TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO

Por:   •  18/11/2020  •  Relatório de pesquisa  •  3.171 Palavras (13 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNILAGO – UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS

Lucimara Cesar Dangelo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO II

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

Lucimara Cesar Dangelo

ESTÁGIO SUPERVISIONADO ESPECÍFICO II

Trabalho de estágio supervisionado específico II 100h 7º Período Psicologia- Noturno

Orientadora: Profª. Neomelice Xavier

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

2016

AGRADECIMENTOS

          Agradeço a Deus, por estar sempre do meu lado me auxiliando na realização do meu grande sonho de fazer Psicologia. Obrigada meu Deus por toda a força que o Senhor me deu até agora. Serei eternamente grata.

            Gostaria de agradecer profundamente à professora que supervisionou nesta etapa do estágio com a disciplina de Psicologia no Trabalho de Estágio Supervisionado Específico II - Profª. Neomelice Xavier, que para mim é um exemplo de excelência que enriquece com seu conhecimento e com sua dedicação,oferecendo suporte, atenção, e dispondo de seu tempo a orientar no que me foi necessário. Um aprendizado que levarei para sempre.

           Agradeço a todos gestores, funcionários e principalmente o psicólogo da empresa Mega Geradores do Brasil, me receberam de braços abertos e se colocaram à disposição para o que precisei. Juntos contribuíram com suas experiências passaram suas rotinas de trabalhos, e apresentação da área a qual são responsáveis.         

          E a todos os familiares e amigos que me apoiam, torcem pela minha realização profissional e pela minha felicidade. São fontes de sabedoria que eu gostaria que não me deixassem nunca. Obrigada pela força, pela compreensão, pelo ombro amigo e pelo imenso carinho.

         Enfim, agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para o meu desenvolvimento.

         Participar deste estágio foi uma experiência riquíssima, que sem dúvida levarei comigo por toda a minha vida. Obrigada a todos e um enorme e sincero abraço.

SUMÁRIO

        

    Agradecimentos

 

    1. Introdução.........................................................................................................

        1.1 Evolução Histórica da Psicologia do Trabalho........................................

        1.2 Caracterização dos Psicólogos Organizacionais......................................

        1.3 Desenvolvimento de Competências Organizacionais e Individuais.......

        1.4 Cultura Organizacional.............................................................................

    2. Formação do Psicólogo para atuação nas Organizações..............................

    3. A Empresa..........................................................................................................

    4. Registro da Observação.........................................................................................

    5. Conclusão................................................................................................................

    6. Referências bibliográficas........................................................................................

1 Introdução.

1.1 Evolução Histórica da Psicologia do Trabalho

Segundo Sampaio (1995), a Psicologia do Trabalho apresenta respectivamente três faces: (1) a Psicologia Industrial; (2) a Psicologia Organizacional e (3) a Psicologia do Trabalho propriamente dita.

(1) A prática da Psicologia da Indústria resumia-se à seleção de pessoal e colocação profissional, e à medida que novos estudos foram realizados, estes foram acolhidos como forma de reduzir os efeitos da organização mecanicista através da melhora no relacionamento com os empregados. Nopós-guerra já haviam temas consagrados à área da Psicologia Industrial: seleção (baseada na psicometria), classificação de pessoal, avaliação de desempenho, condições de trabalho, treinamento, liderança e engenharia psicológica. A psicologia industrial e do trabalho foi uma das primeiras áreas onde a psicologia passou a ser aplicada no Brasil e, na década de 80, ainda eram poucos os psicólogos que ocupavam cargos de assessoramento ou de gerência de recursos humanos (GIL, 1985).

(2) A Psicologia Organizacional, segunda face da Psicologia do Trabalho, foi surgindo à medida que os psicólogos deixaram de estudar apenas os postos de trabalho para contribuir também na discussão das estruturas da organização. Dessa forma, houve uma ampliação do objeto de estudo, apesar dos psicólogos continuarem presos ao problema da produtividade das empresas. Dentro da Psicologia Organizacional existe a ideia de desenvolvimento gerencial (DG), que procura atingir uma flexibilidade nas relações de trabalho com a finalidade de reduzir e evitar conflitos.

(3) A terceira face da Psicologia do Trabalho surgiu no início dos anos 70, quando a Administração consolidou uma escola contigencialista onde procuravam estudar os efeitos do ambiente e da tecnologia no contexto da organização do trabalho. Apesar do contingencialismo ter gerado a escola de administração estratégica, foi a partir de seus estudos que se observaram convergências entre a Sociologia do Trabalho, a Administração e a Psicologia do Trabalho. A Psicologia do Trabalho tem como ponto central oestudo e a compreensão do trabalho humano em todos os seus significados. A grande diferença entre a Psicologia do Trabalho e suas antecessoras é que na primeira há lugar para ver o homem como sujeito do seu desejo e seus esforços se voltam para a saúde e o bem-estar humano, independente do aumento ou da não lucratividade e produtividade das organizações. Esta face se ocupa, antes de mais nada, da compreensão do trabalho humano. No entanto, ao longo dos anos, a preocupação dominante das organizações tem se centrado na eficácia e eficiência dos trabalhadores, que não condiz com a preocupação dominante desta terceira face da psicologia do trabalho, situando suas investigações dentro do paradigma funcionalista que embasa as teorias dominantes de gestão organizacional (CUNHA et al, 2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (163.9 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com