TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso: Roubo por funcionário em um restaurante

Por:   •  26/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  787 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de caso:

Roubo por funcionário em um restaurante

Questões para discursão

1) Que fatores levam funcionários a roubar?

r. Os motivos que levam os colaboradores a cometer os furtos ou fraudes, atingindo o patrimônio da empresa são vários, sendo os mais importantes a Falta de Controles internos, a má intenção de algumas pessoas, e Ausência ou ineficácia de fiscalização por parte do setor de Prevenção de Perdas. Além destes motivos, podemos enumerar também a insatisfação dos colaboradores diante de um clima de injustiças, parcialidades e sonegação, bem como a sensação de impunidade em saber que a empresa hesita em tomar as medidas legais cabíveis em casos de furtos.

2) Porque o programa de determinação de metas reduziu os furtos?

r. Não se sabe ao certo, é possível que os membros do grupo pararam de roubar para alcançar as metas ou os outros membros do grupo pressionaram aqueles que furtavam a parar de roubar.

3) Quais outras intervenções poderiam ter reduzido os furtos?

r. É muito importante que desde o processo de seleção, esteja evidente a filosofia preventiva existente na empresa além de aumentar a segurança instalando câmeras e outros meios de controle de materiais, dar palestras, tentar aproxima o colaborador da empresa, criar uma política de planejamento na área de Prevenção de Perdas e alinhar integralmente os departamentos de Recursos Humanos e Prevenção de Perdas. Dentro deste pensamento, a principal arma que a empresa tem para reduzir as perdas motivadas pelos furtos e fraudes será ter uma Equipe de Prevenção de Perdas totalmente capacitada e prevenir e reduzir estas ocorrências. Controles de entrada, saída e acessos de colaboradores pela Prevenção de Perdas;

4) Em que extensão você acha que os funcionários furtam em grandes organizações.

r. Existe uma pequena minoria de funcionários que praticam esse tipo de crime, acho que não existe uma mensuração correta mesmo porque existem muitas como variantes tipo emprego que a pessoa tem, grau de instrução cultura etc.. Más o que é certo é que menos da metade bem menos eu acredito tem essa pratica, mesmo assim depende do tamanho da empresa também, a mesma possa vir sentir ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (38.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com