TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memes com Preconceito Profissional

Por:   •  27/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 4

Gabriela Cristina de Lima Pilta. RGM: 1056080

Juliana do Prado. RGM: 1094520

Memes com Preconceito Profissional

De acordo com Paulo Freire (1975, p.30): "não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade”. Nesse sentido, o autor demonstra que a escola precisa necessariamente ser um local de laboração, de ensinamento e de aprendizado. Visando um ambiente que possa acreditar e desenvolver a competência de homens e mulheres, sendo assim, apresenta a escola como parte formadora e integradora da sociedade.

É possível reconhecer o papel importante que a escola desempenha na vida cotidiana das pessoas, sendo uma instituição que faz parte da formação de indivíduos que posteriormente serão atores sociais (trabalhadores, empresários, mídia etc), mas também cabe salientar que essa, por si só, não é a única responsável pelas transformações sociais, uma vez que por inúmeras vezes também propicia a manutenção das estruturas sociais e econômicas dominantes, que impedem a própria transformação.

Essa é a ideia que alguns memes expressam nas redes sociais, ou seja, exprimem a opinião que o senso comum prega, cujo contexto remete à ideia de fracasso e vergonha para algumas profissões, sobretudo aquelas que dispensam o conhecimento formal superior.

Figura A (Nº do tópico no trabalho) – Fracasso no Enem

[pic 1]

Fonte: Site Curiozzzo (2014). Disponível em: https://curiozzzo.com/2014/11/10/enem-2014; Acesso em 10 de Outubro de 2018.

Nesse primeiro meme, temos a imagem do palhaço Ronald McDonald - personagem criado pela rede de fast-food McDonald's - falando ao telefone como se pronunciasse as seguintes palavras: “Alô, foi mal no ENEM? Sim, pode vir fazer entrevista”. A ideia que a figura expressa reforça o estereótipo de que as pessoas que possivelmente venham tirar uma nota baixa no Exame Nacional do Ensino Médio, só serviriam para trabalhar como atendente do restaurante, mostrando ser uma profissão desvalorizada socialmente e que, consequentemente, menospreza não só aqueles que não atingiram a nota para ingressar na faculdade, mas também todos os profissionais que já exercem tal profissão.

Figura B (Nº do tópico no trabalho) – Atendente de Telemarketing

[pic 2]

Fonte: Site Memedroid (2017). Disponível em: https://pt.memedroid.com/memes/detail/2221426/Atendente-de-telemarketing; Acesso em 10 de Outubro de 2018.

O segundo meme deste tópico apresenta o título “Aquele momento que você encontra o aluno, que atrapalhava sua aula, trabalhando”, mostrando um homem atrás do balcão com uniforme de atendente do McDonald’s falando “kk eae prof” para outro que representa a figura de um professor que está gargalhando muito, como se estivesse debochando de seu ex-aluno.

Alguns podem interpretar esses memes como brincadeira, mas cabe salientar que só o fato de o produzir expressa, de certa forma, o preconceito, a desvalorização e uma discriminação grave para com todos aqueles que desempenham ocupações que não exigem ensino superior como forma de garantir seu sustento e sobrevivência. Tal fato intensifica ainda mais a forma errônea que se constituem as ideologias e a forma que esse fenômeno deve ser entendido socialmente.

Segundo Faraco (2003), em “Criação Ideológica e Dialogismo”, a palavra ideologia é usada em geral para designar o universo dos produtos do “espírito humano”, aquilo que algumas vezes é chamado por outros autores de cultura imaterial ou produção espiritual; chamado também, numa terminologia materialista, de formas da consciência social. Sendo assim, é possível dizer que tudo aquilo que é ideológico está relacionado com o funcionamento social, mas acima de tudo, também possui um significado naturalizado e específico, ou seja, trata-se de um signo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com