TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRESSÃO: NEUROTRANSMISSORES

Por:   •  17/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

DEPRESSÃO: NEUROTRANSMISSORES

Atividade Prática Supervisionada elaborada junto ao professor da disciplina e orientador da Anhanguera Educacional

Orientador : Professor Marcelo Fonseca

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SETEMBRO

2014

1 DEPRESSÃO E OS NEUROTRASMISSORES

Nos últimos anos o assunto depressão tem sido cada vez mais pesquisados. A tempos atrás, um individuo diagnosticado com depressão ou com sintomas, era visto como fresco. Isso mesmo “fresco” não era considerado uma doenças, as pessoas julgavam ser falta do que fazer.

As pesquisas na área evoluíram e ainda estão longe de ser uma ciência exata, mas as descobertas feitas até o momento tem sido de grande ajuda aos pacientes. Os medicamentos aliados ao tratamento com psicológico , tem surtido grandes efeitos.

2 CAUSAS

A depressão pode ser causada por vários fatores, tais como genética, meio que em vive, perdas pessoais (desemprego, falecimento de um familiar, etc...), desequilíbrio hormonal entre outros. A causa exata da depressão pode ser variada, mas o efeito dela no cérebro é o mesmo. No cérebro são fabricados esses neurotransmissores ,que são responsáveis por varias funções. Os principais são a acetilcolina, endorfina, dopamina, noradrenalina e serotonina. A acetilcolina estimula o impulso a ser transmitido; a endorfina é um anestésico natural; a dopamina é um inibidor; a noradrenalina é um estimulante e a serotonina é responsável pelo sono. Nos pacientes com depressão há uma queda considerável de dopamina, noradrenalina e serotonina.

3 SINTOMAS

Os sintomas de depressão muita das vezes passa despercebido, pois são facilmente confundidos com a tristeza. Os pacientes apresentam alguns desses sintomas, evita o convívio social, deixar de cuidar de si mesmo, mudanças no apetite, falta ou excesso de sono, choro fácil ou irritabilidade.

4 TRATAMENTO

Raramente um paciente procurara por ajuda, é necessário que familiares ou pessoas próximas o encaminhe ao psiquiatra e á um psicólogo. Para que o tratamento tenha efeitos, é necessário segui-lo corretamente. A presença do profissional de psicologia é fundamental para diagnosticar as causas e o grau de depressão. Em casos mais leves ,apenas com o tratamento terapêutico surte efeito. Já em pacientes com um grau mais elevado, é necessário o tratamento com antidepressivos.

5 ANTIDEPRESSIVOS

Na depressão acontece uma diminuição na quantidade de neurotransmissores liberados mas a bomba de receptação e a enzima continuam trabalhando normalmente. Então um neurônio receptor captura menos neurotransmissores e o sistema nervoso funciona com menos neurotransmissores do que normalmente seria preciso. antidepressivos, que têm por objetivo inibir a recaptação dos neurotransmissores e manter um nível elevado dos mesmos na fenda sináptica. Havendo isso todo o humor se reestrutura e logo o doente se sente melhor .

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com