TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Humano nas Organizações

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.276 Palavras (6 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 6

                                                    Sumário

  1. INTRODUÇÃO
  2. METODOLOGIA
  1. População-alvo
  2. Intrumento utilizados
  3. Procedimento
  1. RESULTADOS E DISCUSSÕES
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

               ANEXOS

           APÊNDICES

  1. Introdução

Neste semestre fomos apresentados aos conceitos de liderança, gestão de pessoas, motivação pessoal, ambientes organizacionais, ocomportamento humano nas organizações e a importância das relações interpessoais nessas organizações. Essa disciplina tem a função de estudar as relações de trabalho e relações interpessoais em ambientes organizacionais. As atividades de trabalho são de grande importância para as interações humanas.

Nas empresas os funcionários podem ser notados de duas maneiras distintas somente como força de trabalho (ou recursos), ou podem ser vistas e consideradas como parte vital das organizações, e que como tal merecem ser ouvidas e valorizadas. A inspiração dos gestores de recursos é fazer com que as pessoas realizem suas atribuições com total comprometimento e também se sintam valorizadas como indivíduos que têm real importância para o funcionamento da organização.

Este trabalho tem como o intuito em alcançar a base teórica estudada nessa  disciplina e os diferentes tipos de liderança organizacional, para tal vamos utilizar a descrição de uma empresa, a mesma foi utilizada como base para o desenvolvimento desse trabalho.

  1. Metodologia:

2.1.- população alvo 

A empresa escolhida para realização desse trabalho é a CONECTA, que trabalha com prestações de serviços para a Clato TV. Fundada em 2009 completando neste ano 10 anos no mercado de trabalho. A CONECTA funciona de domingo a domindo, das 05H00 às 22H00. O estabelecimento conta com cinquenta funcionários em toda Brasília. O período de entrevista e de observação no estabelecimento foi cerca de 2 horas, e se iniciou ás 15h30 e foi encerrado ás 17h30da tarde na segunda feira dia 06/05/2019

2.2.- instrumentos utilizados

  • Gravador (do celular)
  • Termo de consentimento
  • Apêndice A: carta de apresentação á organização
  • Apêndice B: roteiro de entrevista semi-estruturada
  • Roteiro de observação
  • Pepel, caneta

2.3.- procedimento

Fizemos um contato inicial com um  dos funcionários da empresa, e ele entrou em contato com um gerente da empresa e marcamos a entrevista e solicitamos autorização para realização da entrevista e observação para o dia 06/05. Foi realizada a entrevista semi-estruturada com o gerente da empresa, e observação do ambiente organizacional, entrega da carta de apresentação e do termo de consentimento ao gerente.

Inicialmente nos apresentamos como estudantes de Psicologia e informamamos que seria uma entrevista informal e que era um trabalho da faculdade e tudo que fosse dito na entrevista estaria na nossa responsabilidade e da professora.

  1. Resultados e discussão

De acordo com Chiavenato (1994), o clima organizacional é a atmosfera psicológica de cada organização. Se existe elevada motivação no ambiente das organizações, o clima será de colaboração. Baixa motivação irá gerar um clima de desinteresse e apatia. Para conhecer a motivação humana, antes deve-se conhecer o comportamneto humano, como coloca Chiavenato(1999, p. 89) ‘’O primeiro passo para se conhecer a motivação humana é o conhecimento do que ocorre no comportamento das pessoas’’. Isto significa

que é necessário identificar os processos impulsionadores (impulso) e orientadores (reforços de comportamento) antes de estabelecer oa motivos.

E segundo o que aprendemos em sala de aula a motivação é um tema extremamente discutido, complexo e tem sido uma grande preocupação no mundo empresarial. Vários componentes da organização serão de suma importância na obtenção de programas motivacionais que podem estimular as pessoas a se comprometerem, se desenvolverem e a melhorarem seus índices de produtividade, tais como planos de saúde, salário, crescimento profissional, desafios, recompensas não-monetárias, enriquecimento de tarefas, entre outros.

Podemos ver que os funcionários da CONECTA não são propriamente desmotivados, eles recebem recompensas quando batem metas, de vez em quando eles fazem bingos tanto na empresa, como através do grupo de whatssapp deles, alguns deles recebem benefícios como folga por pelo menos 3 dias para viagens curtas.

Na entrevista realizada com o gerente foi possível observar que a comunicação entre os dois pontos, de gestão e funcionários é eficiente e atende as necessidades da empresa, e segundo o gerente é possível criar uma comunicação aberta entre os funcionários, deixar que os mesmos tragam suas dúvidas e sugestões, e isso pode ser enriquecedor para o crescimento da empresa e motivação para os seus funcionários e há uma uma melhoria no desemprenho dos funcionários.

Nessa organização as relações de trabalho são definidas e dirigidas pelo diretor e gerente, são eles que ditam o ritmo das interações, que fazem o clima agradável ou não. É importante em uma empresa como essa que haja uma compreensão dos mesmos, do quanto eles são os responsáveis pelo bom andamento e convivência desses funcionários. Para que o clima se mantenha favorável as necessidades da empresa e dos colaboradores.

Todo indivíduo chega á organização com suas expectativas, necessidades, valores, etc. (comportamento individual); esse mesmo indivíduo passa a pertencer a um grupo de trabalho (comportamento grupal); dentro da organização, esses grupos se interagem e formam o todo (comportamento de toda a organização) e a empresa entrevistada apresenta o comportamento meso-organizacional onde se estuda os os grupos, trabalho em equipe, comunicação, liderança, conflitos, estresse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (106.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com