TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo da Renovação O Capítulo da Sua Vida

Por:   •  2/5/2021  •  Seminário  •  1.407 Palavras (6 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP

CURSO DE PSICOLOGIA NOTURNO – 1º SEMESTRE

Palestra

CICLO DA RENOVAÇÃO – O CAPÍTULO DA SUA VIDA

Palestrante: Profª Rosângela Barcellos

VALÉRIA URQUIZA DA SILVA

CAMPO GRANDE-MS

2021

INTRODUÇÃO

A palestra teve por intuito fazer cada um refletir acerca de qual capítulo do livro da vida está e o que precisa ser feito para seguir em frente.

O ser humano não pode estacionar. Temos que ter “coragem” para sair da nossa zona de conforto e evoluir.

Serão apresentadas quatro fases (capítulos) para ajudar a identificar onde estamos e o que podemos fazer para avançar a nossa história.

FASE I – O SELF HERÓICO – “Vá em frente” – Fase do “DO”

Nesta fase estamos “pra cima”, dispostos, ocupados. Existe muito otimismo. Estamos focados, produtivos. Enfim, estamos motivados a fazer (“DO”) o que for preciso para seguir em frente. Neste capítulo a pessoa se mobiliza para a mudança. É onde se criam planejamentos, projetos, objetivos para alcançar nossas metas.

A pessoa nesta fase está:

- Intencional;

- Ativa;

- Ocupada;

- Otimista;

- Energizada; e

- Comprometida.

Habilidades de vida para essa fase:

HABILIDADE DE VIDA#1

Sonhar de novo

HABILIDADE DE VIDA#2

Planejar, trabalhar, perseguir/alcançar metas

HABILIDADE DE VIDA#3

Avaliar

#1) Essa etapa de otimismo evidencia-se por meio do engajamento com nossos sonhos onde tudo é possível. Nossos sonhos estão sempre na base de nossos projetos de vida. Toda mudança precisa de pelo menos uma fonte de motivação. Nossos sonhos são uma importante fonte, pois nos levam a um engajamento verdadeiro com nossos projetos. Eles mobilizam toda nossa energia para um propósito final, que é a sua concretização. Aqui o indivíduo sonha com seus projetos e projeta seus sonhos na sua vida.

#2) É onde se criam planejamentos, projetos e objetivos para a concretização dos planos e sonhos.

#3) Período de estabilidade onde a pessoa desfruta de suas conquistas e trabalhos. É o momento da “colheita”, onde se começa a colher os frutos e os resultados dos trabalhos realizados.

Entretanto, pode significar também um período de estagnação, dependendo do contexto das experiências de cada indivíduo.

FASE II – “SELF DESENCANTADO” – “Marasmo” – “Fora de Sincronia”

Esse capítulo se apresenta em oposição ao primeiro onde a pessoa está totalmente sincronizada. Aqui a pessoa se sente entediada, presa, “fora de sincronia”. É o “marasmo”. Aqui já se faz presente um declínio, que geralmente é vivenciado como algo pouco estimulante, ou até mesmo frustrante. É uma fase marcada por rupturas e por tomadas de consciência. Essas rupturas significam uma força motriz para novas mudanças. Com a perda da estabilidade existente anteriormente, o futuro e o ambiente ao redor se tornam mais imprevisíveis.

Neste capítulo, a pessoa se sente:

- Entediada;

- Presa;

- Reativo / negando;

- Brava;

- Triste; e

- Resistente à mudança.

Habilidades de vida para essa fase:

HABILIDADE DE VIDA#4

Gerenciando o marasmo; mantendo o capítulo vivo

HABILIDADE DE VIDA#5

Resolver

HABILIDADE DE VIDA#6

Deixar ir

HABILIDADE DE VIDA#7

FASE DE TRANSIÇÃO

#4) Essa primeira etapa desse fase é uma desmotivação natural que ocorre com a estagnação. Isso faz com que o indivíduo fique a princípio apático e desinteressado. Começam, então, as rupturas. Essas rupturas significam, muitas vezes, o abandono e a perda parcial de atividades que receberam um investimento muito grande de energia. Esse marasmo, porém, é perfeitamente natural e esperado. E são justamente as rupturas dessa etapa que possibilitam o início de novos processos de mudanças.

#5) Essa etapa pode ser chamada tanto de organização quanto de reorganização ou resolução dos problemas. Isso porque o ciclo da mudança não é um processo linear, o que significa que nem sempre os indivíduos ficam “fora de sincronia” logo após o término da primeira fase. Na etapa de organização/reorganização (RESOLVER), o indivíduo já vivenciou o período de marasmo e estagnação e superou o luto causado pela ruptura com as ideias e projetos anteriores. Trata-se, portanto, de enfrentar as estratégias, sonhos e motivações, organizar (RESOLVER) e classificar as coisas. É o momento também de aprender com os erros.

#6) Após resolver as questões da etapa anterior, o indivíduo estará apto para dar um fim ou dizer adeus (DEIXAR IR) a algumas estratégias e táticas que não funcionaram, avaliar. Isso não significa desistência, mas uma possibilidade para reestruturar esses planos, metas e estratégias.

Habilidade De Vida#7 – Fase de Transição – Reestruturar e melhorar seu capítulo

Essa habilidade é considerada uma fase de transição entre os capítulos 2 e 3 da vida, onde é preciso ter coragem para deixar ir o que não serve mais (Fase 2) e voltar-se para si mesmo em busca de mudanças estruturais internas, que consiste no próximo capítulo chamado de “casulo” (Fase 3).

FASE III – “ENCAPSULADO” – “Eu Interior: transformação”

A terceira fase é um momento de crescimento interno, de reflexão e de introspecção. É um período de se desligar de projetos exteriores e conectar-se com o seu Eu Interior. É hora do “Rever-se”, do autoconhecimento.

Nesta fase a pessoa está:

- Voltada par dentro/meditativa;

- Experimentando/Desorientado;

- Valores fundamentais; e

- Construção e reconstrução de si quieto/ Trabalho interno.

Habilidades de Vida para essa fase:

HABILIDADE DE VIDA#8

Introspecção, Refletir, encontrando uma nova identidade

HABILIDADE DE VIDA#9

Sustente sua própria resiliência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com