TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Individuo, cultura e sociedade

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  676 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE ANHANGUERA JUNDIAÍ

PSICOLOGIA SOCIAL

INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE

PROF. TELMA

Ketlyn Mingotti Gonçalves RA: 8087881823

Débora Pereira dos Santos Oliveira RA: 8208930081

INDIVÍDUO, CULTURA E SOCIEDADE

O ser humano é um animal, diferente de outros animais por possuir cultura e ser capaz de utilizar símbolos, o que é possível porque houve um desenvolvimento do seu cérebro para tal. Outros primatas podem ser considerados como protoculturais. Até mesmo o ser humano no início da vida pode ser considerado como tendo protocultura, pois ele aprende por mera observação. Só entramos no processo cultural quando dominamos o uso da fala.

O ser humano já nasce com determinados comportamentos inatos, e durante seu desenvolvimento ele é moldado, ele vai aprendendo e se moldando pela atividade cultural das pessoas com quem se relaciona. O indivíduo é tão importante para a sociedade quanto a sociedade é para o indivíduo, pois a sociedade é construída e moldada pelos indivíduos e ela ajuda o indivíduo a se construir. A sociedade pode ser considerada como uma rede de inter-relações individuais. E o indivíduo se constitui através dessa rede de inter-relações sociais. O ser humano desenvolve, através dessas relações, um “eu”.

Na cultura americana o “eu” é constituído sobre a base cultural onde as pessoas se veem independentes e autônomas, com o desejo de se sobressaírem as outras. É o que Bonim chama de “eu” independente. Este tipo de ego é menos sensível e menos atento aos outros do que o ego interdependente, predominante na cultura japonesa. Nesta cultura, a construção do self se dá sobre uma sólida base grupal. O “eu” não existe por si só, existe na relação grupal, familiar, etc. Logo se percebe que é a sociedade que irá fornecer os materiais para a construção de uma subjetividade de seus indivíduos.

Na sociedade ocidental atual, que é extremamente individualista os seres humanos podem ser considerados como seres isolados em oposição a sociedade. Mas isso é apenas uma ilusão, pois o verdadeiro eu não está isolado dessa sociedade.

As instituições e papeis sociais surgem de inter-relações pessoais das quais são acrescidas de regras, envolvem também materiais, artefatos e códigos.

O termo cultura pode ser definido como um conjunto de hábitos, instrumentos, objetos de arte, tipos de relações interpessoais, regras sociais e instituições de um dado grupo. Em primeiro lugar ocorreu a separação entre cultura e mente definindo que o ser humano tem a separação entre o que ele recebe da sociedade e o que ele é ou se forma perante a cultura, porém uma está inserida na outra. O indivíduo vive dentro de uma cultura, que constrói para ele exemplos que serão seguidos para gerar novos objetos importantes para sua cultura, esses objetos de determinada cultura podem não ser tão importantes ou comuns em outras culturas, por exemplo, um costume comum no Japão é comer insetos, esse costume não é natural em outras culturas. Esse exemplo pode ser usado também para narrar o comportamento de um grupo, pois a pessoa se define conforme a cultura de seu grupo.

Outra característica da psicologia cultural é o ser humano criar objetos que possam auxiliar a todos, mas com características do seu eu. Assim uma das diferenças do ser humano e um animal é a capacidade do ser humano se colocar no lugar do outro, como agente intencional.

Nós recebemos todas as informações culturais para desenvolvermos nosso eu, sendo que algumas informações nós usamos e outras descartamos, por uma definição individual. Por exemplo, um indivíduo tem determinados costumes e resiste a mudanças, como por exemplo, um músico que entra na área de advocacia e resiste a receber ou atuar com essas novas informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com