TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurotransmissores

Por:   •  15/9/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 6

Dopamina

Os neurônios, células do sistema nervoso, têm a função de conduzir impulsos nervosos para o corpo. Para isso, tais células produzem os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pelo envio de informações às demais células do organismo. Nesse conjunto de substâncias está a dopamina, que atua, especialmente, no controle do movimento, memória, e sensação do prazer.

Esse neurotransmissor desempenha importantes funções no organismo. A primeira delas é a sensação de prazer. No decorrer de circunstâncias agradáveis, a dopamina é liberada, desencadeando impulsos nervosos, que levam a uma sensação de prazer e bem estar. Alimentos saborosos, sexo, jogos e drogas são alguns exemplos de situações que estimulam a ação da dopamina.

  • Dopamina e drogas

As drogas atuam sobre os receptores dos neurotransmissores, assim, quando o indivíduo faz uso dessas substâncias, o cérebro produz uma grande quantidade de dopamina, aumentando o estado de prazer. Daí a necessidade de consumir a droga constantemente para se ter sempre essa sensação de prazer.

Psicoestimulantes viciantes como cocaína, crack e anfetaminas comprometem o transportador de dopamina e alteram sua habilidade de reciclar dopamina, resultando em efeitos adversos de ordem psicológica e fisiológica. Além da sensação de prazer, essas drogas produzem também um estado de excitação, hiperatividade, insônia, falta de apetite e cansaço.

Aqueles que fazem uso frequente da maconha, tornam-se cada vez mais vulneráveis às mudanças cognitivas e sensoriais trazidas pela dopamina - que podem evoluir, por sua vez, para sintomas psicóticos.

O álcool, em doses moderadas usualmente proporciona uma sensação de bem estar, relaxamento e desinibição. Mas conforme a dose aumenta, o usuário vai apresentando problemas na coordenação motora, no raciocínio e, muito frequentemente, tendo reações agressivas ou de desinibição socialmente inadequadas.

A nicotina é um estimulante leve, que estimula a produção de dopamina. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina. Por isso, quando alguém para de fumar, fica nervoso ou irritado.

  • Dopamina e ansiedade

A ansiedade gera queixas de memória, insônia, irritabilidade, impulsividade. Tudo pelo aumento da adrenalina basal, deixando o paciente à flor da pele.

A ansiedade pode acabar como uma doença. Isso ocorre quando o limiar para seu desencadeamento é reduzido. A pessoa pode sentir que algo está prestes a ocorrer mesmo na ausência de qualquer motivo para tal. A ansiedade patológica faz com que a pessoa antecipe a preocupação com determinada ocorrência, sofrendo mais do que o necessário. Uma pessoa ansiosa está sempre tensa, preocupada, sofrendo por antecipação, perdendo o foco no presente e a oportunidade de viver o momento. Pela sobrecarga mental do ritmo de suas preocupações, ela acaba não focando e não memorizando eventos importantes do dia-a-dia, baixando seu rendimento nos estudos e no trabalho.      

  • Dopamina e depressão

É uma doença causada pelo desequilíbrio bioquímico dos neurotransmissores responsáveis pelo controle do estado de humor. Acontece a diminuição na quantidade de neurotransmissores liberados. Um neurônio receptor captura menos neurotransmissores e o sistema nervoso funciona com menos do que normalmente seria preciso.

A dopamina no lóbulo frontal regula grande número de informações no cérebro, portanto comprometer as quantidades do neurotransmissor pode resultar em pensamentos incoerentes ou desordenados, como na esquizofrenia.

Sintomas: Desânimo, cansaçofácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas, falta de motivação e apatia; Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento; Diminuição do desempenho sexual e da libido; Insônia ou muito sono; A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.

Tratamento: São usados antidepressivos que tem por objetivo inibir a receptação dos neurotransmissores e manter um nível elevado dos mesmos na fenda sináptica. Alimentos, exercícios físicos e exposição ao sol ajudam no tratamento.

Serotonina

A serotonina é um neurotransmissor que atua no cérebro regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Ela é criada em um processo de conversão bioquímica do triptofano, nutriente encontrado em alimentos ricos em proteínas, resultando na 5-HT. Como um neurotransmissor, a serotonina transmite sinais entre as células nervosas (neurônios), regulando sua intensidade.

Alguns neurotransmissores, notadamente a serotonina, noradrenalina e dopamina, estão muito associados ao estado afetivo das pessoas.

Sono: qualquer coisa que perturbe o ritmo de produção de melatonina e serotonina perturbará, também, o ciclo natural do sono.

Atividade sexual: A serotonina apresenta um efeito inibidor sobre a liberação de hormônios sexuais, e consequente diminuição da resposta sexual normal.

Apetite: Com taxas normais de serotonina a pessoa sacia-se mais facilmente e inibe mais facilmente a ingestão de açúcares. Havendo diminuição da serotonina, como ocorre na depressão, a pessoa pode ter uma tendência ao ganho de peso.

Acetilcolina

Acetilcolina é o neurotransmissor responsável pela contração muscular e está envolvido, também, nos processos de memória, atenção e aprendizagem. Pessoas que sofrem de Alzheimer apresentam diminuição da produção de Ach ou excesso de destruição pela enzima acetilcolinesterase.

Atuação: Aprendizado, memória, sono R.E.M, sistema neuromuscular – controle dos movimentos, sistema nervoso autônomo.

No interior do cérebro o papel da Ach é menos claro, porém as drogas que bloqueiam a Ach podem produzir déficits de cognição, em doses tóxicas, produzem sintomas psicóticos. Os neurônios centrais da Ach deterioram-se na doença de Alzheimer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com