TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido de Psicologia

Por:   •  1/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  645 Palavras (3 Páginas)  •  1.295 Visualizações

Página 1 de 3

 ALUNO

DISCIPLINA

PSICOLOGIA: PROCESSOS, APRENDIZAGEM E INTELIGÊNCIA.

PROFESSOR

Iracivan Araujo Manço 

TURMA

 3 NOITE

CÓDIGO DA TURMA

[pic 3]

  1. O que se entende, em Psicologia, quando se fala em “Inteligência”?

Capacidade para aprender a partir da experiência, usando processos metacognitivos para melhorar a aprendizagem, e a capacidade para adaptar-se ao ambiente circundante que pode exigir diferentes adaptações dentro de diferentes contextos sociais e culturais.

  1. Qual o procedimento do teste Stanford-Binet para estabelecer a IM?

O procedimento é realizar testes de acordo com a idade, ou seja, uma criança de  3 anos responde apenas questões que 75% das crianças da sua idade resolveriam e assim por diante. Dessa forma o resultado de uma criança no teste podia ser apresentado como idade mental (IM), isto é, a idade corresponde às questões que ela podia resolver.

  1. Qual seria o QI de uma criança de 4 anos cuja IM fosse igual a 3 anos e 2 meses?

QI = 3,2 = 80

         4

  1. Aponte duas críticas que costumam ser dirigida ao teste Stanford-Binet.

A primeira é feita pelos psicólogos que acreditam que há muitas dimensões de inteligência, se refere ao fato do QI, sendo um resultado numérico único, não expressar adequadamente a capacidade do individuo.

A segunda aponta que os itens dos testes se assemelham muito a problemas que costumam ser propostas na sala de aula. Isto faria que com as crianças de classe média e alta fossem favorecidas, já que estas são mais familiarizadas com esse tipo de questão.

  1. Comente as teorias que explicam sobre a composição da inteligência:

  • Teoria dos dois fatores

Todaatividade intelectual é composta por dois fatores, um geral (g) comum a toda atividade mental, e um especifico (s), característica dessa atividade individualizada.

  • Teoria dos fatores múltiplos

A inteligência é composta por muitos fatores que se inter-relacionam. Assim qualquer atividade intelectual depende de um conjunto de fatores minúsculos que operam simultaneamente. Para fins práticos de medida é possível agrupá-los.

  • Teoria dos grupos de fatores

A inteligência é constituída de grupos de capacidades mentais primárias que operam com relativa independência uma das outras. Assim, existem grupos de operações mentais que deoende de um fato primário comum, e outros que dependem de outro.

  1.  Comente sobre o processo de Inteligência Humana enfatizando as teorias:

  1. Teoria das Inteligências Múltiplas.

As diferenças entre as competências que cada pessoa tem passaram a ser reconhecidas como uma espécie de inteligência, chamadas inteligências múltiplas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (140.5 Kb)   docx (61 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com