TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná

Por:   •  26/3/2022  •  Resenha  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 3

X

[pic 1]

FATECIE – Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná

Autorizada pela Portaria Nº. 1179 de 05 de dezembro de 2007

Rua Getúlio Vargas nº. 333 -  Paranavaí – PR  

Fone: (44) 3422.0716 CNPJ: 07724708/0001-34    Insc. Est.: Isento

BRUNA MELO DOS SANTOS TOLEDO | RA: 04628

ESTÁGIO CLÍNICO

PARANAVAÍ-PR

2022

BRUNA MELO DOS SANTOS TOLEDO | RA: 04628

ANÁLISE CRÍTICA DO CASO DORA – SIGMUND FREUD

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota junto à disciplina de Estágio Clínico do curso de Psicologia em 2022 ministrada pela professora Kauana Carolina Fregonezi Mateus da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná.

PARANAVAÍ-PR

2022

Fragmento de uma Análise de Histeria é um relato do Caso Dora, ocorrido em 1901, com duração de aproximadamente três meses. O caso Dora é importante para entendimento da transferência na análise, assim como ilustração que a interpretação dos sonhos é análoga a dos sintomas. Dora, a partir de dois sonhos, elabora sua neurose, analisada por Freud. Na fantasia, concluiu-se que Freud substituía o pai de Dora. Neste estudo vem enfocar o  caso de histeria: de Dora, Freud (1901- 05); trata-se de uma histeria com tussis nervosa e afonia, cujas origens podem ser encontradas nas características de uma chupadora de dedo; e o papel principal nos processos psíquicos em conflito é desempenhado pela oposição entre uma atração pelos homens e outra pelas mulheres.

 Dora com 18 anos, foi levada ao consultório de Freud por seu pai, após o mesmo encontrar uma carta em que em que relata não querer viver, cujo confronto sobre culminou em um ataque de perda de consciência. Dora apresentava uma série de sintomas: depressão, transtornos de caráter e alguns sintomas somáticos, como tosse nervosa, dispneia e afonia. Dora acreditava que seu pai mantinha relações amorosas com a Sra. K.. O Sr. K., que parecia consentir com o fato, a assediava. O caso desenvolve-se em duas direções: uma da admiração que Dora mantém pela Sra. K., introdutora do saber sexual, lugar em que poderia esclarecer sua incógnita. Outra é a de ambivalência em relação ao seu pai e ao Sr. K.. Seus desdobramentos consistem nas descobertas rememorativas que apontam a direção do desejo da paciente e a forma pela qual apropria-se dele.

Em relação a sua família, sua mãe sofredora de “psicose da dona-de-casa”, fator que tornava as relações pouco afetivas, não se interessava pelos filhos e passava o dia todo mantendo a casa limpa. Dora iniciou os relatos a respeito da experiência traumática com o Sr. K., relatando que houve um beijo roubado do mesmo, desde aquele momento, passou a evitar sua presença. O caso da paciente Dora ainda não fica suficientemente caracterizado acentuando-se apenas a inversão do afeto; é preciso dizer, além disso, que houve um deslocamento da sensação. Na paranoia, a projeção da censura sem qualquer alteração do conteúdo, e sem nenhum apoio na realidade, torna-se manifesta como processo de formação do delírio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (102.8 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com