TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO - JEAN PIAGET

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.116 Palavras (5 Páginas)  •  1.275 Visualizações

Página 1 de 5
  1. BIOGRAFIA  -

Jean Piaget (1896-1980) foi um psicólogo suíço e importante estudioso da pedagogia infantil. Revolucionou os conceitos de inteligência e desenvolvimento cognitivo nasceu em Neuchâtel, na Suíça, no dia 9 de agosto de 1896.

Seu pai era professor universitário de Literatura Medieval. Desde criança, já mostrava interesse pela natureza, na adolescência, escreveu artigos científicos e trabalhou gratuitamente para o Museu de História Natural. Ingressou na Universidade de Neuchâtel, onde estudou Biologia. Em 1918, tornou-se doutor em Biologia. Já despertava interesse pela mente humana. Nesse mesmo ano mudou-se para Zurique, onde passou a trabalhar em um laboratório de psicologia. Em seguida fez estágio em uma clínica psiquiátrica.        Nesse período, assistiu às aulas ministradas pelo psicólogo Carl Jung, discípulo de Freud. Em 1919, Piaget foi para Paris, onde trabalhou com o psicólogo infantil Alfred Binet, responsável pelo desenvolvimento da avaliação da inteligência, que posteriormente serviriam de base para a criação dos testes de QI. Foi professor da escola e laboratório de pesquisa experimental, dirigido por Binet.  Jean Piaget descobriu através de avaliações, que as crianças da mesma faixa etária cometiam os mesmos erros, o que o levou a acreditar que o pensamento lógico se desenvolvia gradativamente. Começou então, a estudar o desenvolvimento das habilidades cognitivas das crianças. Em 1921, Piaget voltou para a Suíça, onde assumiu a direção do Instituto Jean-Jacque Rousseau, na Universidade de Genebra.

Em 1923, publicou “A Linguagem e o Pensamento da Criança”. Nesse mesmo ano casa-se com Valentine Châtenay, com quem teve três filhas, que foram importantes para o desenvolvimento de suas pesquisas. Em 1924, publicou “O Juízo e o Raciocínio da Criança”. Em 1936, recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” pela Universidade de Harvard. Lecionou em diversas universidades da Europa, entre elas a Universidade de Sorbonne, em Paris.        Em 1955, fundou o Centro Internacional para Epistemologia Genética. Escreveu cerca de 100 livros e mais de 500 artigos científicos. A metodologia educacional criada por Jean Piaget passou a servir de modelo para diversas escolas em grande parte do mundo. Jean Piaget faleceu em Genebra, na Suíça, no dia 16 de setembro de 1980.

  1. PROPOSTA DA ÁREA DE ESTUDO

Jean Piaget realizou um estudo com crianças a partir de uma visão construtiva, ele considerou o desenvolvimento como um produto de alguns esforços das crianças para poder compreender melhor o agir sobre seu mundo. Piaget como foi um estudante de biologia, ele entendeu que a sobrevivência ela exigia adaptação, ou seja, qualquer individuo, ou mesmo corpo de quaisquer espécies tende a se adaptar as constantes mudanças que ocorrem dentro do ambiente. Piaget considerou então que o desenvolvimento humano, inteligência, continuava igualmente complexo  na tentativa de se adaptar a um ambiente, de acordo com sua teoria o desenvolvimento humano pode ser descrito em termos de funções e estruturas cognitivas, onde as funções seriam as mesma de um processo biológico inato para todos e permanecem inalterados ao longo da nossa vida. O seu principal objetivo é construir estruturas cognitivas internas, essas estruturas elas variam conforme a criança cresce. Piaget considera que “as crianças não herdam capacidades mentais prontas, apenas o modo de interação com o ambiente.” Desta forma, as atividades intelectuais visam à adaptação do sujeito ao ambiente, sendo uma construção gradativa.

A teoria piagetiana percebe o desenvolvimento cognitivo construído a partir do biológico. Segundo Piaget (1975), a inteligência começa a se organizar por meio de uma lógica da ação calcada sobre o biológico (reflexos inatos do bebê), ou seja, para Piaget, os atos biológicos são atos de adaptação ao meio físico. Desta forma, pode-se concluir que Piaget entendia o cognitivo como uma adaptação, que organiza a função de estruturar o universo do indivíduo. Este conceito refere-se à relação entre o pensamento e os objetos, uma vez que a capacidade cognitiva irá construir mentalmente as estruturas capazes de serem aplicadas às do meio. O sujeito cognoscente constrói o real por meio da ação. Assim, ele os conceitos relacionados ao objeto, espaço, tempo e causalidade

  1. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

Piaget ele fala sobre quatro estágios do desenvolvimento cognitivo de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e o comportamento infantil é caracterizado por formas especificas de conhecimento e raciocínio. Esses estágios eles caracterizou como: sensório-motor, pré operatório, operatório concreto e operatório formal.

O primeiro estágio sensório – motor ele vai desde o nascimento até dois anos de idade, nesse estágio o bebê primeiramente percebe o mundo e atua nele, onde coordena as sensações vivenciadas junto com comportamentos motores simples, juntando o sensorial a uma coordenação motora primária. O bebê tem sensações e descobre o mundo através do deslocamento de seu corpo. Há uma interdependência em perceber o mundo e atuar nesse mundo. Nesse período, os bebês desenvolvem a capacidade de reconhecer a existência de um mundo externo a eles, tendo autonomia para explorá-lo e construir sua percepção de mundo. Passam a agir não mais apenas por reflexo, mas direcionam seus comportamentos tendo objetivos a alcançar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (298.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com