TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consequências a saúde decorrente ao uso excessivo das tecnologias

Por:   •  30/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.269 Palavras (10 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 10

Sumário

  1. INTRODUÇÃO2
  2. TEMA3
  3. OBJETIVO 3
  4. CONTEÚDO 3
  5. RECURSOS 3
  6. METODOLOGIA 3
  7. AVALIAÇÃO FINAL 4
  8. ANEXO4
  9. ARTIGO 5

                  9.1 L.E.R (Lesões por esforço repetitivo) 5

               9.2 MÁ POSTURA  6

                  9.3 RISCO PSICOLOGICO 7

          9.4 DOENÇAS OCULARES 8

    10. BIBLIOGRAFIA 10

 


  1. INTRODUÇÃO

Nosso trabalho irá apresentar um plano de aula sobre o mau uso da tecnologia e suas consequências para a saúde. Ira aborda algumas consequências como L.E.R, doenças oculares e problemas na coluna de má postura. A nossa finalidade é conscientizar o público a passa menos tempo no mundo virtual e aproveitar mas o tempo em lazeres.


  1. TEMA

Consequências a saúde decorrente ao uso excessivo das tecnologias

  1. OBJETIVOS
  • Conscientizar o público dos riscos do uso excessivo da tecnologia na vida cotidiana das pessoas, em especial dos adolescentes, que se encontram mais vulneráveis a essas práticas.
  • Mostrar os riscos à saúde física e mental gerada pelo uso excessivo das tecnologias.

  1. CONTEÚDO

Abordar o tema através de palestra construtivista, buscando a conscientização e participação ativa do público, trabalhando com citações cotidianas para que assim se possa levar o público a uma breve reflexão dos seus atos sobre tal assunto, relacionando os maus usos comportamentais e o estilo de vida de cada um, como por exemplo as posturas na hora do manuseio dos aparelhos eletrônicos; para que tal abordagem, atinja  os objetivos citados acima; irão ser utilizados os seguintes conteúdos e recursos listados abaixo:

  • Uso de artigos como base para citações.
  • Uso de vídeos educativos que buscam conscientização sobre o assunto.
  • Dinâmica educativa de conscientização.
  • O tempo estimado para que acorra toda a apresentação da palestra juntamente com um tempo voltado para perguntas e respostas será de aproximadamente 30 minutos.

  1. RECURSOS
  • Como apoio e base para a apresentação da palestra com o tema aqui citado e denominado, irá se utilizar o aparelho de data show.

  1. METODOLOGIA

A metodologia utilizada para elaboração da palestra citada acima se baseia na metodologia do comodismo através da provocação de retirar o indivíduo da zona de conforto buscando provocar e incomodar o mesmo, para tal se baseamos na Teoria Construtivista de Jean Piaget  pela qual cita que através do processo de assimilação, ou seja a similaridade tão, para que assim o indivíduo  passa a se acomodar aquele estímulo a uma nova estrutura cognitiva, criando assim um novo esquema de vivencia, pelo qual  buscamos como resultado  da palestra (se baseado na citação descrita a seguir de MERCHÁN pelo qual diz que: “Incentivar o conhecimento se mostra como resultado de uma construção onde é importante a maturação e a experiência do indivíduo, reguladas por um mecanismo interno, que Piaget dá o nome de equilibração, que atua como processo autorregulador, para compensar as perturbações exteriores que rompem o equilíbrio interno e que o resultado de cada reequilibrarão não é a volta ao equilíbrio anterior, e sim a um novo estado qualitativo diferente”.
Para criar tal situação palestramos usando como base artigos científicos, sem desfocar da metodologia de transferência de conhecimento de Jean Piaget.

  1. AVALIAÇÃO FINAL

Objetivo da palestra e desse trabalho foi conseguido com sucesso, objetivo esse que era conscientizar o público sobre as consequências ruins do uso excessivo de computadores, celulares entre outros meios da tecnologia que podem causa a saúde, trazendo danos que poderá se arrastar durante sua vida, tanta saúde psicológica quanto das musculaturas, oculares dentre outras.

  1. ANEXO

Apresentação em slide e de artigos

  1. ARTIGOS:

9.1 L.E.R (Lesões por esforço repetitivo)

L.E.R (Lesões por esforço repetitivo) não é propriamente uma doença e sim uma síndrome seguida de um conjunto de doenças como: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dedo em gatilho, síndrome do desfiladeiro torácico, mialgias etc.; doenças essas que afetam músculos, nervoso e tendões dos membros superiores principalmente, e sobrecarrega o sistema musculoesquelético, provocando dor e inflamação podendo alterar a capacidade funcional da região afetada, a maior parte afetada por tal síndrome é o sexo feminino.

Também chamada de D.O.R.T (distribuo osteomuscular relacionado ao trabalho) L.E.R é causado por mecanismo de agressão que vai desde esforço repetidos ou que exigem muita força física, até vibração, postura inadequada por muito tempo e estresse. Porém é considerada como uma doença ocupacional, e os profissionais exposto a tal risco são pessoas que trabalham em computadores, linhas de produção e montagem, digitadores, músicos, pessoas que fazem trabalhos manuais como montagem de joia, costura etc.

O diagnóstico vai depender dos sintomas que assim que descoberto será encaminhado a um tratamento adequado, mas as vezes é preciso recorrer a uma avaliação multidisciplinar.

Os sintomas são dores nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para o movimento desses membros, formigamentos, fadiga muscular, alteração da temperatura, inflamação.

O tratamento requer repouso das estruturas musculoesqueléticas, o uso de anti-inflamatórios nas crises agudas, e quando a síndrome está em um estágio avançado a aplicação de corticoides via oral ou aplicadas nas lesões, porem fisioterapia e a intervenção cirúrgica também são consideradas dependendo da gravidade do caso.

As recomendações são procurar manter se sentados com as costas eretas e em encostos contáveis caso trabalhe sentado, e os pés apoiado em, e procuras não mantes os punhos fechados, e se alongar a cada uma hora. Porem qualquer região do corpo pode ser afetado por L.E.R quando se encontra em um esforço repetitivo e de forma inadequada, as partes mais afetadas são colunas lombar ou no tendão do calcâneo conhecido como “calcanhar de Aquiles” caso a pessoa percorre grandes distancia apé.  

  1. Má postura

Ter uma boa postura não é fundamental apenas para manter uma boa aparência pois a própria saúde está vinculada a mesma. Podemos encontrar características estéticas em algumas pessoas que possui uma má postura como: ombros enrolados para frente, grande probabilidade de desenvolver uma hipercifose ficando com a aparência “corcunda”, seios caídos, flacidez abdominal e a impressão de que não tem bumbum. Além de outros desvios na coluna, como a escoliose que gera uma assimetria dos ombros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (138.9 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com