TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurotransmissor

Por:   •  8/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE AVALIATIVA – parte 2

Nomes: Luanny Sousa Matias

         Caroline de Morais

4. A respeito do neurotransmissor que lhe foi atribuído em sala, responda: a) A qual categoria ele pertence? b) Qual é a sua função? c) Identifique situações cotidianas e transtornos psicológicos envolvidos na ação deste neurotransmissor. d) Cite uma região do cérebro onde receptores deste neurotransmissor são encontrados.

ANANDAMIDA

  1. A anandamida pertence ao grupo das substancias químicas chamadas de canabinoídes.
  2. Sua função está ligada a efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos, sua falta pode causar problemas de ansiedade, medo e depressão.
  3. Anandamida em condições normais: o neurotransmissor anandamida é armazenado em vesículas na extremidade do axônio. Quando um sinal elétrico chega a este local, as vesículas aderem a parede do neurônio, provocando a libertação de anandamida na fenda sináptica.

A anandamida move-se através da fenda até o neurônio pós-sinaptico e se liga aos receptores encontrados nas dendrites desse neurônio, permitindo a passagem da mensagem.

Uma vez transmitida a mensagem, a anandamida separa-se do receptor e retorna ao neurônio original, ela é reciclada para seu estado original.

Anandamida sob o efeito da Cannabis: o THC altera essas condições normais, ele comporta como a anandamida, imita o neurotransmissor, ligando-se aos receptores que estão designados para a anandamida, quando o THC se liga ao receptor uma mensagem é transmitida, o THC liberta-se dos receptores e é destruído pelo organismo.

  1. O neurotransmissor anandamida é encontrado no hipocampo, estriado e cerebelo, onde há maior quantidade de receptores CB1. A anandamida também é encontrada no Tálamo onde há pouco receptor de CB1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (82.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com