TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagens Humanista

Por:   •  5/10/2017  •  Resenha  •  3.386 Palavras (14 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 14

Abordagens Humanistas em Psicologia

Bases filosóficas do humanos

1) Por que o Humanismo?

- Por que a Psicologia Humanista utiliza um termo polissêmico como "humanismo"?

- O que significa "Humanismo"? Pensamento sobre o homem.

  • O humanismo entende que a partir do momento em que eu acredito que a minha teoria é capaz de dizer tudo sobre o ser humano ela acaba perdendo algo fundamental que é essa capacidade do homem de se questionar também sobre o sentido das coisas e de si mesmo.
  • A abordagem humanista na psicologia, surge com o propósito de resgatar a humanidade do homem.
  • O Renascimento surge em oposição ao pensamento medieval que desvalorizava o homem. O humanismo surge dentro desse Renascimento.
  • Podemos entender que mesmo com o Renascimento que passou a considerar o homem, o mesmo ainda assim não deixou os dizeres da igreja daquela época, fazendo assim a integração desse homem nesse processo.
  • A partir do momento em que o homem foi colocado como centro do universo e suas proporções foram valorizadas, a ciência passou a se expandir e a ser incentivada cada vez mais.

- Falar em Psicologia Humanista é redundante?

2) O Humanismo na Psicologia do século XX.

- Mudança radical no modo como o homem é compreendido pela psicologia.

- Críticas feitas pelo Humanismo às teorias psicológicas vigentes:

-> procuram estudar o ser humano a partir das mesmas leis que regem a natureza -> não dão conta de abarcar a totalidade humana.

-> deixam de lado os valores humanos e a subjetividade, pois estão preocupados apenas com o rigor científico e a qualificação.

- Portanto: primeiro sentido de "humanismo": visões que, em certa medida, criticam formas positivistas e objetificantes de se apreender o que é da ordem do humano.

3) As diferentes maneiras de compreender o humanismo

a) século V a.C: Protágoras de Abdera: pensador sofista que defendia que "o homem é a medida de todas as coisas".

  • Todas as teorias a respeito da definição do humanismo têm algo em comum que seria a missão de assumir uma atitude em tudo que é a favor do homem.

b) Humanismo como movimento cultural europeu.

 -> Principais características:

- Atrelado ao Renascimento.

- Buscava resgatar o Humanismo clássico dos gregos e seus valores.

- Deu origem a qualquer filosofia que coloque o homem como centro de suas preocupações.

- Reação ao sobrenaturalismo medieval: desprezo pelo que é humano - cultivo da alma; busca pela felicidade na vida eterna;

- Revalorização do humano: desenvolvimento das potencialidades humanas.

- Valorização da beleza, do corpo, da moral, da ética, das artes, etc.                        

O que a Psicologia Humanista é o Humanismo renascentista têm em comum? Embora com intuitos diferentes, tanto a Psicologia Humanista, quanto o humanismo renascentista procuram resgatar o homem de concepções que o limitam ou diminuem a sua importância. A Psicologia Humanista faz isso na medida em que procura retirar o homem do domínio científico. Já o humanismo renascentista realiza este resgate quando procura desvincular o homem do pensamento medieval que negava a vida humana e tudo o que dizia respeito ao homem.

c) Humanismo ético segundo Erich Fromm:

- Humanismo não seria um envolvimento localizado na Europa do séc. XIV.

- Maneira mais ampla de abordar o humanismo - diferentes teorias sobre o homem poderiam ser consideradas humanistas.

- Apresenta uma tradição da ética humanista, de modo que encontra representantes do humanismo em praticamente todas as épocas do pensamento ocidental.

- Crença nas potencialidades humanas - busca-se o bem como afirmação da vida e o desenvolvimento das capacidades do homem.

- Humanismo - não é apenas um postulado teórico, mas antes, uma atitude concreta em favor do homem.

4) O que podemos falar cerca do Humanismo hoje?

- Atualmente, o Humanismo não se resume mais simplesmente a uma reação ou uma atitude a favor do homem, pois ele entrou para o campo de interesse da Antropologia Filosófica a qual se interessa, em especial, pelas discussões em torno do que costumamos chamar de "visões de homem".

  • Antropologia Filosófica -> É um ramo da filosofia mais atual que tenta olhar para trás nas teorias a respeito do homem tentando explicar uma visão de homem integrando todas essas abordagens.

- O que é o homem? X Quem é o homem?

  • Perguntar “o que é o homem” é diferente de perguntar “quem é o homem”.
  • Quando eu pergunto “O que é o homem?”, eu estou querendo saber sobre a essência do homem, esperando uma resposta fechada como se transformasse o homem num objeto.
  • Se eu tenho uma garrafa (objeto), faz mais sentido eu perguntar “o que é a garrafa” do que eu perguntar “quem é a garrafa”, já fazer essas mesmas perguntas em relação ao homem ambas vão fazer sentido.
  • Perguntar “quem é o homem” nos remete a pensar quem somos nós e é compreender que o homem pode se perguntar na existência quem é ele, então por isso que perguntar “o que” da garrafa faz mais sentido do que perguntar “o quem” da garrafa. O homem também pode perguntar quem é ele, quem são os outros, o que ele é e o que são os outros.

- O existencialismo é um humanismo?

- O que os leva a unir sob o mesmo nome certas tendências é justamente uma tentativa de colocar o homem no centro de suas preocupações e de resgatar valores essencialmente humanos e produções humanas como sendo dignos de serem olhados com cuidado e destaque.

- Dilema paradoxal: Teria o Humanismo nos levado a uma desumanização do homem? Em que sentido?

- Portanto, qual o sentido em se falar em Humanismo hoje?

5) Em síntese...

- Nossa proposta ao falarmos de Humanismo, portanto, é que o tomemos em um sentido mais amplo que faz com que possamos compreende-lo como uma ética que nos coloca, enquanto humanos, responsáveis não somente pela nossa própria humanidade, mas também, pela existência e resgate da humanidade como um todo.

Introdução ao Humanismo na Psicologia e às Psicologia Humanistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (224 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com