TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo De Caso

Exames: Estudo De Caso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  9.010 Palavras (37 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 37

ESTUDO DE CASO

Esse caso refere-se a uma análise de trabalho conduzida pela Dra. Brannick. Uma rede nacional de supermercados contratou a Dra.Brannick, doutora em psicologia organizacional, para ajudar a desenvolver e validar um teste de seleção para trabalhadores do depósito. O teste fora desenvolvido por uma empresa especializada em testes de agilidade física. O cliente queria que um consultor independente realizasse a análise inicial do trabalho indicando o tipo de teste necessário e conduzindo a validação para verificar a eficácia do teste. O cliente desejava, com isso, evitar o potencial conflito de interesses caso a mesma empresa que concebeu o teste conduzisse o projeto inteiro, especialmente a validação (verificação da validade do teste para a seleção). Dessa forma, a dra Brannick foi contratada para proporcionar seu ponto de vista especializado e objetivo. É bastante comum para consultores de psicologia organizacional de diferentes empresas trabalharem juntos, cada um se ocupando de uma etapa do projeto. Isso na verdade consiste na gestão de pessoas, visando melhorar a seleção, a partir da análise do trabalho.

O trabalho demandava agilidade física, já que vários itens deveriam ser retirados das prateleiras e colocados nos paletes manualmente. A Dra Brannick utilizou um método observacional de análise do trabalho. Ela visitou o depósito e passou muitas horas observando os funcionários e registrando os movimentos físicos específicos envolvidos. Ela observou que três movimentos em particular se destacavam: agarrar (pegar um item somente com todos os dedos e o polegar de uma mão), pegar (pegar um item com as duas mãos) e beliscar(pegar um item somente com o indicador e o polegar). Uma vez identificados os movimentos específicos, a empresa de testes elaborou o teste psicomotor para determinar a eficácia com a qual os candidatos eram capazes de executar os movimentos necessários.

Desenvolvido os testes, ele foi aplicado em 350 funcionários. A Dra. Brannick treinou supervisores para avaliar a qualidade do desempenho no trabalho dos seus funcionários. Dados objetivos do desempenho foram coletados sobre absenteísmo e o número de paletes /dia carregados por funcionário. De posse desses dados, ela conduziu uma análise de dados estatística para verificar se o teste seria capaz de prever o desempenho dos funcionários no trabalho. Esse estudo conseguiu demonstrar que o teste era válido. E até hoje é usado para selecionar trabalhadores de depósito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com