TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança Secretariado Executivo Trilíngue

Por:   •  29/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 4

Desirée Rezende

Secretariado Executivo Trilíngue - 5º semestre

Soft Skill: Liderança

A liderança está fortemente presente no dia a dia. A todo momento - e principalmente no âmbito laboral, as pessoas são influenciadas a agir de formas que não agiriam se não houvesse a presença de um líder. A influência pode ser interpretada como o “poder de influenciar e modificar o pensamento ou o comportamento de outrem sem o uso da força ou da imposição” (Michaelis, 2020), e o líder “é aquele que inspira o time a agir, guia outras pessoas ou até uma organização inteira” (Iamarino, 2019). Diante destes conceitos determinantes, a liderança pode ser definida como o poder que uma pessoa possui de influenciar indivíduos a agirem de uma determinada forma a partir de seus comportamentos e, em um cenário corporativo, chegar a um resultado ou objetivo estabelecido (Melo et al. 2019).

Silva et al (2019) defendem que uma liderança efetiva também define-se como aquela que exerce influência direta no comportamento dos liderados e os mantêm motivados, criando uma sensação de comprometimento organizacional (Silva et al. 2019). Em estudo realizado através de dois questionários aplicados para 587 respondentes, as autoras comprovam que os estilos de liderança estão direta e positivamente ligados ao comportamento geral de seus liderados. Esses estilos podem ser: autocrático - baseado na disciplina, regras estabelecidas pelo líder, democrático - focado no líder e nos liderados, regras e técnicas acordadas entre o líder e grupo, e liberal - foco total nos liderados, tomada de decisão exercida entre eles (Melo et al. 2019).

Para o desempenho de uma boa liderança, é importante que quem a exerça tenha em mente alguns aspectos fundamentais: a liderança precisa de pessoas - dada pela relação entre um líder e seus liderados; influência - capacidade de fazer com que um indivíduo mude de comportamento; poder - que não está necessariamente atrelado a uma chefia ou cargo, mas ao seu poder de influência; e a situação, que pode ser momentânea e não protagonizada por alguém de cargo máximo em uma corporação (Ferrari, 2018). Sob a ótica de Caio Carneiro (2018), essa soft skill também segue cinco princípios: “Ensinar o que sabe; praticar o que ensina; gerar resultado com aquilo que pratica; não renegar aquilo que desconhece e aprender com aqueles que o cercam” (Carneiro, 2018). Um líder disposto a ouvir e aprender com outras pessoas estreita o relacionamento e demonstra receptividade aos liderados.

Seguindo a visão crítica de Iamarino (2019), o exercício da liderança dá muito poder a um indivíduo, podendo levá-lo a aspectos negativos como a criação de um ambiente hostil para seus liderados com a adoção de comportamentos de risco, a falta de empatia e a adesão de uma postura egoísta. No entanto, esses pontos podem ser evitados com o exercício da autoconsciência e utilização de boas técnicas de gestão dentro do time, levando em conta o seu papel de relacionar-se bem com as pessoas que coordena (Iamarino, 2019).

A liderança é uma habilidade interpessoal que pode ser desenvolvida através do relacionamento com outras pessoas. Com a participação em diretórios acadêmicos, times esportivos e coletivos, a faculdade pode ser um ambiente que permite ao indivíduo o desenvolvimento da habilidade, para que então ele possa aplicá-la em ambientes profissionais, exercendo posições de influência (Iamarino, 2019).

Portanto, conclui-se que a liderança é um traço comportamental muito importante dentro da sociedade e para o mercado de trabalho, podendo ser observado nas diversas esferas sociais e desenvolvido em diferentes níveis a partir da prática e aplicado em muitas situações, desde as momentâneas, em que se exige de alguém uma postura mais proativa, ao exercício de um cargo importante em uma organização, onde se espera a boa influência sobre seus liderados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com