TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mapa Conceitual Psicofarmacologia

Por:   •  16/3/2021  •  Abstract  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

EXERCÍCIO DE REVISÃO: Liderança nas organizações Filme: Coach Carter Treino para a vida.

Julia Roberta

1- Com suas palavras conceitue liderança:

A liderança consiste em uma característica/habilidade que uma pessoa possui de influenciar um grupo para um objetivo maior e comum a todos os membros da equipe.

2- Quais as diferenças entre líder e gestor?

 3- Quais foram os principais estudos sobre liderança e quais foram os achados teóricos?

file:///C:/Users/J%C3%BAlia/Downloads/3556-10328-1-PB.pdf

Teorias com base nos traços:  Líderes possuem traços de personalidade e físicos que os tornam “especiais”, diferentes dos outros. Essas características facilitam o desempenho dessas pessoas como líderes. São traços inatos que facilitam a influência sobre os outros. Alguns destes traços são: simpatia, motivação, maturidade, coragem, ousadia, criatividade, competências técnicas e adm, independência entre outros.

Teorias comportamentais: Foco no comportamento do indivíduo que exerce o papel de líder, ou seja as características do líder são aprendidas e qualquer pessoas consegue exercer este papel depois de aprender. Este teoria definiu três tipos de perfil característico para um líder: autocrática, democrática e laissez–faire. Posteriormente identificou-se o perfil do líder que volta-se para as tarefas unicamente como foco e o outro que volta-se para seus subordinados e busca dar feedbacks e ouvir os destes.

Teorias contingenciais ou situacionais: Não há perfil de liderança específico e sim situações específicas que exigem a adaptação do líder. Dentre as principais vertentes desta teoria, está: teoria de Fiedler, a teoria de House, a teoria situacional de Hersey e Blanchard e a teoria do modelo de participação e liderança de Vroom e colaboradores

Teorias processuais: Preocupa-se com o processo de liderança e como se desenvolvem as relações do líder para com seu subordinado.

 4- Quais as diferenças entre as abordagens comportamentais e as situacionais (contingenciais)?  

R:  A comportamental tem como foco o comportamento de líder e a situacional em como o líder precisa se adequar a situações diferentes. Ou seja, qual estilo de liderança é mais adequado para aquela situação em específico.

5- Qual o significado de maturidade para a tarefa, apontado na teoria de liderança situacional de Hersey e Blanchard, 1996?

 6- Ao analisar os 40 minutos iniciais do filme “Coach Carter: Treino para a vida”, responda: - Qual (is) o tipo (s) de influência sobre o grupo, utilizado pelo protagonista? - Como você avalia o nível de maturidade do grupo (Hersey & Blanchard, 1996), para a tarefa de jogar basquete? Justifique sua resposta. - Qual o estilo de liderança adotado pelo Carter, considerando a teoria de liderança situacional (Hersey & Blanchard, 1996).

7- Quais as principais características das abordagens focadas nas relações?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com