TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EAD - Abordagens Humanistas em Psicologia

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  9.728 Palavras (39 Páginas)  •  1.899 Visualizações

Página 1 de 39

ABORDAGENS HUMANISTAS EM PSICOLOGIA

UNIDADE I

Pergunta 1

  1. O psicólogo humanista Amatuzzi (2008), assim como Holanda (2015), considera a Psicologia Humanista mais do que uma abordagem teórica. Para ele, trata-se de uma mudança paradigmática. Ele sintetiza essa mudança em três teses interligadas, a saber: 1) que o homem é palavra; 2) que isso implica uma mudança radical de ponto de vista; 3) que é uma mudança na relação com o objeto. Apoia essa ideia a crítica do fenomenólogo Husserl (HOLANDA, 2015), para quem as ciências naturais objetificam o homem ao perguntar “o que é o homem?”. 

Considere as afirmações abaixo: 

I – Existir é estar desde sempre imerso em significados e sentidos compartilhados, isto é, em uma cultura.
II – Abole-se toda possibilidade de conhecimento científico sobre o humano.
III – Todo gesto humano, seja uma ação cotidiana ou uma intervenção psicoterapêutica, é iniciador de algo, mas o fim permanece imprevisível.
IV – Assume-se como objetivo de toda intervenção psicológica resgatar o homem da alienação em que vive cotidianamente.
 
São corretas somente:

[pic 1]

a.

 I e II.

[pic 2]

b.

 II e III.

[pic 3]

c.

 III e IV.

[pic 4]

d.

 I, II e III.

[pic 5]

e.

 I e III. 


0,3 pontos   

Pergunta 2

  1. O Renascimento foi um movimento cultural e científico que revolucionou a Europa dos séculos XIV a XVI. Tal movimento é uma das influências do Humanismo na Psicologia (HOLANDA, 2015). A respeito das características do Humanismo resgatadas pela Psicologia está correto afirmar:
    I – O homem é considerado um agente cultural e a cultura está em constante mutação.
    II – As manifestações culturais como as artes, a ciência, a política e a beleza são revalorizadas.
    III – O homem deve ser considerado como um ser integral, constituído por corpo e alma.
    IV – A saúde do corpo e a maturidade anímica não são importantes a não ser como substrato mínimo para as virtudes que nos preparam para a vida eterna.
    V – A vida futura, eterna, após a morte, é valorizada com o objetivo ao qual o homem deve se dedicar, adquirindo méritos durante toda a vida na Terra.
     
    Estão corretas somente as afirmações:

[pic 6]

a.

I, II e III. 

[pic 7]

b.

I, III e V. 

[pic 8]

c.

II, III e IV.

[pic 9]

d.

I, IV e V.

[pic 10]

e.

 III, IV e V.


0,3 pontos   

Pergunta 3

  1. O psicólogo humanista Floyd Matson cita o behaviorista Watson: “Em resumo, disse Watson, ‘o brado do behaviorista é: ‘Deem-me um bebê e o mundo para criá-lo e eu fá-lo-ei engatinhar e caminhar; fá-lo-ei trepar e usar as mãos para construir casas de pedra e madeira; farei dele um ladrão, um pistoleiro ou um toxicômano. A possibilidade de moldá-lo em qualquer direção é quase infinita’” (Watson, 2016, apud Matson, 1974, p. 73).

 

As Psicologias Humanistas surgem como Terceira Força em Psicologia, opondo-se ao Behaviorismo e a Psicanálise. Quanto à relação com essas duas outras vertentes, estão corretas as afirmações, exceto (assinale a alternativa errada):

[pic 11]

a.

As Psicologias Humanistas discordam da possibilidade de modelagem de comportamento, estudada pelo Behaviorismo, ilustrada por Watson na citação. 

[pic 12]

b.

As Psicologias Humanistas reconhecem a existência dos desejos estudados pela Psicanálise como parte do ser humano.

[pic 13]

c.

As Psicologias Humanistas enfatizam o que aquelas deixaram em segundo plano: as dimensões superiores da personalidade: razão, liberdade e criatividade.

[pic 14]

d.

As Psicologias Humanistas se abrem para o estudo da ampliação da consciência, que não era tema das duas vertentes tradicionais. 

[pic 15]

e.

As Psicologias Humanistas focam a consciência como centro de conceituação do humano, diferentemente do Behaviorismo (comportamento) e da Psicanálise (inconsciente).


0,3 pontos   

Pergunta 4

  1. O Humanismo introduz de maneira premente na Psicologia a consideração do sentido. Holanda (2015) recorre ao pensamento do psicólogo humanista Mauro Amatuzzi, para quem a questão do sentido é a principal. Afirma: “A palavra é a própria questão de sentido, dado que o homem atual se encontra na palavra” (p. 150). Isso implica que:
    I – O ser humano é compreendido a partir das causas de seus comportamentos.
    II – A Psicologia Humanista investiga o sentido dos gestos humanos nas motivações inconscientes.
    III – O homem é compreendido como atual, isto é, desafiado pelas situações presentes, voltado para seu futuro e apoiado em sua história.
     
    Está(ão) correta(s) somente a(s) afirmação(ões):

[pic 16]

a.

I e II.

[pic 17]

b.

II e III.

[pic 18]

c.

 I.

[pic 19]

d.

II.

[pic 20]

e.

III. 


0,3 pontos   

Pergunta 5

  1. Considerando-a epistemologicamente, o psicólogo Luiz Cláudio Figueiredo (2012) insere as várias abordagens da Psicologia Humanista na matriz “vitalista e humanista”. A indicação dessa matriz se deve aos aspectos característicos dessas abordagens. Dentre eles, destacam-se:

I – A compreensão de que a vida é constante mudança.
II – A consideração de que o instinto e a dimensão irracional são modos de relação com a realidade tanto quanto o intelecto. Ambas, razão e irracionalidade, são expressão da mesma força vital.
III – A concepção de que a vida humana é movida por uma força vital, que a impulsiona para a autorrealização e o crescimento.
IV – A concepção de que o homem é primeiramente um organismo vivo, que somente depois desenvolve habilidades superiores (intelecto, por exemplo).
 
São atributos epistemológicos das Psicologias Humanistas somente os apresentados nas afirmações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (58.2 Kb)   pdf (372.7 Kb)   docx (302.5 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com