TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia Da Psicologia Moderna

Trabalho Universitário: Historia Da Psicologia Moderna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.317 Palavras (6 Páginas)  •  2.853 Visualizações

Página 1 de 6

1.Por que o pato mecânico causou tanta sensação em Paris de 1739? Qual a relação disso com o desenvolvimento de uma nova psicologia?

Grandes avanços tecnológicos estavam acontecendo no século XVII, entre eles, o pato mecânico que imitava todos os modos de um pato de verdade, o que deixou todos maravilhados pela nova era que estava chegando.

A relação desses acontecimentos com a psicologia é como os filósofos compararam a mente humana como uma máquina e seus componentes.

2.Explique o conceito do mecanicismo. Como esse conceito foi aplicado aos seres humanos?

O mecanicismo foi uma doutrina que afirmava que os processos naturais mecânicos são determinados pelas leis da física e da química.

Esse conceito foi aplicado aos seres humanos como uma prática que determinava que cada ação era previsível.

3. Qual relação existente entre o desenvolvimento do relógio e dos robôs e as ideias do determinismo e do reducionismo?

Segundo o determinismo o universo funciona perfeitamente sem interferência externa, como o relógio, e é a doutrina que afirma que todos os atos são determinados pelos atos do passado.

Já a crença do reducionismo determinava que para compreendermos o funcionamento de parte docorpo, ou mesmo, de um objeto como o relógio ou o robô, seria necessário abri-lo e examiná-lo, ao saber o funcionamento de cada parte individual, saberíamos o funcionamento do todo.

4. Por que os relógios foram considerados modelos para o universo físico?

Eles acreditavam que assim como o relógio foi criado para funcionar perfeitamente em qualquer situação pelo relojoeiro, o universo foi considerado como uma máquina projetada por Deus para funcionar com regularidade.

5. Quais as implicações da máquina calculadora de Babbage na nova psicologia? Descreva a contribuição de Ada Lovelace para o trabalho de Babbage?

A máquina calculadora representou a simulação de inteligência humana, como a capacidade de calcular, dispunha também de recursos para jogar xadrez e damas.

Ada Lovelace foi a principal patrocinadora de Babbage, era uma jovem dedicada à matemática, fato raro para a época. Ela publicou uma explicação a respeito do funcionamento da máquina calculadora e sobre as possíveis implicações filosóficas. Foi também a primeira a reconhecer que a máquina não era capaz por si só de fazer algo novo, somente aquilo que era determinado que ela fizesse.

6. Qual a diferença entre a visão deDescartes a respeito da questão mente-corpo e as visões anteriores?

As visões anteriores determinavam que o corpo e a mente são de naturezas distintas, afirmavam que a interação entre os dois era unilateral.

Descartes concordava com essa visão, no entanto, para ele o corpo possuía tanta influência sobre a mente quanto a mente possuía sobre o corpo.

7. Qual a explicação de Descartes para o funcionamento e a interação do corpo humano e da mente humana? Qual o papel do conarium?

Para ele a mente e corpo eram distintos, no entanto interação entre ambos era mútuo, ou seja, a mente influencia o corpo e o corpo influencia a mente, como por exemplo, se a mente decide realizar um movimento, o mesmo é obedecido pelo corpo, mas se o corpo é exposto ao calor ou frio, o mesmo é interpretado pela mente que determina a resposta pelo corpo. Descartes argumentava que a única função da mente humana era o pensamento, as demais funções eram atribuídas ao corpo.

Descartes acreditava que o conarium era o responsável por fazer a ligação entre o corpo e a mente.

8. Como Descartes diferenciava as ideias inatas das ideias derivadas?

Descartes afirmava que a mente produzia as ideias derivadas, que surgem deestímulos externos como sons e imagens são produtos das experiências dos sentidos. Já as ideias inatas são desenvolvidas pela mente ou pelo consciente, sem a interação dos sentidos.

9. Defina o positivismo, o materialismo e o empirismo. Quais as contribuições de cada um para a nova psicologia?

Positivismo: é uma doutrina na qual reconhece que somente o método cientifico é a única forma de conhecimento verdadeiro.

Materialismo: é uma doutrina que assegura que fatos do universo e até mesmo da mente humana pode ser explicado por meio de leis da física e da química.

Empirismo: doutrina que defende que todo ser humano nasce sem nenhum conhecimento e sem nenhuma habilidade, adquirindo os mesmos mais tarde através da experiência e da observação.

10. Descreva a definição de Locke sobre o empirismo. Discuta seus conceitos de sensação e reflexão e o de ideias simples e complexas.

Locke rejeitou a ideia de Descartes sobre a existência das ideias inatas, dizendo que todo ser humano nascia sem qualquer conhecimento prévio. Para ele, adquirimos conhecimento através da experiência.

Para ele as ideias simples podem surgir tanto de sensação quanto de reflexão e são recebidas pela mente passivamente, e nãopodem ser analisadas e nem reduzidas para ideias ainda mais simples. Com o processo de reflexão, a mente cria novas ideias, combinando todas as simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com