cada vez mais lento até a sua célula-alvo. A camada de mielina é constituída de lipídios e proteínas formadas no sistema nervoso periférico, pelas células de Schwann, na qual conferem aos axônios (prolongamento que se estende do corpo celular até as terminações pré-sinápticas do neurônio) uma cobertura isolante e responsável pela alta intensidade de propagação dos impulsos nervosos, em uma condição saltatória através dos nódulos de Ranvier, até a periferia.



        Questão 2 : Você acha que a paralisa encontrada nas crianças chinesas afetou tanto o sistema nervoso motor quanto sensitivo? Por quê ?

        Similar à esclerose múltipla , a síndrome de Guillain-Barré é uma doença em que a camada de mielina dos axônios é destruída. Um meio de diagnosticar a esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes é o uso de testes de condução nervosa. Este teste mede a amplitude dos potenciais de ação e a taxa na qual eles são conduzidos através dos neurônios.

 Sim, por que a Síndrome de Guillain-Barré é denominada como uma polineuropatia inflamatória desmielinizante aguda de fibras periféricas sensoriais e motoras, de caráter autoimune.  A camada de mielina é constituída de lipídios e proteínas formadas no sistema nervoso periférico, pelas células de Schwann, na qual conferem aos axônios (prolongamento que se estende do corpo celular até as terminações pré-sinápticas do neurônio) uma cobertura isolante e responsável pela alta intensidade de propagação dos impulsos nervosos, em uma condição saltatória através dos nódulos de Ranvier, até a periferia. A destruição da mielina circundante das fibras nervosas induz aos processos de desmielinização segmentar ou degeneração axonal, no qual estes impedem a eficiente condução dos sinais elétricos das vias sensoriais e motoras implicando em fraqueza muscular proporcional ao número de motoneurônios afetados e no comprometimento da propriocepção.



        Questão 3: Nas pessoas com síndrome de Guillain-Barré, quais seriam os resultados esperados do teste de condução nervosa?

         O Dr. Mckhann decidiu fazer testes de condução nervosa em algumas crianças paralisadas. Ele constatou que, ainda que a taxa de condução ao longo dos neurônios das crianças fosse normal, a força do potencial de ação estava muito diminuída.

Eletromiografia (Exame de condução nervosa). Neste teste são colocados eletrodos na pele em cima do nervo a ser testado. Um impulso elétrico é alimentado por um eletrodo, e a velocidade de transmissão do estímulo é acelerada e medida pelos outros eletrodos. Como a síndrome de Guillain-Barré afeta o revestimento de mielina que cobre os nervos, os nervos afetados pela doença mostrarão sinais mais lentos que os nervos não afetados.

        Questão 4 : A doença paralisante que afetou as crianças chinesas seria uma condição desmielinizante? Por quê?

O Dr. Mckhann então pediu para ver os relatórios das autópsias de algumas crianças que haviam falecido de paralisia, no hospital Beijing. Nos relatórios, os patologistas notaram que os pacientes tinham a mielina normal, mas os axônios estavam danificados. Em alguns casos, o axônio estava completamente danificado. Em alguns casos, o axônio estava completamente destruído, havendo somente um buraco no interior da bainha de mielina.

Por que o dano nervoso provocado pela doença provoca formigamento, fraqueza muscular e até mesmo paralisia. A síndrome de Guillain-Barré costuma afetar mais frequentemente o revestimento do nervo (chamado de bainha de mielina). Essa lesão é chamada de desmielinização e faz com que os sinais nervosos se propaguem mais lentamente. O dano a outras partes do nervo pode fazer com que este deixe de funcionar completamente.  A desmielinização segmentar é designada como a degeneração focal da bainha de mielina com preservação do seu axônio, no qual o período de recuperação da função é rápido, uma vez que o axônio está intacto necessitando somente de sua remielinização. Nesse tipo de alteração há o comprometimento de internodos isolados ou múltiplos da bainha de mielina, de caráter intercalado, se iniciando a partir do nódulo de Ranvier, resultando em estruturas denominadas figuras de mielina que são os materiais identificados próximo ao axônio. Na vigência desta situação o axônio se encontra desnudo, ou seja, sem parte do revestimento da mielina, porém com o prolongamento das células de Schawnn, onde a partir destas células pode ser iniciado o processo de remielinização por envolvimento do axônio, a princípio com pequenas lâminas que progridem com o tempo, a fim de restaurar a via de propagação do impulso nervoso. Já o processo de degeneração axonal é resultante de lesão metabólica do neurônio, em que a recuperação é mais lenta levando de meses a anos, pois o axônio deve primeiro regenerar e conectar-se ao músculo para só depois restaurar sua função. Neste tipo de degeneração, em que o processo patológico se encontra no neurônio, não há como manter a integralidade funcional, e com isso a mielina se degenera secundariamente, de tal forma que é englobada e digerida macrófagos. Nesta situação poderá haver regeneração axonal, em que o axônio cresce ao longo de células de Schawnn, caso esteja intacto o cone crescimento, estrutura aderida ao corpo celular do neurônio que guia este crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com