TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diario de Campo

Por:   •  19/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.320 Palavras (22 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Curso de Psicologia

Psicologia Comunitária

Diário de Campo

Cinara Paloma Silva..............................................B8343D9

Daniela Dalbem Germano.....................................C3867C0

Diego Rodrigues....................................................C2746I0

Emely Karolyne de C. Medeiros............................B32IBJ1

Karina Shirley M. de Lima......................................B551JF0

Nathalia Neves da Cruz..........................................C3290E2

Taynã Barbosa Passos...........................................C0489C2

São Paulo

2016

Sumário

Parte I

  1. Introdução Parte I.............................................................................3
  2. Centro dia – Contextualização...........................................................4
  3. Diário de Campo................................................................................6
  4. Conclusão.........................................................................................12

    Parte II

  1. Introdução Parte II............................................................................14
  2. Entrevista..........................................................................................15
  3. Discussão.........................................................................................19
  4. Conclusão.........................................................................................21
  5. Referências Bibliográficas................................................................22

INTRODUÇÃO (parte I)

Este trabalho tem como objetivo apresentar a instituição Centro dia Guadalupe, identificando seus aspectos e articulando com a ideia de comunidadenuma instituição que identificamos como um espaço de convivência preparado para receber, durante o dia, pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social e com grau de dependência que, devido a sua situação, necessitam de uma equipe multidisciplinar para prestar serviços de proteção social especial e de cuidados pessoais, fortalecimento de vínculos, autonomia e inclusão social, por meio de ações de acolhida, escuta oferecimento de alimentação, banho, higiene, informações e orientações. Idosos que possuem limitações para executar as atividades de vida diária, que convivem com suas famílias, porém não dispõem de atendimento em tempo integral no domicílio.

Para este objetivo realizamos a observação participante guiada pela psicóloga da instituição na qual foi possível observar o funcionamento de um centro para idosos, ações tomadas com base nos valores do indivíduo e suas implicações no desenvolvimento dos mesmos, a atuação do psicólogo neste contexto, bem como a identificação do ambiente como comunidade.

O Centro Dia Guadalupe é um dos programas da OngReciclázaro, que despontou de um projeto de reciclagem levando atenção para os mais variados âmbitos pensando sempre na realização de trabalhos com demanda de atenção social, que vão desde a inclusão no mercado de trabalho formal, criação de alternativas de geração de emprego e renda adaptáveis à realidade do indivíduo até a orientação para o acesso à previdência social, o cuidado de sua saúde física, psíquica e emocional, e o apoio na retomada dos vínculos familiares e comunitários.

A representação da pesquisa como trabalho de campo enfatiza a comunicação como processo que articula a pesquisa qualitativa em seus diferentes momentos, e a presença/participação do pesquisador dentro da instituição, comunidade ou grupo de pessoas que está investigando , que lhe permite o acesso a fontes importantes de informação "informal".

O objetivo prioritário do pesquisador não é ser considerado um igual, mas ser aceito na convivência.O diário de campo se apresenta como uma estratégia de registros dos dados , onde o pesquisador coloca suas percepções , angústias , questionamentos e informações , tornando-se um "amigo silencioso" que não pode ser subestimado quanto à sua importância.

        

Centro Dia – Contextualização

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo em número de idosos. O envelhecimento da população é uma das maiores conquistas da humanidade e também um dos nossos grandes desafios. Em face de uma sociedade cada vez mais envelhecida, apresentam-se novos desafios para o Estado na elaboração de políticas públicas que atendam esta população, além da necessidade de repensar o espaço urbano e da adaptação da rede de serviços.

Ao envelhecermos passamos por alterações físicas, psicológicas e sociais que podem trazer limitações e declínio de capacidades funcionais. Tais alterações podem ser prevenidas e resgatadas através de ações que promovam o envelhecimento ativo tais como alimentação saudável, atividade física, estímulo da mente e integração social.

Neste contexto foi criado o Centro Dia de Atenção à Pessoa Idosa - incluído na Política Nacional do Idoso - com o objetivo de proporcionar um envelhecimento saudável e a manutenção da máxima capacidade funcional do indivíduo pelo maior tempo possível.

Entre as diversas modalidades de atendimento previstas na Política Nacional de Assistência Social e na Política Nacional do Idoso, o Centro Dia caracteriza-se como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos semi-dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.

O Centro Dia do Idoso, em consonância com a Política de Assistência Social, é um equipamento destinado a ofertar o serviço da Proteção Social Especial de Média Complexidade, classificado como Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, aprovada pelo Conselho Nacional da Assistência Social, conforme resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)   pdf (223 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com