TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

 

                         

ÁDILA CRISTINA TELES DE ALMEIDA

RA: 4300067865

CLAUDETH SANTOS NUNES

RA: 4352048822

FABÍOLA GUIMARAES LIMA

RA: 4300067870

MARIA SOLANGE MONTEIRO DE ALMEIDA

RA: 4300067897

NEUZA PEREIRA DE SIQUEIRA

RA: 5560121257

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, sob a orientação do professor-tutor à distância: Ludmila Cristina Sauhi.

                                                   BRASÍLIA - DF

                                                   JUNHO DE 2013.

        

A Psicologia e a Pedagogia

Ao pensarmos em psicologia podemos vê-la como uma tentativa de entender o comportamento humano, notamos também ser essa uma atividade natural do ser humano, que a pratica de maneira informal e constante, estabelecendo durante essa avaliação o que se pode ser considerado como um comportamento normal e o que não segue esses preceitos como anormal.

Um dos papeis importantes da psicologia no processo ensino-aprendizagem parte do pressuposto de que por ser a educação ou o modo de aquisição do conhecimento, algumas vezes, algo complexo e que tem grande impacto e importância no desenvolvimento humano, devemos procurar sempre repensar as praticas docentes, sobre o prisma da globalidade e da diversidade onde o ser humano se encontra imerso, uma vez que a educação acontece em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem.

A psicologia quando aplicada à educação e ao ensino, deve ser utilizada nas interações entre professor e alunos, entre os alunos e na forma como acontece à aquisição do saber e da cultura acumulados. O papel do professor nesse processo é fundamental. Ele deve tentar estruturar condições para a ocorrência dessas interações, principalmente na relação professor-aluno-objeto de estudo, para que na aprendizagem ocorra a verdadeira apropriação do conhecimento.

Podemos dizer que esse modo de aprendizagem nos faz perceber a natureza social da aquisição do conhecimento e o papel preponderante que nela tem o professor. Estes preceitos em conjunto têm grandes implicações na educação, pois a aprendizagem passa a ser do social para o individual, passando por estágios de significação e formação de bases de conhecimento.

David Ausubel nos diz também que a aprendizagem deve ser significativa e desenvolvida através do processo de assimilação, que ocorre com a criança na construção do conhecimento a partir do seu conhecimento prévio. Essa aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de Ausubel. O conhecimento prévio que a criança possui é definido pelo psicólogo como "conceito subsunçor" ou simplesmente "subsunçor", podendo estes conceitos ocorrer com maior ou menor abrangência.

David defende ainda que essa aprendizagem significativa só acontece  quando a nova informação liga-se em conceitos importantes já preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz, sendo que essas estruturas são definidas como estruturas hierárquicas de conceitos, ou seja, são representações de experiências sensoriais do indivíduo.

Portanto a ocorrência da aprendizagem significativa acarreta em um  crescimento e modificação do conceito prévio. O aluno passa então a formar uma rede de conhecimentos que se ligam e tornam o aprendizado mais eficaz uma vez que o conceito já apreendido pelo aluno vão se ligando aos novos conceitos, facilitando dessa forma a compreensão de novas informações, fazendo com que o conhecimento adquirido tenha uma significação real. Em outras palavras, as idéias novas só são aprendidas e retidas de maneira útil caso se refiram ou se liguem a conceitos e proposições já disponíveis, que proporcionam as âncoras conceituais.

.Um exemplo concreto da utilização dessa teoria se dá quando o educador procura sondar o repertório do aluno para então buscar provocar na criança uma aprendizagem significativa. As assimilações podem ser simples, como fazer com os alunos uma experiência de dosar os ingredientes para fazer um bolo e utilizar essa mesma experiência para os conceitos de cálculos, grandezas e medidas da matemática.

Enfim, tanto essa teoria como várias outras da psicologia é de grande utilidade ao educador que busca fazer da experiência do aprendizado algo significativo tanto para ele como para o educando. O educador que antes de tudo procura fazer da experiência da aprendizagem algo prazeroso para o seu aluno e para si também.

Teorias da Aprendizagem

A teoria significativa da aprendizagem de David Ausubel , propõe que os conhecimentos prévios do aluno sejam valorizado para que assim possam construir estruturas mentais, utilizando como meio de aprendizagem  mapas conceituais, adquirindo conhecimentos de maneira prazerosa  e eficaz.

O conhecimento que se adquire de maneira significativa é retido por mais tempo e aumenta a capacidade de aprender outros conteúdos de maneira mais fácil, mesmo se a informação original for esquecida. A aprendizagem significativa se implica como um processo central a interação entre a estrutura cognitiva prévia do aluno e o conteúdo da aprendizagem, Ausubel propôs a valorização da estrutura cognitiva do aprendiz,  subordinando o método de ensino a capacidade do aluno de assimilar a informação.

Conclui-se que a teoria de Ausubel contribuirá de maneira significativa na construção da sociedade do conhecimento sendo o desafio imediato que se coloca para o professor e como conhecer a estrutura cognitiva de seus alunos para que assim ele possa contribuir num desenvolvimento de aprendizagem cada vez mais significativa.

 De acordo com Piaget autor da teoria genética, a aprendizagem só ocorre mediante a consolidação das estruturas de pensamento, portanto a aprendizagem sempre de dá após a consolidação do esquema que a suporta, da mesma forma que a passagem de um estágio a outro estaria dependente da consolidação e superação do interior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com