TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento "Cute Aggression" o Dimorfismo emocional

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  1.004 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO - FMPFM

GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

[pic 1]

COMPORTAMENTO “CUTE AGGRESSION” : O DIMORFISMO EMOCIONAL

BRONZATTI, T. A.1; NALESSO, A M.2

1 – Discente do curso de Graduação em Psicologia

2 – Discente do curso de Graduação em Psicologia

                                                    MOGI GUAÇU – SP

2017


                  [pic 2]

COMPORTAMENTO “CUTE AGGRESSION” : O DIMORFISMO EMOCIONAL

                       Trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina de Leitura e Produção de texto

                                                                            2017

Trabalho de Conclusão de Semestre apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia pela Faculdade Municipal Professor Franco Montoro - FMPFM.

Orientadora: Profa. Dra. Maria Suzett Biembengut Santade

                                                      MOGI GUAÇU

2017


COMPORTAMENTO “CUTE AGGRESSION” : O DIMORFISMO EMOCIONAL

               

                                                   

                                                  BRONZATTI, Telma Alves [1]

                                                  NALESSO, Ana Maria [2]

RESUMO:

Estudar o comportamento humano é um dos objetivos da psicologia. E a maneira como a emoção influencia o comportamento de pessoas que agridem o que lhes inspira afeto e provoca prazer e felicidade é o que se objetiva a explicar neste estudo. O excesso de emoções que serve de gatilho para o comportamento dimórfico denominado “Cute Aggression”, aborda o fenômeno que envolve uma experiência emocional e dois comportamentos antagônicos, o afeto e a agressão, que na verdade tem a função de reorganizar o organismo desequilibrado emocionalmente pelo excesso de emoções positivas ao ter a percepção da imagem ou presença física de um bebê ou de  filhote de animais. O processo se faz através de um mecanismo impulsivo de aspecto negativo, um comportamento emocional oposto ao que iniciou todo o processo, ou seja, a agressão vem para o controle do excesso de afeto.

Palavras chave: Dimorfismo, Comportamento, emoção, regulação emocional.

  1. INTRODUÇÃO

Traduzido como “Agressão Fofinha”, o comportamento “Cute Aggression”, se refere ao ato de morder, apertar, beliscar o que é bonito e fofo, como bebês e animais.

Manifesta-se em adultos, podendo ser reconhecido por atitudes e manifestações verbais, estruturando a expressão dimórfica a uma emoção positiva com características negativas, porque embora a pessoa ame o que vê ou segura, ela agride.

Segundo Áragon et al (2015):

Presumimos que expressões dimórficas de emoção ocorrem durante situações em que as pessoas se sentem sobrecarregadas com a emoção, quando percebem que chegou um ponto em que suas emoções se tornaram incontroláveis” (Dimorphous Expressions of Positive Emotion: Displays of Both Care and Aggression in Response to Cute Stimuli, em 27/01/2015 página 02)

Alguns estudiosos entendem que as expressões de emoção dimórficas (comportamentos) podem ajudar a regular as emoções (Gross, 2013 apud Arágon, et al, Dimorphous Expressions of Positive Emotion: Displays of Both Care and Aggression in Response to Cute Stimuli, em 27/01/2015 página 02), possivelmente através do equilíbrio de uma emoção com a expressão de outra.  (Arágon, at al, 2015).

Quando a percepção é feita e se sobrecarrega excessivamente de emoções, pode acarretar um dano ao organismo, portanto, precisa haver equilíbrio, uma regulagem, e se a regulagem pode ser feita com a expressão de outra emoção oposta, pode-se esperar que a expressão de caráter negativo seja positiva.

O termo “Cute Aggression” surgiu a partir do estudo de duas psicólogas norte americanas Rebecca Dyer e Oriana Arágon, sobre a origem de do comportamento dimófico, se era real e porque ele ocorria.

Esses estudos foram idealizados após estudos preliminares onde foram entrevistados 105 pessoas entre homens e mulheres, e 52% delas confirmaram ter apertado um bebê ou uma criança fofa, sem, no entanto, querer prejudicá-los. (Arágon, at al, 2015, Dimorphous Expressions of Positive Emotion: Displays of Both Care and Aggression in Response to Cute Stimuli, em 27/01/2015 página 02).

                                                                                                         

Segundo Glocker, Langleben, Ruparel, Loughead, Valdez, et al., 2009, apud Aragon, 2015) fotografias de bebês são estímulos positivos para a emoção e trabalham o sistema de recompensa.

Quando pessoas vêem a apresentação de fotografias de bebês, recebem o impulso de aproximar e oferecer proteção e cuidados (Arágon 2015, at al; Glocker, Langleben, Ruparel, Loughead, Gur e Aschser, 2009; Lorenz, 1971; Sherman, Haidt, Coan, 2009; Sherman, Haidt, Iver, & Coan, 2013). No entanto, pode-se obter dois comportamentos expressivos a partir de uma única experiência emocional, onde apesar de querer cuidar ou proteger, o impulso surge de forma aparentemente agressiva, e assim caracteriza-se o “cute aggression”.

 

2- A NEUROBIOLOGIA DAS EMOÇÕES

 Neurobiologicamente, o estudo das emoções aponta para o sistema límbico, sendo ele o principal substrato das emoções. Formado por estruturas corticais situadas nas faces medial, inferior e temporal do cérebro, esse sistema envolve as estruturas do diencéfalo, do tronco encefálico e do lobo temporal. Com Rudolph Nieuwenhuys, em 1985, passou-se a dar mais ênfase a aspectos neuroquímicos, onde há, um conjunto de estruturas com altas concentrações de neuropeptídeos e um sistema adjunto que contém noradrenalina, serotonina e dopamina. Acredita-se que as monoaminas exerçam regulação sobre o funcionamento emocional, já que suas fibras inervam quase todas as estruturas límbicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (57.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com