TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio Supervisionado

Por:   •  15/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.315 Palavras (14 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 14

        1. INTRODUÇÃO

O presente relatório foi desenvolvido no decorrer da disciplina Estágio Supervisionado VI, no 10º período do curso de Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira. De acordo com o Manual do Estagiário, Estágio Supervisionado pode ser entendido como conjunto de atividades de formação, supervisionado por membro capacitado do corpo docente comprovada. Esta prática é regulamentada pela Lei 11.788, de 25 de Setembro de 2008 e compõe-se de atividades desenvolvidas em entidades devidamente conveniadas com a Instituição de Ensino Superior e ocorre em seis períodos letivos, sendo dividido em duas modalidades: Núcleo Comum, onde as disciplinas são comuns a todos os estudantes e o Núcleo de Ênfases Curriculares, em que cada aluno opta pela área que deseja, devendo esta, ser voltada para áreas de pesquisa. Para os cursos de Graduação em Psicologia em seu Art 5º e em seu Art 21º a formação em Psicologia deve contemplar eixos curriculares específicos que sustentem epistemologicamente, historicamente e metodologicamente o contato do formando com situações, contextos e instituições permitindo a eles a concretização de conhecimentos, habilidades e atitudes em ações profissionais.

Ainda de acordo com o Manual, o Estágio Supervisionado, é composto de atividades como observação e entrevista, possibilitando a aplicação dos conhecimentos específicos, aproximando o aluno dos contextos de atuação do psicólogo, unindo teoria e prática de forma a favorecer o crescimento profissional do acadêmico e faz parte do projeto pedagógico do curso sendo requisito para aprovação e obtenção do diploma. Este estágio será realizado segundo o regulamento de estágio supervisionado produzido pela gestão de estágio da Universidade em questão, segundo o código de ética do psicólogo e sob orientação dos professores responsáveis. O presente estágio foi realizado na Clinica-Escola da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) - Campus Goiânia situada na Rua 105-B, nº 185 – Setor Sul – Goiânia/GO - A UNIVERSO é uma instituição nacional, com a missão de promover a formação integral do homem, dando oportunidade de educação para todos, fundamentada em valores éticos e morais e compromissada com as responsabilidades sociais da comunidade.

A Universidade Salgado de Oliveira chega aos 50 anos de tradição em educação com o compromisso de preparar seus alunos não só para conquistarem seu espaço na sociedade, mas para se tornarem profissionais competentes e com responsabilidade social. Na visão da UNIVERSO a psicologia é uma ciência que trata do ser humano numa perspectiva biopsicossocial, interagindo com vários campos de saber e práticas sociais. Por isso, precisa estar atualizada em relação às inovações científicas e aos acontecimentos da sociedade contemporânea. O curso destina-se à formação de psicólogos aptos a pesquisar situações e problemas psicológicos presentes na educação, na saúde, no trabalho na vida social e neles intervir. O psicólogo é um profissional que trabalha para promover e resgatar a saúde mental de indivíduos e grupos sociais, podendo atuar numa diversidade de locais, como escolas, empresas, hospitais, clínicas e no âmbito de projetos sociais e comunitários, da publicidade, do esporte, da justiça, da consultoria etc. Além disso, tem um importante papel na resolução de problemas sociais, como, por exemplo, a violência, o individualismo e a competitividade exacerbados, os altos índices de estresse, depressão e doenças psicossomáticas que acometem a comunidade. Desta forma, fica evidente que o profissional tem um campo abrangente e diversificado de atuação no mercado de trabalho.  (Fonte: http://www.universo.edu.br/portal/goiania/).

O Parecer nº 403/62 do Conselho Federal de Psicologia – CFP, aprovado em 19/12/1962, que instituiu oficialmente o curso de Psicologia no Brasil e vigorou até 1996, definiu um currículo mínimo que seguia o modelo médico no qual o aluno deveria cursar um núcleo comum até o terceiro ou quarto ano, para então seguir a habilitação escolhida (licenciatura ou bacharelado).

As clinica-escolas são serviços de atendimento psicológico que funcionam nas instituições de ensino superior, nos cursos de psicologia, destinados ao atendimento à saúde pública. São serviços de atendimentos feitos por estudantes/estagiários de psicologia no quarto ou quinto ano de curso, todos esses alunos são supervisionados/orientados por um professor/psicólogo do curso de Psicologia, a clinica psicológica nas universidades tem algumas funções importantes, são elas: um espaço de alivio do sofrimento psicológico; uma oportunidade para o mundo profissional dos estagiários, que estão tendo à oportunidade de vivenciar a atitude clinica de forma mais direta desenvolvendo a parte técnica de sua formação clínica, aplicando também os conhecimentos teóricos adquiridos nos anos anteriores.

Além de favorecer a população oferecendo atendimento qualificado a uma grande maioria da comunidade que não possui recursos suficientes para a busca de atendimento em outro local. Por meio da vivência na clínica-escola que o psicólogo formula suas bases de conhecimentos e experiências relativas ao efetivo atendimento psicoterapêutico de pessoas com dificuldades psicológicas. De outra forma, o paciente que busca atendimento, em uma clínica-escola, poderá desenvolver e melhorar sua capacidade afetiva e social e, com isso alcançar mais qualidade intra e intersubjetiva no meio cultural e social no qual está inserido.

  1. Justificativa

Descrever as atividades desenvolvidas, apresentando as questões mais relevantes do atendimento psicoterápico, intervenções realizadas e reflexões sobre o tema e situações vivenciadas, abordando as questões mais significativas que foram observadas ao longo do período de estágio.

  1. Objetivos Gerais

Tem o objetivo de proporcionar que os alunos possam ver na prática, o conteúdo assimilado em sala de aula, unindo conhecimento prático e teórico, possibilitando o exercício de uma escuta e intervenção clínica a partir da compreensão da relação entre terapeuta e cliente.

  1. Objetivos Específicos

O presente relatório tem como objetivo principal descrever como se deu o atendimento psicoterápico no NPA; através da escuta, observação como ferramentas para o levantamento das principais demandas do paciente, apresentando ao final, a intervenção realizado com o mesmo.

        2. REVISÃO DA LITERATURA

        2.1 LUTO NA INFÂNCIA

        As perdas e a morte estão presentes na vida do ser humano desde o inicio, mas, quando uma criança passa por alguma perda, ela desconhece diversos fatores incorporados a perda, como por exemplo, talvez ela não saiba que da morte as pessoas não podem voltar, diante disso, a explicação dos fatos e o acolhimento por parte dos adultos a esta criança, faz se bastante necessário, pois, os adultos são seu porto seguro, e essas memórias vão acompanhá-las para o resto da vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (151.6 Kb)   docx (25.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com