TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etnografia: Resenha Critica

Por:   •  21/10/2018  •  Resenha  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

A Etnografia o que realmente é, pode se dizer que é como a ciência das etnias , um estudo descritivo da cultura dos povos,  seus modos de vida, sua língua, raça, religião entre outros. É também estudo sobre manifestações materiais de suas atividades, a etnografia estuda e revela os costumes, as crenças e as tradições de uma sociedade, que são transmitidas de geração em geração e que permitem a continuidade de uma determinada cultura ou de um sistema social. Ela deve ser entendida como dizia Spradley (1979), como a descrição da cultura seja ela qual for, e qual ambiente for, sendo o investigador etnográfico quem deve entender o ponto de vista, e a interpretação dos nativos da cultura. A etnografia, de Fernando Sabirón (2001) também comenta sobre a interpretação, como ‘’Método de investigação originário da antropologia, esgotava-se numa finalidade estritamente descritiva, e a etnografia escolar, nessa mesma linha, seria a mera descrição da cultura’’.

Cada pessoa tem um modo de ver as coisas, que são passados de geração em geração. Na cultura por exemplo da escola, e como condicionante de papéis, como essa pessoa irá se comportar, agir e falar no meio que está inserido.  Os pesquisadores da área da Educação começaram a fazer uso da etnografia a partir do início da década de 1970, hoje em dia tem como finalidade compreender ‘de dentro’ os fenômenos educacionais. Pretendendo explicar a realidade com base na percepção, atribuição de significado e opinião das pessoas que nela participam. A etnografia na pesquisa em educação contribui para a descoberta da complexidade dos fenômenos educacionais e possibilita um conhecimento real e profundo, proporcionando a introdução de reformas, inovações e tomadas de decisão.

Segundo Michael Genzuk (op. cit.) a etnografia é olhar de perto, sendo de uma experiência própria, que ‘’envolve três formas de recolher dados: entrevistas, observação e documentos, os quais, por sua vez, produzem três tipos 6 de dados: citações, descrições e excertos de documentos, que resultam num único produto: a descrição narrativa. Esta inclui gráficos, diagramas e artefactos, que ajudam a contar a história”.

A observação participante é uma investigação com interações sociais intensas entre o investigador e os sujeitos, e assim os dados são coletados de forma organizada. Desde a chegada do investigador até quando se inicia as negociações até o momento final. É o que o observador apreende, vivendo com as pessoas e partilhando as suas atividades cotidianas.

         A Etnografia da educação se foca mais em estudar os sujeitos nos seus ambientes naturais, recusando qualquer possibilidade de arranjo da natureza experimental. Mas assim ajuda na percepção desses intensos e complexos diálogos intersubjetivos que são as praticas pedagógicas. Também existe a questão da inovação pedagógica, que está relacionada com as mudanças nas práticas pedagógicas, e um olhar critico sobre as práticas pedagógicas tradicionais. Uma questão forte para essas mudanças é a tecnologia, usada como formas que antes não se usava nesse contexto, como Khun (1962) ‘’atribui à expressão ruptura paradigmática, e se cria localmente, isto é, no espaço concreto (ou virtual) onde se movem professores e alunos, um contexto de aprendizagem que contrarie os pressupostos essenciais do paradigma fabril. E onde se desenvolvam, como é evidente, novas culturas escolares, se falamos de instituições escolares, diferentes da matriz escolar comum que, de alguma maneira, unifica todas as escolas ancoradas no mesmo paradigma.’’

Podemos então concluir que a etnografia foi caracterizada pela realização de uma observação participante e pesquisas. E sabe-se que o  uso da etnografia nas pesquisas em Educação vem crescendo durante as últimas décadas, se sendo devidamente realizada permite que se compreenda “de dentro” os fenômenos educacionais. Com uma interação intensa e direta com o grupo que está investigando, pode perceber comportamentos, perceber falas, interpretar significados. Sendo assim de grande ajuda para a pesquisa em educação, tendo em consideração que pode propiciar um conhecimento dos fenômenos educacionais, e pode com a ajuda de todo o corpo docente formas para inovar, mudanças e diálogos a fim de ajudar todos os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com