TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  361 Visualizações

Página 1 de 6

       Fundamentos Históricos e Epistemológicos da Psicologia - NCD

        O século XIX presenciou diversas tentativas de tornar a psicologia em uma ciência autônoma, diferente de suas raízes filosóficas. Para que isso ocorresse era necessário que a Psicologia realizasse um método experimental. O método experimental consiste num conjunto de procedimentos de observação; formulação de hipótese; experimentação; descrição e discussão de resultados, abordando as relações casuais entre determinadas variáveis. Além disso, é necessário ter a definição de variáveis independentes (causas) e dependentes (efeitos), o uso de protocolos de amostragem e de instrumentos que permitam a medição precisa das mudanças observadas e a criação de delineamentos que, através do controle das variáveis independentes, possibilitem determinar quais causas provocam os efeitos observados. Esses critérios são facilmente aplicados a diversas situações e problemas do mundo físico. 

       Até esse período, o objeto de estudo da psicologia era a alma, e por ser imaterial não tinha como transpô-la ao modelo da física. As regras da física influenciaram na visão da mente como máquina, de tal forma que os estudiosos passaram a crer que ela poderia ser estudada pelo método experimental. Apesar dos obstáculos, estudiosos, próximos das áreas da física e da fisiologia levaram a psicologia ao laboratório experimental.O que resultou em um campo de pesquisa científica experimental, que proporcionou a psicologia o status de ciência autônoma, a psicofísica que, aliada a fisiologia estuda as relações entre mente e corpo.  Segundo Fechner, a psicofísica era "a ciência exata das relações funcionais de dependência entre corpo e mente" (Herrnstein & Boring, 1971). A psicologia fisiológica, consolidada por Wundt, integrava estudando experimentalmente a relação entre os estados psíquicos e os fisiológicos na relação do sujeito com o mundo (Mueller, 1978).

       Podemos destacar três estudiosos que realizaram trabalhos ligados à fisiologia e psicofísica, que foram decisivos para o surgimento da  nova Psicologia: Ernest Heinrich Weber, Gustav Theodor Fechner e Wilhelm Wundt.

        Ernst Heinrich Weber (1795-1878) 

Anatomista e fisiologista alemão, professor de Anatomia e Fisiologia na Universidade de Lepzig, de 1818 a 1840. Em 1834, Weber editou as Anotationes anatomicae et physiologicae. Neste importante trabalho, ele afirmava que, pela observação cotidiana, sabe-se que a relação entre a diferença de peso a magnitude das coisas. A partir de tais observações, ele contrastou diferenças absolutas e diferenças relativas. Diferença absoluta é aquela de 500g que há entre um peso de 2Kg e um de 2,5Kg; o outro tipo de diferença é aquele relativo à magnitude do estímulo original: uma diferença de 500g acrescentada a um peso de 1Kg é mais evidente do que a mesma diferença de 500g acrescida a um peso de 50Kg. 

       O estudo da relatividade perceptual foi sugerido a Weber pela leitura do francês Daniel Bernoulli, que em 1838 declarara que um franco vale mais para um homem pobre do que 10 francos para um homem rico. Para explicar a relatividade perceptual, Weber propôs um experimento para verificar qual seria a menor diferença entre dois pesos diferentes que pode se percebida. A relatividade perceptual foi explicada por Weber através da hoje famosa equação sensorial C = dR / R, onde C é uma constante perceptiva, R é a magnitude de alguma medida (peso, luminosidade, etc.) do objeto percebido e dR, a diferença de magnitude. Dessa forma, a relação entre a intensidade de um estímulo, que é um dado objetivo, e a sensação por ele acarretada, que é um estado subjetivo, fica explicada por uma equação matemática. Weber publicou em 1846 um trabalho sobre o sentido de tato e a sensibilidade comum. A "sensibilidade comum" é a consciência do estado sensorial global do corpo, mediado por todas as partes dele que têm nervos sensoriais. Para ele, a 

sensação devia ser distinguida da sua interpretação. 

       Gustav Theodor Fechner (1801-1887) 

Físico, médico e filósofo alemão Gustav Theodor Fechner foi professor de física na Universidade de Leipzig entre 1834 e 1840. Fechner contribuiu para a formulação experimental do princípio do paralelismo psicofísico, aplicável a situações de investigação empírica. Para ele, a psicologia deveria ter seu próprio laboratório, sua própria aparelhagem e seus próprios métodos. Contudo, Fechner acreditava, do ponto de vista metafísico, na prevalência total do mundo espiritual. Ao final de sua vida, cego em virtude de 

experimentos em que observara o sol a olho nu, Fechner era sustentado por uma aposentadoria da Universidade, e ensaiou uma teoria animista tendo Deus como a alma do Universo. Em 1825, ele já havia publicado uma "Anatomia comparada dos Anjos", obra que, ao contrário do que pode parecer, nada tinha de irônico ou satírico, tratando-se na verdade de um exercício de raciocínio formal a partir de poucas premissas disponíveis sobre esses seres intangíveis. 

     Em sua obra mais famosa, os "Elementos de Psicofísica", Fechner aprimorou a equação de Weber, e desenvolveu o conceito de diferenças apenas perceptíveis. Enquanto a equação de Weber dava conta indiretamente da relação entre estímulos e sensações, a de Fechner deveria possibilitar uma medida matemática direta da magnitude das sensações subjetivas em função das magnitudes dos estímulos, estabelecendo uma escala de unidades e um ponto zero, a partir do qual as mensurações poderiam iniciar. Segundo   Fechner, enquanto um estímulo aumenta a uma razão constante (progressão geométrica), as sensações por ele provocadas aumentam em graus iguais (progressão aritmética). A relação matemática assim estabelecida entre estímulo objetivo e sensação subjetiva seria uma função logarítmica: S = C log R.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com