TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Escritores da Liberdade

Por:   •  7/12/2015  •  Artigo  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

 “O Ser Professor e a Relação Professor Aluno”

"Desaprender para aprender. Apagar para escrever em cima.
Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida, basta desaprendermos o receio de mudar".

“Martha Medeiros”

Acredito que temos muito que refletir através do filme “Escritores da Liberdade”, ele consegue nos relatar muito bem acontecimentos e experiências vivenciadas ainda nos dias de hoje dentro do contexto escolar. Muitas vezes a realidade que os jovens vivem em casa, como a violência doméstica, as drogas o desemprego entre outros fazem com que eles procurem uma solução nas ruas e lá se envolvem em situações cruéis, como exemplo, as gangues mostradas no filme, muitas vezes eles só conseguem reconhecimento neste contexto por que as escolas os professores como podemos ver no filme não querem investir nestes alunos por não acreditar na sua capacidade.

O que muitas vezes falta dentro das escolas são professores estimulados há ensinar e fazer a diferença, professores que acreditem que podem fazer a diferença dentro daquele espaço, claro que muitas vezes ocorre situações em que a própria instituição não investe nestes alunos desta forma dificultando o desempenho destes professores no seu processo de aprendizagem que muitas vezes acabam se acomodando e se engessando as instituições.

Acredito que muitos já se questionaram o porquê das crianças não gostarem de estudar? Hoje conseguimos perceber até mesmo por experiências próprias que os alunos devem sentir-se estimulados precisam de alguém que acreditem neles os fazendo sentirem-se especiais e que possibilitem a liberdade deles serem eles mesmos dentro deste espaço com suas singularidades proporcionando a liberdade de se recriar acreditando na mudança. No momento que o professor fecha a porta da sala de aula não se deve ignorar totalmente o contexto familiar e social destes alunos não se deve tentar apagar a história de vida deles mas possibilitar um espaço em que eles consigam serem autores de suas próprias histórias sem ter que aceitar o que já esta pronto o que esta sendo  impostos para eles como única alternativa, mas sim ter a liberdade de mudar e recriar quantas vezes for necessário.

Bem nesse primeiro momento queremos discorrer sobre a relação professor-aluno, relação esta que favorece na aprendizagem e no desempenho do aluno, a interação, a didática o dialogo, os processos na educação em sala de aula tudo esta envolvido nos conhecimentos produzidos e reproduzidos, o professor deve despertar curiosidade dos alunos, o papel do professor é de construção, ele deve se preocupar com a motivação dos alunos é movimentar o aluno, não deixar sentimentos hostis na relação, deve haver uma relação de trocas, reflexões, escutas.

O ensino é um processo social, são trocas, tanto o aluno como o professor esperam reconhecimento, as relações humanas são complexas e a educação é uma das fontes mais importantes no desenvolvimento comportamental ela agrega valores, não deve ser limitada essa relação professor aluno o professor não deve se colocar na posição de suposto saber.

A relação professor aluno depende de diversos fatores como confiança, clima capacidade de falar, ouvir e compreender, transformar alunos autônomos.

Neste segundo momento discorremos sobre a possível aplicabilidade da criatividade em sala de aula, esta independente de infraestrutura e recursos, pois a criatividade é independente de local para acontecer, o professor facilitador deve trazer vastos repertórios de contos, diferenciadas maneiras de contar histórias trazer para sala de aula diferenciadas exposições de conteúdos. Os espaços dependem do professor que mostre desejo e disposição, o dinamismo faz com que todos cresçam, os professores facilitadores de criatividade serão valorizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (92.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com