TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escala de Maturidade para Escolha Profissional

Por:   •  1/6/2018  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Disciplina: Testes Objetivos

Prof (a): Cristiany Azamor

Alunos:

 Daniela Bernardes 20162103564

 Jhennifer F Cardozo 20161105287

 Karoline da Silva Conceição 20161106391

Roteiro do Trabalho sobre Testes Vocacionais

  • Segunda parte – Exposição de um modelo de teste e suas explicações
  1. Demonstrar o teste e como ele foi formulado;
  2. Falar sobre sua principal demanda e quais lugares eles costumam ser aplicados;
  3. Discorrer sobre sua validação;
  4. Explicar as regras de aplicação;
  5. Mostrar como é feita a correção e como se da o processo para obter o resultado.
  6. Como o resultado é devolvido ao aplicando.

1.0 Escala de Maturidade para Escolha Profissional - EMEP

  “A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP (NEIVA, 1999), é uma escala do tipo Likert, contendo cinco modalidades de resposta, num total de 45 afirmações que indicam atitudes com relação à escolha profissional, sendo que destes, 23 são positivos (enunciados que indicam maturidade), e 22 são negativos (enunciados que indicam imaturidade). As respostas podem variar de 01 a 05.O sujeito deve examinar cada uma delas e apontar a frequência com que age ou pensa segundo a forma indicada em cada afirmação. As modalidades de resposta são: “sempre”, “frequentemente”, “às vezes”, “raramente” e “nunca”. A escala possui cinco subescalas (Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional), pode-se calcular a pontuação bruta para cada uma delas e para a Maturidade Total. O instrumento foi devidamente validado, tendo como amostra alunos do ensino médio da cidade de São Paulo. Foram realizados os seguintes procedimentos para o estudo de validade e fidedignidade da escala: análise fatorial, análise discriminativa com relação às variáveis de natureza temporal - nível de escolaridade e idade - e a obtenção de coeficientes de consistência interna para todas as sub-escalas - alfa de Cronbach (NEIVA; SILVA; MIRANDA; ESTEVES, 2005)” (PAULA,V.A, 2014 )

Composição Kit

01   Manual

01   Crivo de avaliação

01   Bloco com 25 folhas de exercício/resposta

01   Bloco com 25 folhas de perfil/relatório de resultados

 

Objetivo

A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP, tem por objetivo avaliar o nível de maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que compõem a maturidade são os mais e os menos desenvolvidos.

 

População

Pode ser utilizada com indivíduos cursando o nono ano do ensino fundamental, primeiro, segundo e terceiro anos do ensino médio, podendo também ser aplicada a sujeitos que já concluíram o ensino médio e que estão escolhendo sua futura profissão ou ocupação, ou alunos universitários em reorientação.

 

Aplicação

Individual ou coletiva.

 

Tempo

Sem limite de tempo, necessitando, em média, de 15 a 30 minutos.

 

Correção

Manual.

 

Descrição e Demanda

A Escala de Maturidade para a Escolha Profissional – EMEP, surgiu da necessidade de se avaliar de forma mais precisa a prontidão dos jovens para a tomada da primeira decisão profissional, assim como o desenvolvimento de orientandos submetidos a uma intervenção em Orientação Profissional.

 

A EMEP é uma escala do tipo Likert, na qual o indivíduo tem como tarefa avaliar a frequência com que atua ou pensa, segundo a forma indicada em cada enunciado.  Está composta por 45 itens, sendo que destes, 23 são positivos (enunciados que indicam maturidade) e 22 são negativos (enunciados que indicam imaturidade).  As respostas podem variar de 01 a 05.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (48.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com