TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento humano nas organizações

Por:   •  5/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO

Santana de Parnaíba

2015

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

        

COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES DE TRABALHO

        

        Trabalho apresentado realizado pelo

curso de Psicologia, da Universidade

Paulista, como requisito parcial de

obtenção de aprovação na disciplina

de Comportamento Humano nas Organizações.

Orientador: Hely Ap. Zavattaro

Santana de Parnaíba

2015

SUMÁRIO

1. Introdução .......................................................................

2. Metodologia .....................................................................

2.1 População Alvo ...................................................

2.2 Instrumentos Utilizados .......................................

2.3 Procedimento ......................................................

3. Resultados e Discussão ..................................................

        3.1 Resumo Entrevista .............................................

        3.2 Resumo Observação  ........................................

        3.3 Discussão ...........................................................

4. Conclusão ........................................................................

5. Referências Bibliográficas ...............................................

6. Anexos .............................................................................

INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho tem como finalidade a compreensão das relações no âmbito organizacional, levando em consideração aspectos como: as relações interpessoais, individuais, o tipo de liderança e a cultura organizacional.

Para atingirmos o objetivo do trabalho, foi realizada uma entrevista com o gestor da instituição aderida como objeto de estudo pelo grupo, utilizando um roteiro de perguntas, onde também foi observado o ambiente de trabalho.

Ao longo da experiência, iremos discorrer sobre as informações levantadas através da entrevista e observações sobre a instituição visitada, relacionando com os temas abordados na disciplina de Comportamento Humano nas Organizações.

A importância encontrada no projeto é de conhecer a área organizacional, obtendo experiência na prática sobre as teorias aprendidas durante o decorrer da disciplina, que irá nos ajudar na atuação como psicólogo.

METODOLOGIA

2.1 População Alvo

A presente instituição visitada trata-se de uma organização financeira que se iniciou com financiamentos de veículos e hoje oferece um vasto portfólio de produtos de acordo com a necessidade de seus clientes, oferecendo serviços como o credito pessoal, financiamento e refinanciamento de veículos, credito consignado, financiamento de imóveis e cartão de crédito. Atualmente conta com dezenas de filiais espalhadas pelo Brasil.

A entrevista foi agendada previamente com a gestora, contando com a participação de quatro integrantes do grupo referente à disciplina de Comportamento humano nas Organizações, coordenada pela professora Hely Zavattaro do curso de Psicologia.

2.2 Instrumentos

Os instrumentos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foram: roteiro de perguntas (apêndice B e C); termo de consentimento; gravador; papel A4 branco; caneta BIC na cor azul.

2.3 Procedimento

Foi requisitado pela professora um trabalho com o objetivo de compreensão do comportamento humano nas organizações. Para a sua elaboração, agendamos uma visita em uma agência financeira e uma entrevista com o gestor. O tipo da entrevista foi semiestruturada, contando com o Termo de Consentimento, explicando o objetivo da visita a empresa, pedindo autorização para o uso do gravador para registro e a garantia do sigilo, que foi assinado pelo mesmo. As perguntas utilizadas foram retiradas de um roteiro pré-definido de perguntas oferecido pela professora da matéria Comportamento Humano nas Organizações. Essas questões abordavam temas referentes as características da instituição, como os seus objetivos, história e processos sociais. Também foram feitas perguntas de âmbito individual, perguntando dados pessoais, educacionais, profissionais, familiares, e também questões referentes ao seu desempenho, expectativas, bem-estar, mal-estar e percepção no trabalho.

Complementando nosso trabalho, com a permissão da empresa, observamos o ambiente e a dinâmica do local de trabalho dos funcionários e gestor, identificando as variáveis setoriais e grupais, elementos que poderiam influenciar o comportamento do indivíduo e da organização, desempenho e interação, seguindo os seguintes tópicos: participação/alienação/envolvimento, setor, conflitos, relações interpessoais, liderança, cultura e clima. Com as informações levantadas, elaboramos uma análise articulando com a matéria aprendida neste semestre para uma melhor compreensão das relações sociais de trabalho em uma organização, resultando em um relatório final.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

3.1 Resumo Entrevista

A entrevista foi realizada na organização BV Financeira, localizada na unidade em Osasco (centro). A financeira é composta por oito funcionários, onde todos possuem o mesmo cargo de Gerente de Relacionamento, orientados e supervisionados pela Gerente de Loja entrevistada.

        O espaço físico da organização é divido em dois locais, área externa e interna, sendo que na área externa se encontram três funcionários para atendimento receptivo de clientes no local e na área interna ficam a gestora e os demais funcionários realizando telemarketing, sendo que esta é a maior fonte de vendas da organização. Assim, o horário de funcionamento de atendimento no local é das 8h às 17h, porém o horário de trabalho dos funcionários ocorre em turnos variados entre os mesmos, sendo que cada um cumpre 6 horas trabalhadas por dia, somando 30 horas semanais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (130.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com