TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÍMULO NEUTRO EMPARELHADO COM ESTIMULO NATURAL = CONDICIONAMENTO ESTIMULO NEUTRO SE TORNA ESTIMULO CONDICIONADO

Por:   •  5/6/2018  •  Resenha  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 11

PAVLOV – Fisiologista

Percebeu as influências do meio externo sobre os animais de pesquisa

Estudou o condicionamento das respostas do organismo – REFLEXO CONDICIONADO

O desenvolvimento de técnicas psicológicas de modificação do comportamento, apoiadas na utilização de estímulos agradáveis ou desagradáveis – a chamada psicologia comportamental ou “behaviorista”, de origem americana –, associou o nome de Pavlov à psicologia.

Quando o fisiologista lida com as funções básicas do sistema nervoso – com os processos da excitação e condução nervosa –, mesmo que a natureza destes fenômenos seja ainda obscura, ele continua um naturalista, investigando uma a uma as várias influências externas sobre estes processos nervosos gerais.

ESTÍMULO NEUTRO EMPARELHADO COM ESTIMULO NATURAL = CONDICIONAMENTO ESTIMULO NEUTRO SE TORNA ESTIMULO CONDICIONADO

Qualquer estimulo neutro pode ser transformado em estimulo condicionado se ele for emparelhado

O COMORTAMENTO É REGULADO PELAS CONSEQUENCIAS – REFORÇOS

O condicionamento precisa ser reforçado. O reforço pode ser positivo ou negativo.

THORNDIKE – Introduziu o esquema de estímulo x resposta

Experimento de Thorndike = LEI DO EFEITO (Quando determinada ação recebe reforço positivo há uma maior probabilidade de ela ser repetida)

Embora, muitas vezes a ideia de que as consequências levam à mudanças no comportamento seja associada com o processo de condicionamento operante e BF Skinner, esta noção tem suas raízes no trabalho inicial do psicólogo Edward Thorndike. Em seus experimentos, Thorndike utilizou objetos que são conhecidos como caixas problema para estudar como os animais aprendem. As caixas eram fechadas, mas continham uma pequena alavanca que, quando pressionadas, permitiriam que o animal escapasse.

Thorndike iria colocar um gato dentro da caixa problema e, colocar um pedaço de carne fora da caixa e, em seguida, observar os esforços do animal para escapar e obter a comida.

Registrou quanto tempo cada animal levou para descobrir como libertar-se da caixa.

Eventualmente, os gatos iriam pressionar a alavanca, e a porta se abriria para que o animal pudesse receber a recompensa. Apesar de a primeira prensagem na alavanca ocorrer simplesmente por acidente, os gatos tornaram-se propensos a repeti-la, porque eles tinham recebido um prêmio imediatamente após executar a ação.

Thorndike nota que com cada ensaio, os gatos chegam muito mais rapidamente à abertura da porta. Já que pressionar a alavanca tinha conduzido a um resultado favorável, os gatos eram muito mais propensos a realizar o comportamento novamente no futuro.

Thorndike iria colocar um gato dentro da caixa problema e, colocar um pedaço de carne fora da caixa e, em seguida, observar os esforços do animal para escapar e obter a comida.

A INFLUENCIA DA LEI DO EFEITO NO BEHAVIORISMO

BF Skinner baseou sua teoria do condicionamento operante na lei do efeito.

Skinner também desenvolveu sua própria versão de uma caixa problema que ele se referiu como uma câmara de condicionamento operante (Caixa de Skinner).

No condicionamento operante, comportamentos que são reforçados são fortalecidos, enquanto

A GESTALT DISCORDA DA IDEIA DE LEI DO EFEITO DE THORNDIKE, pois acredita que é possível organizar as ações de forma a ter resultados positivos sem as experiências de reforço da lei do efeito.

WATSON – Behaviorista METODOLÓGICO (mais antigo)

Criou o BEHAVIORISMO METODOLOGICO (Pois acreditava que para tudo existia um método) Experimento do pequeno Albert.

Também se inspirou em Pavlov (CONDICIONAMENTO)

Suas principais características eram o CIENTIFICISMO e o POSITIVISMO, pois para ele só era válido o que era objetivo, o que era provável, o que era experimentável (o que era possível ser provado através de experimentos, o demais era descartado – como a MENTE, por exemplo).

Queria encontrar as leis do comportamento para poder assim, PREVÊ-LO e CONTROLÁ-LO.

Também estudou o comportamento dos animais, pois para ele o ser humano não era o único possível de ser controlado (já que não acreditava em mente, ou que o ser humano fosse dotado de algum raciocínio superior). Sempre PAUTADO NA OBSERVAÇÃO, na EXPERIMENTAÇÃO.

Acreditava que o pensamento provinha de um zumbido quase imperceptível das cordas vocais

Tudo para Watson era condicionamento, inclusive o INSTINTO (toda pessoa só é o que é devido aos estímulos que vivenciou, não existindo nenhum tipo de reflexo que seja inato, TUDO, inclusive o instinto, é aprendido, é CONDICIONADO).

Para ele, não existe genética (algum tipo de pré-disposição a algo), apenas ambiente (qualquer pré-disposição é APRENDIDA, é CONDICIONADA).

O INSTINTO, para Watson, se trata de RESPOSTAS as quais os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (141.8 Kb)   docx (20.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com