TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DINAMICA DE GRUPO

Por:   •  6/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO VISITA DE UNIDADE DE SAUDE

A observação foi realizada na Unidade Saúde da Família da 405 Norte, tendo como objetivo fazer intervenção em grupo de gestantes da Equipe 053.  Coordenado pela    Cláudia e profissionais dentista, médica e os agentes de agentes comunitários de saúde. Numa área de abrangência da Quadra 409 Norte e Chácaras.

Observadores: Maria Aparecida B. da Costa

Maria do Socorro P.

Daedy C. Gonçalves

Gleycielle Silva Magalhães

Amanda Even Sena Cristo

Data da Observação:  16 de março de 2015.

Horário: 14:00        -      Termino: 16:00 horas

Diagrama: .....

Relatório do Ambiente Físico: Sala de espera  com 14 longarinas azuis de 03 assentos organizadas em fila, 01 condicionador de ar de 16.000 btus, 01 quadro de métodos contraceptíveis pendurado na parede 01 banner  da Rede de Atenção à Saúde pendurado na parede, 01 maca clínica de rodinhas  encostada à parede do fundo da sala, 01 cadeira de roda encostada á parede ao lado da maca.

Descrição do sujeito observado: Foi observado um grupo de 05 gestantes que estavam sentadas aguardando a consulta de pré-natal com a Enfermeira Claudia.

Técnica de registro utilizada: Protocolo de Observação e entrevista com a Enfermeira Coordenadora do grupo.

Registro propriamente dito: O grupo de gestante é formado por 30 participantes que se encontram uma vez ao mês na Unidade de Saúde. Tendo a maioria escolaridade de nível médio, e algumas de nível superior. Com faixa etária média de 20 a 35 anos. Grande partes  destas mulheres trabalham e iniciam seu pré-natal no primeiro trimestre, como preconiza o Ministério Saúde.

Já na primeira consulta os profissionais verificam o peso, a altura, estado nutricional, pressão arterial. No consultório, o médico ou a Enfermeira, orienta-a a assinar um documento Termo de Compromisso da Gestante, se comprometendo a assumir todas as consultas de pré-natal e inclusive a de puerpério, aos 42 dias após o parto.  Solicita os exames, orienta-a que ela terá um número de seis consultas,  orienta sobre a  alimentação saudável, sobre as dúvidas que a gestante traz, mudanças que irão ocorrer com o seu corpo, sobre a prevenção do tétano neonatal. No final da consulta ela é encaminhada para tomar a vacina antitetânica e agendar consulta com dentista. E recebe o cartão da gestante para preenchimento mensal das consulta e agendamento da próxima consulta, e a cartilha educativa “Conversando com a gestante”. Quando a gestante é menor de 18 anos, é lhe solicitada o acompanhante nas consultas de pré-natal.

Após as consultas a Enfermeira fará mensalmente a alimentação do Sistema de monitoramento do pré-natal -  Sisprenatal, um programa criado pelo Ministério da Saúde para acompanhamento das gestantes nas três esferas, municipal, estadual e o próprio Ministério. Realizando corretamente todos os procedimentos de pré-natal, vacinas, consultas e exames, ela terá direito no final a um quite de bebê e o certificado de conclusão do curso de gestante que constitui o objetivo geral desse grupo.

O curso de gestante (o grupo) é focalizado orientar as grávidas, das mudanças que ocorrem no corpo, psicológico e sociais, como também orientá-las aos cuidados com o bebê, amamentação saudável e acompanhamento da família.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (75.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com