TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO: PSICODIAGNÓSTICO CAPS

Por:   •  23/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS

UNIDADE DE DIVINÓPOLIS

CRISLAINE SILVA JANUARIO

DENISE APARECIDA DA SILVA

GRASIELE ALVARENGA

ISABEL CRISTINA DA SILVA

JUSSARA APARECIDA DE FARIA

VANUSSA BEATRIZ

DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO: PSICODIAGNÓSTICO CAPS

DIVINÓPOLIS

2017

CRISLAINE SILVA JANUARIO

DENISE APARECIDA DA SILVA

GRASIELE ALVARENGA

ISABEL CRISTINA DA SILVA

JUSSARA APARECIDA DE FARIA

VANUSSA BEATRIZ

 

ESTÁGIO BÁSICO II: PROJETO CRAS

 

Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Psicologia, da Faculdade Pitágoras – Unidade Divinópolis, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina Diagnóstico e intervenção em Psicologia ministrada pela professora Mireny Fonseca.

DIVINÓPOLIS - MG

2017

O psicodiagnóstico é uma descrição de como o cliente se expressa neste encontro que é sua relação com o profissional e que diz respeito ao seu modo de ser no mundo. No psicodiagnóstico o psicólogo descreve o modo de ser no mundo do cliente, a partir e por meio de seu encontro com ele. Não se trata de uma descrição fria e objetiva, mas de uma descrição viva da pessoa. Na medida que o psicólogo alcança essa compreensão e consegue comunicá-la ao cliente, ultrapassa a compreensão em si e atinge o objetivo da ajuda, pelo retorno (devolução) numa relação interpessoal em que o nível de ameaça é reduzido, a pessoa se descobre, revela aquilo que estava encoberto e reorganiza, reestrutura sua noção do eu. No CAPS há três profissionais o assistente social, o enfermeiro e o psicólogo, eles dividem os pacientes para trabalhar, por exemplo se há trinta pacientes cada profissional trabalha com dez, e uma vez na semana fazem uma reunião para discutir sobre todos os pacientes, nessa reunião é relatado a descrição de como o cliente se expressa na relação com o profissional.

Para cunha (1993) o diagnostico psicológico é um processo cientifico, limitado no tempo, que utiliza técnicas e testes psicológicos em nível individual ou não, seja para entender problemas a luz de pressupostos teóricos, identificar e avaliar aspectos específicos ou para classificar o caso e prever seu curso possível, comunicando resultados. No CAPS onde realizamos a entrevista não é utilizado testes por questões de custos, a unidade ainda não possui recursos para isso, sendo assim a psicóloga faz entrevistas e observa os pacientes para entender o que ele realmente tem e a partir disso estudar um modo de trabalhar com eles, pois os pacientes na maioria das vezes já chega com um diagnóstico feito pelo médico. Não se deve ficar preso ao diagnostico apresentado pela medicina, deve-se trabalhar com cada sujeito a partir de sua subjetividade, essa deve ser incorporada no processo de psicodiagnóstico, como um elemento de confiabilidade.

A entrevista no CAPS é apontada como ponto estratégico para trabalhar a relação paciente e família, uma vez que a instituição não possui muitos recursos.

O termo “entrevista” significa encontro de duas ou mais pessoas em um lugar para trabalhar determinado assunto, é uma ferramenta fundamental de possibilitando maior investigação. A entrevista pode acontecer através de encaminhamento médico, escolar ou até mesmo amigos e familiares. Na entrevista realizada foi relatado que o paciente passa pelo processo de acolhimento onde é realizado a entrevista inicial, nesse processo o paciente vai acompanhado de um responsável, pois muita das vezes o paciente não está em condições ou acaba omitindo algumas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com