TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância da psicologia e contribuição para pedagogia e psicologia da educação

Tese: Importância da psicologia e contribuição para pedagogia e psicologia da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERPCENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Psicologia da Aprendizagem

Nome: Adriana dos Santos Machado Ra: 418870

Nome: Edmara Regina de Queiroz Ra: 414635

Nome: Hugo Mirandola Stevani Ra: 417586

Nome: Maira Cristina Sobral Ra: 8113727874

Profª: Helenrose A da S Pedroso Coelho

Sete Quedas – MS

Maio/2014

ETAPA 1

A importância da Psicologia e as contribuições para a Pedagogia e a psicologia da educação.

Nós percebemos a importância da psicologia na educação da possibilidade a criança aprender e se direcionar avaliando suas próprias ações com estes processos ela erra, reflete (o acontecido) e tentas corrigem-la passa por período de ansiedade, alegria e tristeza, buscando ser consolado pelos seus semelhantes. Assim percebemos também que a psicologia tem a importância na pedagogia de tal forma, nos conhecimentos e nas formas de pensar de uma criança. Sendo através do conteúdo quer esta criança se apropria, obtendo um conteúdo de experiência humana que envolve desde o nascimento as inúmeras formas de lidar com o mundo, construindo suas ações e experiências que vive. Usando uma linguagem com significado que ganham abrangência dando conceitos, significado de um grupo social. Uma base de grande importância que desenvolvera com um funcionamento intelectual, um pensamento que pode ser entendido como um dialoga que se interioriza. . A psicologia é entendida como a ciência do comportamento, considerando-se como comportamento toda e qualquer manifestação de um organismo vivo, como = andar, falar, correr, gritar, estudar, aprender, esquecer, gostar, odiar, amar, trabalhar e brincar. A psicologia é uma ciência que estuda o comportamento humano com seus processos mentais, suas sensações, emoções, a percepção na aprendizagem e sua inteligência.

A psicologia é uma das disciplinas que precisa ajudar o professor a desenvolver o conhecimento e a habilidade, competências e suas atitudes e valores que possibilitem, construindo seus saberes e fazeres do professor enfrentando suas necessidades e desafios para o ensino e para a pratica social, colocando no cotidiano com essa forma, poderia contribuir ao professor para que ele desenvolva a capacidade de investigar a própria atividade a partir dela, construir e transformar os seus saberes e fazeres docente ao processo continua de uma construção de sua identidade como educador.

Transmitindo o conhecimento ao aluno o professor desempenha a função de formador da personalidade de seus alunos a um processo de ensino e aprendizagem o aluno em sua vez é um sujeito ativo ao processo de formação e de seu desenvolvimento intelectual, afetivo e social.

O papel do professor e da formação do aluno mediando o trabalho do professor e favorecer a inter-relação.

ETAPA 2

Teorias Psicologia-Aspectos conceituais Contribuições para o âmbito educacional-aprendizagem

Teoria Verbal Significativa • Estrutura Cognitiva

• Aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos).

• Significado, interação e conhecimento.

• Muda o foco do ensino modelo-estímulo para o modelo aprendizagem significativa. • Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, ou seja, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

• O processo é dinâmico e vai sendo construído.

Piaget

Teoria Genética de aprendizagem. • Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados.

• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

• O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento. • Para que ocorra a construção de um novo conhecimento é preciso que o contato já assimilado passe por um processo de desorganização para que em contato com o novo conhecimento possa se reorganizar.

• Estágios do desenvolvimento: sensório-motor (do nascimento aos 02 anos) pré-operatório (02 á 06 anos) operatório-concreto (07 á 11 anos) e operatório-formal (12 á 16 anos).

Vigotsky

Teoria Sócio Cultural • Desenvolvida por Vygotsky.

• As mudanças que ocorrem em cada um de nós tem sua raiz na sociedade e na cultura.

• O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro, a relação professor-aluno.

• ZDP (Zona Desenvolvimento Proximal). • A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.

• A aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas, pois não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós, ele se atualiza conforme o tempo passa e recebemos influências externas, sempre visando a autonomia do aluno.

• A criança tem potencialidade para aprender e o que faz com ajuda dos outros e autonomia, que pode fazer sozinho.

Percebemos-nos que o comportamento na área da educação e também em nossa vida cotidiana, viveu e presenciamos teoricamente os conceitos educacionais, este presenciado em sala de aula e em nossa vida familiar. Em nossa convivência entre educadoras e alunos procuramos trabalhar o comportamento de um aluno com trabalho sendo estes musicas, varias brincadeiras para que possam estimular o interesse da cada aluno, buscando assim um relacionamento mais construtivo e mais interessante para o aluno. Sabemos que através desse trabalho nós conseguimos como educadores estimular a criança s ter uma resposta diante de uma pergunta ou um comportamento certo diante do seu professor. Tendo certa diferença do humanismo, pois, este sim trabalha muitos os valores e as idéias que desenvolve uma praticam terapêutica e pedagógica, trazendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com