TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPRESSÃO,SUICÍDIO E O MAL ESTAR DA E NA CONTEMPORANEIDADE

Por:   •  9/4/2018  •  Resenha  •  604 Palavras (3 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

CURSO: PSICOLOGIA

ALUNO GIORGIE IHELIODORO GONÇALVES DE OLIVEIRA       MATRICULA: 1212774

DISCIPLINA: TÓPICOS INTEGRADORES      PROFESSORA: REBECA RANGEL  SEMESTRE 3

“DEPRESSÃO,SUICIDIO E O MAL ESTAR DA E NA CONTEMPORANEIDADE.”

Observações baseadas

  1. No VIDEO; Suicide: Be Here Tomorrow:  

  1. Na Musica: Paralamas do Sucesso - Lanterna dos Afogados (clipe original)

https://www.youtube.com/watch?v=n7OZBeVfgbs

O texto do capitulo 8 de Dalva de Andrade Monteiro, traz, primeiramente o um breve relato, que o sofrimento psíquico vem sendo analisado desde décadas anteriores, um sofrimento que partia ( e vem até os dias de hoje) de situações e alterações culturais, de classes e familiares, onde vemos que pessoas tem cada vez mais apresentado características de sofrimento psíquico que as levas a um adoecimento, depressão e consecutivamente; suicídio.

“...a depressão será a segunda causa de adoecimento no mundo, perdendo apenas para doenças cardiovasculares. (...) só na América Latina r caribe há 24 milhões de pessoas deprimidas cujo sintomas, inicialmente iniciam de 15-24 anos...” (página 185. )

Ao analisar o vídeo “Suicide: to be here tomorow” (Suicidio; estarei aqui amanhã), vemos dois casos bem significativos de situações bem distintas que rodeiam um mesmo motivo:  Suicidio e Depressão, em um lado alguém que tentou o suicidio aos 19 anos e tinha em sua mente toda uma angustia por não se sentir especial a ninguém, por ter em mente que mesmo estando em meio a uma multidão estava sozinho, não existia alguém que se importava, de outro um adolescente que com quase a mesma idade fez de uma cena de suicidio uma grande piada, como se não houvesse sofrimento naquela cena na quele momento. Todos os dias pessoas com depressão estão a tirar a própria vida, por simplesmente não ter mais expectativa por acreditar que o único erro que existe e sua propria existência, na maioria das vezes cria e passa para as pessoas ate uma mentira emocional que simplesmente seve de “capa da invisibilidade” e lhe da o poder de esconder tanta culpa e sofrimento que enfrenta a cada dia, a cada minuto de sua vida que para o mesmo já não tem valor, perdeu a capacidade de sentir, perdeu a felicidade de viver. Para nós as vezes não vemos importância, não percebemos detalhes e quando vemos que existem simplesmente os ignoramos, nos dias atuais tournou-se simplesmente mais fácil medicar, dar a “pílula magica” que ira te trazer deste poço tão escuro e profundo. Como diz a musica dos Paralamas do Sucesso:

“...quando tá escuro, e ninguém te houve, quando chega a noite, e você pode chorar... a uma luz no túnel, dos desesperados, a um cais do porto pra quem precisa chegar...vê se não vai demorar – Lanterna dos Afogados”

Precisamos ser este cais do porto, esta luz no fim do túnel, como no vídeo, devemos fazer como Logan Paul, “buscar conhecimento, tratar com entendimento” esse assunto, divulgar, tornar publico, e so assim teremos condições de lutar contra este fantasma que agora mesmo pode estar assombrando nossas casas, nossos amigos, nossa família. Nosso grande papel como esclarecidos e cientes do problema talvez seja dialogar, conversar aliviar o fardo de que esta em sofrimento, não tomar para si, mais demonstrar e mostrar que aquela pessoa não esta mais sozinha, que ela pode contar conosco isso e ter mais compaixão, isso e ser mais humano. Temos que ser mais que Pessoas menos focadas em nossos próprios problemas, e perceber que o mundo e bem mais amplo, lembrando sempre que podemos ser luz em uma imensa escuridão que e a Depressão e que ao iluminar estamos também salvando uma vida que em algum momento pode estar próximo e ser bem mais importante .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com