TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica

Casos: Didatica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2013  •  1.132 Palavras (5 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE PEDAGOGIA

Profª Maria Clotilde Bastos

Didática e Práticas de Ensino

Acadêmicas

Adriana Alves Fernandes RA 379123

Franceni Mª Lopes Cruz RA 369631

Rosangela Fernandes S. Mayer RA 379146

Campo Grande –MS, 18 de Abril de 2013.

PROJETO

Titulo do projeto

Projeto Páscoa

Público – alvo:

Creche II A

Justificativa

Ensinar o significa da páscoa e estimular a criatividade dos alunos por meio da criação de lembrancinhas que representam a data, pois se trata de uma data religiosa muito importante para os cristãos, os seus símbolos vem carregados de significados e merecem um destaque especial no calendário escolar em especial as crianças esperam pelo coelhinho e os ovos de chocolate. Este projeto tem como finalidade, resgatar os valores cristãos, mostrando ao educando que ainda existe neste dia a confraternização, união entre famílias, solidariedade, carinho, não é só a troca de chocolate.

Fundamentação teórica

Esse projeto tem como base na teoria de Maria Montessori, onde o aluno é responsável pelo seu próprio aprendizado através da orientação do educador, que tem como papel facilitar a construção do conhecimento por parte da criança. Através dos sentidos e do movimento estimula-se a construção e as percepções sensório motoras utilizando metodologias simples de trabalho de uma maneira fácil para o entendimento da criança. Os objetos de trabalho são atraentes, de forma que desperte nos pequenos o interesse pela descoberta, é uma teoria que parte do concreto para o abstrato, onde não há acúmulo de informações prontas, onde procura-se o novo, uma educação para a vida.

Desenvolvimento

O tema será desenvolvido inicialmente na roda da conversa vamos iniciar questionando as crianças sobre quais conceitos elas tem referente à páscoa;

Ex: quem sabe me dizer o que é a páscoa?

O que comemoramos na páscoa?

Quem pode me falar o significado da páscoa?

Explorando a imaginação e a criatividade do educando, instigando o interesse do aluno pelo assunto.

Atividades propostas

• Roda da conversa

• Historias relacionadas ao tema

• Desenhos e pinturas

• Colagem (montagem das lembrancinhas)

• Musicas do coelhinho

• Brincadeiras, coelhinho sai da toca

• Pintura facial imitando o coelho

Cronograma

18/03/2013: iniciaremos com a roda da conversa em uma linguagem infantil (onde iremos fazer debates sobre o tema).

Duração: 2 hs

Atividade: pintura para a confecção das lembrancinhas, teatrinho, desenhos para colorir, brincadeiras e o lanche.

19/03/2013: iniciaremos com histórias do tema(explicando o significado da páscoa),

Duração: 2 hs

Atividade: será entregue os desenhos (já pintados e recortados da aula anterior) para que seja feita a montagem das lembrancinhas(copo descartável), e brincadeiras (do tipo coelhinho sai da toca) será servido o lanche.

20/03/2013: encerramento do projeto

Duração: 3 hs

Atividade: brincadeiras ao ar livre, (como coelhinho sai da toca, esconder os ovos de páscoa para que as crianças possam encontrar, teatrinho, corrida do coelho, brincadeira da cadeira, pintura facial, lanches e entrega das lembrancinhas(confeccionadas por eles).

Objetivo específico

O projeto elaborado tem como objetivo desenvolver a atenção do aluno, a percepção e a criatividade em concominância ao conteúdo relacionado à páscoa, podendo também promover uma boa ação, abordar diferentes símbolos da páscoa.

Compreensões e reflexões da prática docente

A maioria das reformas educacionais propostas e colocadas em pratica é caracterizada por enfatizar o processo, recorrendo a novos recursos da tecnologia educacional e por condicionar os fins da educação às necessidades da produção e do desenvolvimento econômico do país. Nesse caso, o professor aparece como um mero técnico, aplicador de regras, planos e normas concebidas por especialistas, como tal não é ouvido nem considerado com relação às mudanças possíveis no seu campo de trabalho, é algumas vezes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com