TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho.

Por:   •  25/5/2017  •  Resenha  •  1.221 Palavras (5 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 5

Missão, Visão e Valores como Marcas do Discurso nas Organizações de Trabalho.

As organizações vêm participando mais a cada dia da vida de seus colaboradores, parceiros e até dos consumidores, temos hoje um olhar diferente sobre a qualidade, sendo ela responsável até mesmo pela sobrevivência de uma organização.

Visando essa qualidade as empresas adotam um seguimento que chamamos de Missão, Visão e Valores. Estipulando onde querem chegar e como.

O trabalho já foi considerado questão de inferioridade e desprezo, mais esse conceito passou por várias transformações ao longo do tempo tomando uma posição de dignificação do homem e meio de realização.

Temos hoje o trabalho como centro de nossas vidas, sendo por ele buscado reconhecimento social e pessoal.

O capitalismo veio afetar o trabalho de forma ávida sempre a procura de lucro.

O trabalho tem sofrido várias transformações sendo agora enxergado dentro do campo das ciências humanas e sociais. É observado que muitas politicas de gestão tem influencia na sua colocação na empresa pelas questões sociais e ambientais que vem por elas sendo tratadas. Vemos isso na missão, visão e valores de cada empresa. O texto tem por objetivo analisar essa missão, visão e valores de duas grandes empresas do setor siderúrgico reconhecidas por suas políticas de qualidade e gestão.

A primeira empresa vem do seguimento de aços longo e é comprometida com o desenvolvimento sustentável, a segunda empresa já tem uma descriminação em seu site dizendo que seus colaboradores trabalham para “transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável”.

Segundo o artigo “A missão de uma empresa é a sua “razão de ser” ou o motivo para o qual ela existe”. Como exemplificado, a questão de que os mártires eram pessoas que seguiam uma missão, que se relaciona com o bem comum.

As empresas estudadas destacam em comum o foco no humano seja ele consumidor, colaborador ou fornecedor, e também questões sobre desenvolvimento econômico e social, sendo elas pressionadas para que se enquadre na legislação socioambiental. Trazendo nas missões então questões de ser ecologicamente correto mostrando a responsabilidade do forte impacto causado ao meio ambiente.

Missão se refere ao que a empresa faz e visão aonde ela quer chegar. As duas empresas se mostram no interesse de reconhecimento global. Visão trata-se de um caminho a ser seguido por todos os colaboradores da empresa. Assim o trabalhador cria a ilusão de sempre trabalhar para chegar nesse objetivo, sabendo que o mesmo não é de fácil acesso. Portanto a Visão vem para mostrar o quanto ainda deve se trabalhar para atingi-la. Assim essa ilusão pode levar a negligência até sobre questões de saúde.

A pesquisa também se direcionou sobre os valores organizacionais, questionando sobre O que elas consideram como importante? Quais os seus princípios? Em quais aspectos estão pautados o seu trabalho e a sua intervenção? A primeira empresa responde com o foco no cliente, onde o mesmo sempre tem razão, sendo seu principal valor a satisfação dele. Sendo observado no artigo que em relação a missão a satisfação do cliente seria mais uma meta que uma do que um valor da empresa. A segunda empresa diz que seu dever é prevalecer a ética e transparência em seus processos, respeitando a vida e suas adversidades.

Os colaboradores acabam por serem alienados por esses valores quando não são criados juntos, deixando o trabalho cada vez mais externo ao sujeito deixando pequenas as possibilidades de ressignificação. O artigo traz como estratégia convidar os trabalhadores, para que com eles, seja feito os valores da empresa. Aumentando a possibilidade de que o trabalho não seja tão externo ao sujeito.

Foi compreendido nesse artigo que missão, visão e valores são baseados em qualidade e que como se pudesse por meio destes alcançar oque “pensa” ou “sente” uma organização. Ainda incitado no artigo a necessidade de missão, visão e valores não envolvam apenas questões estratégicas de mercado, resumindo o trabalhador à organização, mas trazendo a possibilidade de ressignificação do trabalho.

Clima e cultura organizacional no desempenho das empresas

Percebido facilmente dentro das organizações através do comportamento, existe o clima, apesar de não poder ser visto ou tocado. O artigo vem relatando que em organizações que tem constantes mudanças a atenção não deve ser concentrada apenas na satisfação de seus clientes externos, mas também em seus clientes internos ou melhor seus colaboradores, pois a consequência será a satisfação de seus cliente externos.

O homem possui vários atributos que afetam diretamente seu desempenho, como fatores psicológicos e outros, muitas vezes é visto apenas como fator de produção. É portanto necessário verificar quais fatores afetam os sentimentos e atitudes do homem em relação de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com