TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Psicologia Da Aprendizagem Para A Pedagogia

Casos: Importância Da Psicologia Da Aprendizagem Para A Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  626 Visualizações

Página 1 de 2

Importância da Psicologia da Aprendizagem para a Pedagogia

O processo da psicologia da aprendizagem para a pedagogia significa promover o desenvolvimento pessoal de cada aluno. As técnicas de avaliações propostas podem valorizar as atividades e detectar o grau significativo da aprendizagem dentro ou fora da escola. Porém a aprendizagem segundo Rousseau vem de uma tradição. O aluno é responsável pelo processo de aprendizagem, o aluno se interessa pelo que aprende.

A aprendizagem por descoberta segundo Brunner diz que o aluno adquiriu conhecimento com a própria descoberta utilizando sua mente. Mas Piaget afirma que o “principio fundamental dos métodos ativos”. É compreender e inventar ou reconstruir por invenção. A aprendizagem significativa e a motivação hoje em dia caminham juntas. Os alunos além de receber conceitos de aprendizagem ainda giram em grau maior ou menor também desenvolve a motivação, exploração e a descoberta para adquirir o conhecimento.

Rogers enfoca que o ensino não diretivo é adaptado para cada individuo, com a aprendizagem de sua própria realidade, ou seja, ele usa sua identidade particular. A relação entre aprendizagem significativa e humanista. Moslow diz que a extrínseca (é de fora para dentro) é aquisição do conteúdo externo, imposto culturalmente e ignora o sentimento do aluno educação transmitida e impessoal concentrada no professor irrelevante. Já no sistema escolar ocorre um aprendizado das experiências pessoais, trazendo conhecimento da nossa própria identidade, a partir disso a aprendizagem extrínseca (de fora). Formação essa decidida pelo próprio aluno a querer aprender aquilo que se adapta. Ele busca o conhecimento paralelo que vem da sua própria identidade, a qual ele aprende só o que é de seu interesse e não da oportunidade a qualquer ameaça ao aprendizado.

A aprendizagem significativa possui um grande valor como meio de oferecer conhecimento e avaliar o aluno fazendo com que o interesse não seja o foco e sim a aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com