TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE PEDAGOGIA PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.447 Palavras (18 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

CRISTIANE AP. FERREIRA DA SILVA RA: 6991460970

IVANILDA AP. CARDOSO PERES RA: 6799431589

PRISCILA CAZANTE MOREIRA RA: 6704329404

TAIS CASTRO QUITÉRIO RONDAN RA: 6991460443

WAGNER SOARES ROCHA RA: 7158517870 

 

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina de “Psicologia da Aprendizagem”, sob orientação do professor-tutor presencial.  

LIMEIRA

2014


SUMÁRIO

Introdução         2

Porque precisamos conhecer a psicologia para a prática pedagógica        3

Contribuições das Teorias Verbal Significativa, Genética da Aprendizagem e Sociocultural para a educação        5

Fatores que interferem no desenvolvimento dos seres humanos         8

A relevância do jogo no processo de desenvolvimento da criança        13

Considerações Finais        17

Referência Bibliográfica         18


INTRODUÇÃO

A Psicologia na Educação estuda como os seres humanos aprendem em ambientes educativos, a eficácia das intervenções educativas, a aplicação da psicologia no ensino e nas escolas, entendemos o quanto ela contribui para a Educação, o objetivo deste trabalho é demonstrar como a psicologia esta direta e indiretamente ligada a educação.

 Na primeira etapa veremos a importância da psicologia para a pedagogia, por que elas interagem entre si, e na etapa dois veremos as teorias, e o aprendizado, no planejamento e organização das atividades, e o compreender o comportamento humano. Na etapa três podemos verificar a importância da psicologia nas diversas áreas da educação viabilizando ações educativas, de como estimular a mente, e a importância do desenvolvimento, cognitivos, motor, interpessoal, intrapessoal na vida do educando e do educador, como também aprender a trabalhar em situações problemas, na etapa quatro veremos a locação de jogos para o desenvolvimento de cada individuo de acordo com a faixa etária.

Podemos dizer que o professor possivelmente poderá contribuir nas mudanças podendo fazer diferença nas transformações da educação escolar.

 


PORQUE PRECISAMOS CONHECER A PSICOLOGIA PARA À PRÁTICA PEDAGÓGICA

Até o final do século XX, os fundamentos da Pedagogia haviam se alicerçado exclusivamente na filosofia. Foi a partir do início do século XX que a Pedagogia começou a receber influência mais direta dos estudos da Biologia, da Psicologia (que se estruturava e reivindicava status de ciência) e da Sociologia (que dava seus primeiros passos).

 Essas ciências trouxeram contribuições significativas para a pedagogia e, em particular, para a Didática. Essas contribuições dizem respeito principalmente à busca de uma compreensão mais objetiva do desenvolvimento humano em seus aspectos físico, intelectual, afetivo, bem como de um conhecimento maior sobre as diferenças individuais, as necessidades infantis, o mecanismo da motivação e da aprendizagem, e a importância dos fatores ambientais e sociais na vida do ser humano. (HAYDT, 2006. P.29).

A psicologia fornece apoio à prática pedagógica, já que a pedagogia tem um papel central no desenvolvimento das funções psicológicas dos educandos, como o estudo das diversas fases do desenvolvimento do ser humano, da aprendizagem, e das condições que as tornam mais eficientes e fáceis para o aluno.

A escola tem um papel essencial na construção do intelecto dos indivíduos que vivem em sociedades escolarizadas, daí a importância da psicologia para que possamos conhecer o desenvolvimento cognitivo do aluno, dirigindo assim o ensino para estágios de desenvolvimentos mais avançados, que ainda não foram incorporados pelos mesmos, funcionando como motor de novas conquistas intelectuais e cognitivas.

A contribuição da Psicologia para a Educação é fornecer subsídios para o desenvolvimento e elaboração do desenvolvimento das práticas pedagógicas na escola, e nas várias modalidades de ensino.

As teorias da psicologia são muito importantes para à prática pedagógica, pois com esse conceito podemos entender melhor os alunos, sabendo o que eles estão preparados para aprender, como motivá-los e qual é o estágio em que eles se encontram.

Muito dos problemas que os professores encontram é justamente por não observar esses aspectos conceituais tão importantes, que acarretam a inadequação e a falta de articulação entre os processos de ensino e de aprendizagem, não levando em conta as características do aluno.

Precisamos conhecer os nossos alunos, saber como se desenvolvem e principalmente como aprendem, pois assim, os educadores estarão aptos a ensinar e motivar os alunos a aprender, para que os seus planejamentos estejam coerentes com à realidade que cerca esse aluno, para que o educador saiba para que e como ensinar, e quem é este aluno para quem se ensina.

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA - AUSUBEL

PSICOLOGIA

ASPECTOS CONCEITUAIS

CONTRIBUIÇÕES PARA O

ÂMBITO EDUCACIONAL

  • Diz respeito ao que é necessário para que essa aprendizagem aconteça, quais resultados serão obtidos e como se avalia esses resultados;

  • Discorre acerca dos elementos, dos fatores, das condições e dos tipos que levam a aquisição, a assimilação e a retenção da aprendizagem.

  • Estrutura cognitiva (aprendizagem com significado, novos conhecimentos);
  • Mudança no foco de “Ensino modelo-estímulo para modelo aprendizagem significativa”;
  • A aprendizagem significativa ocorre quando uma informação se conecta a um conceito relevante pré-existente na mente do aprendiz, ou seja, é possível aprender significativamente uma nova ideia ou conceito na medida em que outras ideias ou conceitos estão disponíveis em campos mentais do individuo;
  •  A aprendizagem significativa pode acontecer a partir de representações, de conceitos ou de proposições.
  • Interação do novo conhecimento com o conhecimento já existente – o processo de aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz;
  • O processo é dinâmico - e vai sendo construído, a aprendizagem com significado, novos conhecimentos (conceitos, ideias, modelos), significado, interação e conhecimento.
  •  Muda o foco do ensino modelo- estímulo para modelo-aprendizagem significativa.

TEORIA GENÉTICA DA APRENDIZAGEM – PIAGET

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (206.5 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com