TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento e Cognição

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Defina o conceito de comportamento e apresente as principais características e dos comportamentos reflexos e operantes, assim como dos públicos e privados.
  2. Apresente o conceito de contingência e defina os termos de uma contingência reflexa e de uma operante.
  3. Defina uma relação de contingência e contiguidade.
  4. Defina comportamento verbal apresentando suas principais características.
  5. Apresente conceitualmente mandos e tatos e de exemplos.
  6. Com base na teoria do comportamento como é entendida a subjetividade?
  7. Qual o critério para se diferenciar conceitualmente eventos públicos e privados?
  8. Como podemos explicar os eventos do pensar e os do sentir?

  1. Acessibilidade, diferenciação de públicos e privados. Comportamento públicos todos podem ter acesso, ex: andar, falar... Comportamento privado, somente o indivíduo pode ter acesso, ex: sentir, pensar... conceito de comportamento; atividade dos organismos, que mantem intercambio com o ambiente. Reflexos; inatos, uma resposta eliciada provocada por um estimulo antecedente, ex: a comida na boca (estimulo antecedente) elicia a salivação (resposta). Operante; são aqueles que mudam o ambiente, consequentemente mudando as ações do comportamento subsequente. Comportamentos operantes constituem a maior parte das atividades visíveis dos seres humanos, até mesmo os pensamentos que são invisíveis, reduzida em sua magnitude, tornando-se invisíveis para os demais, ex: quando uma pessoa fala “para si própria”. Esses comportamentos invisíveis são denominados de comportamento encobertos. 
  2. Conceito de contingência. Pode significar qualquer relação de dependência ente eventos ambientais ou entre eventos comportamentais e ambientais. Termo técnico para enfatizar, como a probabilidade de um evento pode ser afetada ou causada por outros eventos. Contingência é feita de afirmações do tipo, se... e então. SE-> pode especificar algum aspecto do comportamento ou do ambiente. ENTÃO-> especifica o evento ambiental consequente. EX: se você fez a tarefa de casa (comportamento) então pode sair para o recreio (mudar de ambiente e ter acesso a outras coisas), se não, fica em sala.
  3. Contingência. Se refere as condições sob as quais uma consequência é produzida por uma resposta, isto é, a ocorrência da consequência depende da ocorrência da resposta. Contiguidade. Relação de proximidade entre eventos comportamentais e ambientais, porém um não tem nada a ver com o outro.
  4. Foi proposto comportamento verbal para enfatizar que linguagem é um comportamento modelado e mantido por consequências e não é algo ou uma propriedade que alguém possua ou, muito menos, uma entidade interna.  A característica definidora do comportamento verbal é de que ele é estabelecido e mantido por reforçamento mediado por outra pessoa. Comportamento verbal operante, ocorre por meio de outro indivíduo.
  5. Mando. É um operante verbal que tem como característica principal especificar a consequência que se quer obter. EX: me ligue. Saia daí. Licença, por favor e etc. Tato. É um comportamento verbal que também está sob controle de um estimulo anterior, como todos os outros, no entanto, esse estimulo é não-verbal. EX: uma criança dizer panela, na presença de uma panela e ser reforçada contingentemente pela comunidade verbal que acerca.
  6. Subjetividade.  Conjunto de comportamentos privados, “debaixo da pele” Comportamento público e privado. Diferenciação entre eles a acessibilidade, mesmo raciocínio para explicar ambos.
  7. A acessibilidade. Para Skinner, os eventos privados são naturais e, sob todos os aspectos semelhantes a eventos públicos. Os eventos privados são atribuídos a pessoa e não ao ambiente, eles são bem compreendidos como eventos comportamentais. EX:  comportamentos encobertos, pensamento, imagens, comportamentos incipientes, sensações, sentimentos e estados mentais. Eventos públicos, eventos naturais, porém que todos acessam, EX: situações ou condições de estimulo nas quais um comportamento foi emitido ou tipicamente emitido. Consequências de um comportamento.
  8. Pensar é falar privadamente, podendo parecer muito restrito, pois pensar é usado de muitas outras maneiras na linguagem cotidiana, ex: estou pensando em ir ao cinema. Os eventos do sentir, são mais bem compreendidos quando contrastados com a concepção usual de sensação e percepção que Skinner denomina como “teoria da cópia”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (73.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com